Esportes

Mamadeira de presente para
presidente do São Bernardo

DANIEL LIMA - 06/11/2015

Luiz Fernando Teixeira, deputado estadual e presidente do São Bernardo Futebol Clube (o time em que é vedado o uso da camisa 13, reservada ao craque Lula da Silva) é um chorão inveterado. Por isso merece receber no final de ano, de presente de Natal, uma mamadeira estilizada, nas cores da agremiação.


 


Mais uma vez o São Bernardo foi beneficiado pela sorte na distribuição das equipes nos grupos da Série A do Campeonato Paulista. Mais uma vez Luiz Fernando Teixeira usa a Imprensa para dizer que a equipe foi prejudicada. LFT -- que não tem nada a ver com as iniciais da empresa do Lulinha metido na Operação Zelotes -- é um chorão profissional. Se chora quando é beneficiado, imaginem então o que faz quando sofre prejuízos.


 


Como nas temporadas anteriores, o sorteio de grupos colocou o São Bernardo em situação bastante favorável tanto para fugir do rebaixamento como na tentativa de classificar-se à Série D do Campeonato Brasileiro. O problema é que LFT vende a ideia de que a equipe sofreu revés ao cair num grupo que conta com dois potenciais ocupantes das duas vagas classificatórias à próxima etapa do campeonato, Corinthians e Ponte Preta. O Grupo D, onde está o São Bernardo, é o único em que há duas equipes da Série A do Campeonato Brasileiro. E conta também com o Ituano, campeão há dois anos. Para Luiz Fernando Teixeira, isso é desvantagem. Ele sabe que não é. Se não sabe precisa fazer um cursinho intensivo de probabilidades classificatórias.


 


Rebaixamentos iminentes


 


Até prova em contrário, o São Bernardo é candidatíssimo ao rebaixamento à Série B. Se já era com quatro rebaixados, agora com seis o potencial aumentou ainda mais. Para um time com um pé na cova da Segunda Divisão, é melhor enfrentar nos 15 jogos da fase classificatória da Série A menos equipes graduadas. É isso que a distribuição dos grupos permitiu mais uma vez. Enquanto os pequenos times dos demais grupos vão ter de enfrentar tanto o Corinthians quando a Ponte Preta, o São Bernardo se livrará dos dois, porque equipes do mesmo agrupamento não se digladiam nessa etapa da competição.


 


O passado do São Bernardo na Primeira Divisão do futebol paulista é uma peça condenatória à choradeira de Luiz Fernando Teixeira. Em três edições a equipe escapou do rebaixamento na última rodada. Só Deus e o Diabo sabem como se deu tamanha façanha. Na outra edição, o São Bernardo foi rebaixado na rodada final num jogo com a Portuguesa que teve um lance tão estranho nos últimos minutos que até hoje há dúvidas sobre a intenção do atacante Ananias em acertar o gol e determinar a derrota do adversário. Na verdade, ele errou o chute, mas por obra do destino o erro foi convertido em gol.


 


Estava pensando em enviar a mamadeira ao chorão presidente do São Bernardo mas acho que não fica bem. Mamadeira a gente presenteia crianças que choram de verdade, porque sentem alguma coisa, principalmente fome. Marmanjos choram ou por ignorância ou por outra razão nada nobre. Por isso o melhor mesmo é esquecer o presente.


 


O que tem a fazer o presidente Luiz Fernando Teixeira é rezar para que o futebol surpreenda. Quem sabe o São Bernardo de dinheiro farto, fartíssimo, das quatro edições da Primeira Divisão, tenha fracassado justamente porque não mediu o tamanho da produtividade? Quem sabe agora, que o dinheiro anda curto por razões mais que conhecidas, o São Bernardo surpreenda pela escassez estimuladora da criatividade e da estabilidade mesmo que forçada?


Leia mais matérias desta seção: Esportes

Total de 985 matérias | Página 1

05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André
26/07/2024 Futuro do Santo André entre o céu e o inferno
28/06/2024 Vinte anos depois, o que resta do Sansão regional?
11/03/2024 Santo André menos ruim que Santo André. Entenda
05/03/2024 Risco do Santo André cair é tudo isso mesmo?
01/03/2024 Só um milagre salva o Santo André da queda
29/02/2024 Santo André pode cair no submundo do futebol
23/02/2024 Santo André vai mesmo para a Segunda Divisão?
22/02/2024 Qual é o valor da torcida invisível de nossos times?
13/02/2024 O que o Santo André precisa para fugir do rebaixamento?
19/12/2023 Ano que vem do Santo André começou em 2004
15/12/2023 Santo André reage com “Esta é minha camisa”
01/12/2023 São Caetano perde o eixo após saída de Saul Klein
24/11/2023 Como é pedagógico ouvir os treinadores de futebol!
20/11/2023 Futebol da região na elite paulista é falso brilhante
16/10/2023 Crônica ataca Leila Pereira e tropeça na própria armadilha
13/10/2023 Por que Leila Pereira incomoda tanto os marmanjos do futebol?
10/10/2023 São Bernardo supera Santo André também no futebol
10/08/2023 Santo André prestes a liquidar R$ 10 mi de herança do Saged