O São Caetano vai decidir a primeira fase de mata-matas da Série D do Campeonato Brasileiro contra uma equipe do Nordeste. Será o River de Teresina ou o Coruripe de Alagoas. Em qualquer situação a viagem será longa. Mais de dois mil quilômetros em linha reta até a capital do Piauí e quase dois mil quilômetros ao Litoral Sul de Alagoas.
A rodada perfeita do final de semana prolongado colocou o São Caetano na primeira posição do Grupo A8 e, seguramente, também como primeiro classificado no geral. A possibilidade de o São Caetano deixar de liderar a classificação final depois de ganhar 18 pontos em 21 disputados é semelhante à probabilidade de a presidente Dilma Rousseff saltar do oito (de aprovação popular) aos oitenta.
O primeiro jogo com o River ou com o Coruripe, fora de casa, só será disputado dentro de 15 dias. Antes disso, domingo agora, o São Caetano encerra participação na fase de grupos. Vai enfrentar o também classificado Lajeadense, no Rio Grande do Sul. O Lajeadense somou 14 pontos com o empate de zero a zero ontem à tarde em Blumenau, contra o Metropolitano. Se vencesse, ameaçaria não só o primeiro lugar do São Caetano no Grupo A8 como também na classificação geral.
Sobram duas vagas
São Caetano e Lajeadense estão entre as 14 equipes que garantiram por antecipação lugar na primeira etapa de mata-matas. Sobram apenas duas vagas. Central de Pernambuco e Treze da Paraíba jogam pela segunda vaga no Grupo A4. O Estanciano está classificado com 15 pontos e cinco vitórias, mas pode ficar em segundo lugar se o Central vencer o Serrano em casa e o time de Sergipe perder para o Treze na Paraíba. O Treze só se classifica se vencer em casa e contar com empate do Central. A outra vaga será decidida no confronto direto entre Botafogo e Gama de Brasília, em Ribeirão Preto. As duas equipes somam 12 pontos ganhos, mas o maior saldo de gols do Botafogo garante a vantagem do empate. O CRAC de Goiás ficou em primeiro lugar no grupo.
Apenas matematicamente existe o risco de o São Caetano perder o primeiro lugar na classificação geral. Com 18 pontos, seis vitórias e saldo de 17 gols, o São Caetano só sofre ameaça, se assim pode-se rotular a situação, do Estanciano, que tem 15 pontos, cinco vitórias e saldo de sete gols. Uma derrota do São Caetano e uma vitória do Estanciano na rodada final levariam a definição do primeiro lugar geral para o saldo de gols. A diferença que os separa, de 10 gols, precisaria ser superada pela combinação de resultados. Somente duas goleadas possibilitariam reviravolta na primeira colocação. O Estanciano precisaria vencer, por exemplo, por seis gols de diferença e contar com derrota do São Caetano por cinco gols de diferença.
Como se observa, não há exagero na comparação com Dilma Rousseff. Talvez a situação da presidente da República seja menos improvável.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André