São corajosos os responsáveis pelo conhecidíssimo site Chance de Gol, especializado em projetar o tamanho das possibilidades de cada equipe do futebol brasileiro chegar a determinado ponto entre as alternativas de uma competição. Vejam só que ao São Caetano o site atribui probabilidade de 94,6% de chegar à semifinal da Série D do Campeonato Brasileiro e 83,6% de ir à final. Ou seja: pelo Chance de Gol, o São Caetano já está na Série C do Brasileiro, porque os quatro primeiros colocados sobem. Fosse uma competição de pontos corridos como a Série A e a Série B do Brasileiro, tudo bem. Mas como mata-matas são emboscadas à lógica, porque basta um jogo de 90 minutos mal disputado para atirar ao lixo uma campanha brilhante, juro que não me arriscaria a tamanha ousadia.
Vou torcer muito para o site estar na direção correta e, com isso, alardear ao final da competição que antecipou o resultado. Como em outras situações, aliás. Da mesma forma que também já se deu mal. Fosse futebol ciência exata, tudo estaria resolvido. Mas que vale a pena ver o Chance de Gol e seus prognósticos, isso vale. Trata-se, no mínimo, de exercício de voyeurismo estatístico. Torce-se ou não pela confirmação ou frustração das profecias matemáticas.
Campanha irrepreensível
O São Caetano tem tudo mesmo para disputar a Série C do ano que vem. É a melhor equipe da Série D. Disputou nove jogos, contando-se as duas etapas. Ganhou sete, perdeu um e empatou o outro. Tem um ataque destruidor de 27 gols e uma defesa que só sofreu cinco tentos. Já está com os dois pés nas quartas de final após vencer o campeão alagoano, Coruripe, domingo como visitante, por
Tudo seria uma maravilha para o São Caetano não fosse a perspectiva de enfrentar um rival estadual coalhado de jogadores experientes e matreiros -- caso do Botafogo de Ribeirão Preto, dirigido pelo mais que esperto Marcelo Veiga, técnico que fez carreira no Bragantino. O mesmo Marcelo Veiga que, ao passar pelo São Caetano, colecionou decepções.
Se escapar do embaralhamento que o colocaria para jogar com o Botafogo, o São Caetano terá mais tranquilidade para chegar à fase semifinal, reservada aos quatro melhores da competição. A simples classificação à semifinal assegura o acesso do São Caetano à Série C. Os jogos que virão em seguida, em novos mata-matas, vão decidir quem chegará ao título. Nada mais. Ou tudo isso.
Favoritismo ao título
O site Chance de Gol atribui ao São Caetano o grande favoritismo ao título, com 77,3% de probabilidade. As demais equipes estão bem abaixo na escala de potencialidade de festa. Quem mais se aproxima é o Rio Branco do Espirito Santo, com 6,4%.
Até previsão sobre os resultados dos jogos de volta das oitavas de final da Série D estão no site Chance de Gol como sentença estatística que só a realidade dos fatos poderia modificar. O São Caetano reúne 92,7% de possibilidades de vencer o Coruripe neste final de semana. É o maior percentual de favoritismo entre os jogos de volta. O Remo perdeu para o Palmas, em Tocantins, por
Filme estrutura fotografia
O site Chance de Gol não sabe o que é cautela porque tem como mantra a máxima de que a numerologia que desfila diz respeito ao momento, como se cada página digital fosse uma fotografia. Aliás, o resultado em forma de fotografia é um paradoxo, porque é consequência sobretudo de filmagem. O site considera o passado recente das equipes insumos às análises transpostas em forma de numerais. A fotografia do momento, portanto, decorre do filme que a esculpiu.
Por isso que na Série A do Brasileiro o Corinthians está praticamente com a mão na taça, com 93,1% de probabilidade de comemorar a conquista, contra apenas 4% do Atlético Mineiro, segundo colocado na classificação geral. Os sete pontos que separaram as duas equipes e os 30 pontos a disputar indicariam, segundo o site, que a principal competição nacional está encaminhadíssima ao time paulista. E que o Vasco, por mais que reaja, não teria futuro, com 96% de possibilidades matemáticas de rebaixamento.
Como se vê, o Chance de Gol faz da fotografia do momento, lastreada pelo passado recente, futurologia mesmo que precária que provoca estresse e encantamento. Resta saber como treinadores e jogadores de carne e osso interpretam essa alquimia futebolística.
O São Caetano provavelmente está feliz com a projeção, mas sabe que com a possibilidade de um Botafogo pela frente o melhor mesmo é passar sebo na canela e continuar a trabalhar para tornar realidade o que por enquanto é apenas um simples instantâneo. O filme acabado e sacramentado é o formato final de toda essa operação numerológica. Parafraseando Chacrinha, o campeonato só acaba quando termina.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André