O São Caetano espera encerrar a penúltima rodada da fase classificatória da Série D do Campeonato Brasileiro neste final de semana como múltipla comemoração. Primeiro, garantir de vez o primeiro lugar o Grupo A8, sem depender de resultado na rodada final quando jogará fora de casa. Segundo, garantir também antecipadamente o primeiro lugar na classificação geral de uma competição que conta com 40 integrantes divididos em oito grupos. É verdade que para essa projeção se confirmar é possível até esperar pela rodada do final de semana seguinte, mas as maiores possibilidade estão mesmo neste final de semana.
Terminar neste domingo como primeiro lugar no Grupo A8 é tarefa menos complicada. Basta vencer em casa, no Estádio Anacleto Campanella, o Volta Redonda do Rio de Janeiro. O jogo que será transmitido pelo Esporte Interativo começa às 18h deste domingo. O Volta Redonda já não tem a menor possibilidade de classificação, assim como o Metropolitano e o Foz do Iguaçu.
O outro classificado do grupo, também antecipadamente, é o Lajeadense, que joga em Blumenau com o Metropolitano. Uma vitória do São Caetano e um empate ou derrota do Lajeadense serão suficientes para o time da região comemorar o primeiro lugar no grupo. O São Caetano tem 15 pontos e o Lajeadense 13. Na rodada final, o Lajeadense joga em casa com o São Caetano. O time gaúcho não esquece a goleada de 5 a 0 que sofreu no primeiro turno em São Caetano.
Três concorrentes
Se vencer o Volta Redonda neste domingo o São Caetano chegará a 18 pontos na competição. E comemoraria o primeiro lugar na classificação geral se outros resultados colaborarem: o Remo não pode vencer fora de casa o Rio Branco do Acre pelo Grupo A1, a Caldense de Minas Gerais não pode vencer em casa o Aparecidense de Goiás e o CRAC de Goiás não pode vencer em casa o Botafogo de Ribeirão Preto. Essas três equipes ameaçam ultrapassar os 18 pontos que o São Caetano somaria após a rodada deste final de semana.
Também está na lista de concorrentes ao primeiro lugar o Estanciano do Espirito Santo, que folga na rodada. Com 15 pontos ganhos, pode chegar aos 18 que supostamente o São Caetano atingiria neste domingo. Mas o saldo de gols do São Caetano (14 contra sete) é praticamente insuperável por qualquer um dos concorrentes ao primeiro lugar. Saldo de gols é o segundo critério de desempate. O primeiro é o número de vitórias. O São Caetano venceu cinco dos seis jogos que disputou até agora.
Classificado antecipadamente à próxima fase, o São Caetano não se acomodará nos dois jogos que restam na etapa classificatória justamente porque quer chegar em vantagem. Os 16 times das oitavas de final (os dois primeiros de cada grupo) vão se enfrentar em regime eliminatório. O primeiro colocado jogará com o 16º, o segundo com o 15º, o terceiro com o 14º, o quarto com o 13º, o quinto com o 12º, o sexto com o 11º, o sétimo com o 10º e o oitavo com o nono classificado. Vão às quartas de final as equipes que vencerem os confrontos diretos.
O primeiro jogo de cada etapa de mata-mata será disputado no campo da equipe que totalizou menos pontos no campeonato, independentemente da fase de disputa. Isso quer dizer que se o São Caetano fizer mais pontos na primeira fase poderá ter a vantagem de jogar os mata-matas sempre com o jogo de volta no Estádio Anacleto Campanella, desde que continue a somar mais pontos que os concorrentes.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André