Esportes

Botafogo ou Campinense na linha
de tiro do São Caetano vencedor

DANIEL LIMA - 28/09/2015

O São Caetano praticamente liquidou com o Coruripe de Alagoas no jogo de ida das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Os 3 a 0 no Litoral alagoano encaminharam passagem às quartas de final. Agora a dúvida é outra: quem será o adversário de uma etapa que determinará o acesso ou não do único representante da região no circuito nacional de futebol? Pode ser o Botafogo de Ribeirão Preto, que venceu como mandante o CRAC de Goiás, e pode ser também o Campinense, da Paraíba, que perdeu no Paraná para o Operário por 1 a 0 mas tem condições de reverter a situação no jogo deste final de semana.


 


Se for consultado, provavelmente o São Caetano optaria pelo Campinense. E o Botafogo preferiria também outro adversário. O time de Ribeirão Preto é um adversário paulista indigesto, com jogadores experientes, que conhecem bem o São Caetano. E que levou 20 mil torcedores ao Estádio Santa Cruz no jogo de ontem, na vitória de 3 a 0.


 


É praticamente impossível que, classificado, o São Caetano enfrente outro adversário que não seja o Botafogo de Ribeirão Preto ou o Campinense. Tudo porque o regulamento da Série D é claro: o primeiro colocado na classificação geral vai enfrentar o oitavo melhor colocado.


 


O São Caetano já assegurou a condição de primeiro colocado porque, com a vitória de ontem, somou 22 pontos na competição. Não será alcançado por nenhuma equipe na rodada deste domingo, nem que seja derrotado pelo Coruripe em pleno Estádio Anacleto Campanella.


 


Qualquer derrota que não seja por três gols de diferença leva o São Caetano para as quartas de final. Se perder de três gols o desempate se dará em cobranças de penalidades máximas. O Coruripe só se classifica sem recorrer a penalidades máximas se vencer por quatro ou mais gols de diferença. Por isso é que a passagem do São Caetano para as quartas de final é uma barbada. Ou seja: esse que é um dos quatro mata-matas das oitavas de final está praticamente decidido.


 


Botafogo pode perder


 


Por que o Botafogo de Ribeirão Preto seria o adversário do São Caetano? Porque a vitória de 3 a 0 diante do CRAC levou a equipe a somar 16 pontos na classificação geral. Uma derrota em Catalão, desde que não seja por três ou mais gols de diferença, garante a classificação do Botafogo com os atuais 16 pontos ganhos. Seria então um dos oito times das quartas de final. O de pior campanha entre os classificados. Ou seja: o adversário do São Caetano.


 


Para escapar do Botafogo nas quartas de final o São Caetano precisa de uma combinação de resultados nada improvável. Basta que a equipe de Ribeirão Preto vença o jogo no Interior de Goiás e o Campinense derrote por dois gols de diferença (ou nas penalidades máximas em caso de vitória por diferença de um gol no tempo normal) o jogo com o Operário do Paraná. Com isso, o time da Paraíba somaria 17 pontos na soma das duas primeiras etapas da competição (classificatória e oitavas de final). O empate do Botafogo em Catalão não serve para o São Caetano porque a equipe de Ribeirão Preto empataria na soma de pontos (17 cada) com o Campinense e perderia num dos critérios determinados pela Confederação Brasileira de Futebol. As duas equipes somam quatro vitórias. Então, ao Botafogo só resta mesmo vencer o CRAC fora de casa para fugir da disputa direta com o São Caetano.


 


Cinco jogos dramáticos


 


Além de São Caetano e Botafogo, apenas outra equipe já tem lugar praticamente assegurado nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro: o Lajeadense venceu como mandante o Central de Pernambuco por 4 a 0 e agora joga com muita folga no placar. Os demais jogos estão carregados de dramaticidade: o Palmas de Tocantins venceu como mandante o Remo do Pará por 1 a 0, a Caldense de Minas Gerais empatou em casa com o Rio Branco do Espirito Santo de 1 a 1, o Rio Branco do Acre perdeu em casa para o Ypiranga do Rio Grande do Sul por 1 a 0 e o Estanciano de Sergipe venceu em casa o River do Piauí por 2 a 1.


 


Com 22 pontos ganhos nas duas primeiras fases da competição, o São Caetano encerrará participação nas oitavas de final da Série D como melhor equipe da competição. Apenas o Ypiranga e Operário do Paraná podem alcançar a mesma pontuação da equipe da região, mas basta um empate no Estádio Anacleto Campanella contra o Coruripe para a liderança ser mantida. E mesmo com derrota o São Caetano não corre riscos -- em qualquer um dos critérios de desempate está a léguas de distâncias dos dois concorrentes.


 


O mata-mata para o São Caetano na rodada do final de semana estará, portanto, distante do Estádio Anacleto Campanella. Catalão e Campina Grande decidirão a sorte da equipe nas quartas de final. Um time que tem o goleiro Neneca, o centroavante Nunes, velho algoz do São Caetano, e o técnico Marcelo Vieira, entre outros jogadores conhecidos no futebol paulista, é uma parada indigesta. Mas, mesmo assim, quem disse que o São Caetano em fase de reconstrução em busca de um passado de sucesso, está mais preocupado com o próximo adversário do que o próximo adversário estaria preocupado com o São Caetano? 


Leia mais matérias desta seção: Esportes

Total de 985 matérias | Página 1

05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André
26/07/2024 Futuro do Santo André entre o céu e o inferno
28/06/2024 Vinte anos depois, o que resta do Sansão regional?
11/03/2024 Santo André menos ruim que Santo André. Entenda
05/03/2024 Risco do Santo André cair é tudo isso mesmo?
01/03/2024 Só um milagre salva o Santo André da queda
29/02/2024 Santo André pode cair no submundo do futebol
23/02/2024 Santo André vai mesmo para a Segunda Divisão?
22/02/2024 Qual é o valor da torcida invisível de nossos times?
13/02/2024 O que o Santo André precisa para fugir do rebaixamento?
19/12/2023 Ano que vem do Santo André começou em 2004
15/12/2023 Santo André reage com “Esta é minha camisa”
01/12/2023 São Caetano perde o eixo após saída de Saul Klein
24/11/2023 Como é pedagógico ouvir os treinadores de futebol!
20/11/2023 Futebol da região na elite paulista é falso brilhante
16/10/2023 Crônica ataca Leila Pereira e tropeça na própria armadilha
13/10/2023 Por que Leila Pereira incomoda tanto os marmanjos do futebol?
10/10/2023 São Bernardo supera Santo André também no futebol
10/08/2023 Santo André prestes a liquidar R$ 10 mi de herança do Saged