O São Caetano folgou na rodada do final de semana da Série D do Campeonato Brasileiro e, ao mesmo tempo, comemorou e lamentou a derrota de 2 a 1 do Volta Redonda diante do Lajeadense no Rio Grande do Sul. O resultado retirou o São Caetano da liderança e colocou o time gaúcho na dianteira por pontos ganhos no Grupo A8 da competição. O Lajeadense soma 13 pontos ganhos em 18 disputados, enquanto o São Caetano contabiliza 12 pontos ganhos em 15 disputados. Por outro lado, o mesmo resultado praticamente classificou o São Caetano à etapa de mata-mata que reunirá 16 dos 40 times da competição. Basta empatar com o Foz do Iguaçu domingo no Paraná para o São Caetano festejar classificação e -- como é a vez do Lajeadense folgar, retomar a liderança com os mesmos 13 pontos do time gaúcho, mas com saldo de gols muito superior – 11 contra apenas dois.
A classificação do São Caetano à próxima fase é tão certa que somente uma catástrofe poderia mudar a projeção de que, juntamente com o Lajeadense, estará nas oitavas de final. O Volta Redonda tem apenas seis pontos e dois jogos a disputar, o Foz do Iguaçu tem cinco pontos e dois jogos a disputar e o Metropolitano tem quatro pontos e dois jogos a disputar. Metropolitano e Foz do Iguaçu empataram ontem de 2 a 2 em Blumenau, Santa Catarina.
Até derrota classificaria
A possibilidade de o São Caetano ir às oitavas de final após a rodada deste domingo poderá virar realidade mesmo que perca para o Foz do Iguaçu. Basta que o Volta Redonda não vença como mandante o jogo com o Metropolitano.
Mesmo com a probabilidade de já estar na próxima etapa a situação do São Caetano está longe de ser confortável. Há possibilidade de a equipe ficar em segundo lugar no grupo e, com isso, jogar as oitavas de final em desvantagem, porque faria o segundo jogo do mata-mata fora de casa. Se ficar em primeiro, jogará a próxima etapa como mandante no segundo jogo para ver quem passará às quartas de final.
A complicação precisaria ser desativada antes da rodada final, quando o São Caetano enfrentará o Lajeadense no Rio Grande do Sul. O São Caetano precisaria enfrentar o time gaúcho sem preocupar-se com o risco de perder o jogo. Para isso, é indispensável livrar três pontos de vantagem nas próximas rodadas.
Primeiro tem vantagem
O jogo deste domingo no Paraná contra o Foz do Iguaçu pode significar classificação à próxima fase com um simples empate ou mesmo com derrota. O resultado seria desagradável para quem pensa em terminar na liderança do grupo e também entre os quatro primeiros na classificação geral. Ganhar do Foz do Iguaçu fora de casa e superar o Volta Redonda na rodada seguinte no Estádio Anacleto Campanella não asseguram o primeiro lugar. O Lajeadense não poderia somar os três pontos do jogo que fará fora de casa na penúltima rodada contra o Metropolitano.
Se o São Caetano vencer os dois jogos e o Lajeadense não vencer o Metropolitano, o jogo entre as duas equipes na rodada final será apenas para cumprimento de tabela, porque ao São Caetano já estaria garantido no primeiro lugar do grupo. No fundo, o resultado só teria a motivação especial de o São Caetano somar mais pontos ainda e, quem sabe, chegar em primeiro lugar entre os 40 integrantes do campeonato, divididos em oito grupos de cinco equipes cada. Com 80% de aproveitamento (resultado da divisão de pontos conquistados por pontos disputados) o São Caetano só está atrás do CRAC de Goiás na classificação geral. O time de Catalão somou 86% de aproveitamento em seis rodadas.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André