Esportes

São Caetano vence fora, lidera grupo,
classifica-se, mas continua ameaçado.

DANIEL LIMA - 31/08/2015

O São Caetano faz campanha quase perfeita no Grupo A8 do Campeonato Brasileiro após nova vitória na fase classificatória domingo no Paraná por 3 a 0 contra o Foz do Iguaçu. A equipe disputou 18 pontos até agora, ganhou 15 e com isso faz a melhor campanha entre os 40 participantes da competição, divididos em oito grupos. Entretanto, nem mesmo a liderança no grupo e a classificação à etapa de mata-mata com duas rodadas de antecedência são comemoradas com tranquilidade.


 


O risco de perder o primeiro lugar no grupo para o Lajeadense ainda é sinal de alerta. O São Caetano tem 15 pontos ganhos contra 13 da equipe do Rio Grande do Sul. Na próxima rodada o São Caetano joga em casa com o Volta Redonda e o Lajeadense fora com o Metropolitano. Os dois adversários do líder e do vice-líder não têm mais possibilidades de classificação, porque têm apenas sete e seis pontos. Também está fora da próxima etapa o Foz do Iguaçu, com seis pontos. Se São Caetano e Lajeadense vencerem domingo, a rodada final terá confronto decisivo das duas equipes no Rio Grande do Sul. Uma vitória do time da casa tiraria o primeiro lugar do São Caetano.


 


Primeiro lugar é importante


 


Afinal, o que significa o primeiro lugar de cada um dos oito grupos da fase de classificação? Significa que os ocupantes jogarão a primeira etapa de mata-mata com a vantagem de jogar a segunda partida em casa. Estatisticamente é sempre vantajoso disputar o jogo de volta em casa. Mas não é garantia de sucesso, evidentemente.


 


O Lajeadense, a quem o São Caetano goleou no primeiro turno no Estádio Anacleto Campanella por 5 a 0, é a equipe que mais ameaça o primeiro lugar do São Caetano na classificação geral da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O São Caetano conta com 83% de aproveitamento (divisão de pontos conquistados por pontos disputados), contra 72% da equipe gaúcha. Também o Remo do Pará tem 72% de aproveitamento, mas não terá confronto direto com o São Caetano. Se vencer o Volta Redonda domingo, o São Caetano registrará 85,7% de aproveitamento.


 


Melhor ataque da competição


 


Além de líder geral do Campeonato Brasileiro com 15 pontos em 18 disputados o São Caetano conta também com o melhor sistema defensivo da competição. Fora marcados 18 e sofridos apenas quatro gols em seus jogos, com saldo de 14. Quem mais se aproxima do São Caetano em saldo de gols é o Estanciano do Sergipe, com 14 gols marcados e sete sofridos. O Estanciano lidera o Grupo A4 com 15 pontos em 21 disputados.


 


No outro jogo da rodada do final de semana pelo Grupo A8 o Volta Redonda deu adeus a qualquer possibilidade de ameaçar a classificação do São Caetano e do Lajeadense ao perder em casa para o Metropolitano de Blumenau por 1 a 0. Os 16 classificados aos restarem duas rodadas para o encerramento da primeira etapa da Série D: Remo do Pará e Rio Branco do Acre (GrupoA1); Palmas de Tocantis e Ríver do Piauí (Grupo A2); Campinense da Paraíba e Coruripe de Alagoas (Grupo A3), Estanciano de Sergipe e Treze da Paraíba (Grupo A4), Caldense de Minas Gerais e Rio Branco do Espírito Santo (Grupo A5), CRAC de Goiânia e Gama do Distrito Federal (Grupo A6); Ypiranga do Rio Grande do Sul e Operário do Paraná (Grupo A7); São Caetano e Lajeadense (Grupo A8).


 


O adversário do São Caetano nas oitavas de final, a persistir a ordem classificatória da rodada do final de semana, seria o River do Piauí. 


Leia mais matérias desta seção: Esportes

Total de 992 matérias | Página 1

14/10/2025 SANTO ANDRÉ ANTECIPOU SAFIEL DO CORINTHIANS
03/07/2025 LIVOLIS ILUMINA PRESENTE PARA PAULINHO BRILHAR
14/05/2025 SANTO ANDRÉ JOGA TUDO PARA SALVAR O FUTURO
08/05/2025 POSSE DE BOLA DISSUASIVA: VOCÊ SABE O QUE É ISSO?
11/03/2025 SÃO BERNARDO VALE MAIS QUE SANTO ANDRÉ
28/02/2025 MARCELO LIMA QUER FUTEBOL NA CIDADE
15/08/2024 Ramalhão prioriza SAF para barrar decadência
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André
26/07/2024 Futuro do Santo André entre o céu e o inferno
28/06/2024 Vinte anos depois, o que resta do Sansão regional?
11/03/2024 Santo André menos ruim que Santo André. Entenda
05/03/2024 Risco do Santo André cair é tudo isso mesmo?
01/03/2024 Só um milagre salva o Santo André da queda
29/02/2024 Santo André pode cair no submundo do futebol
23/02/2024 Santo André vai mesmo para a Segunda Divisão?
22/02/2024 Qual é o valor da torcida invisível de nossos times?
13/02/2024 O que o Santo André precisa para fugir do rebaixamento?
19/12/2023 Ano que vem do Santo André começou em 2004
15/12/2023 Santo André reage com “Esta é minha camisa”