Esportes

Estamos entre os oito primeiros na
Série B. Vamos continuar assim?

DANIEL LIMA - 10/02/2016

O líder Santo André e o sexto colocado São Caetano voltam a campo nesta Quarta-feira de Cinzas com a proposta de seguirem entre os oito primeiros classificados da Série B do Campeonato Paulista. Esse é o limite necessário para que, após as 19 rodadas da fase classificatória, disputem a fase de mata-mata que definirá as duas equipes entre as 20 participantes que disputarão a Série A do ano que vem.


 


Não será fácil o Santo André resistir ao Batatais e o São Caetano ao Penapolense no Interior do Estado. Principalmente o Santo André, que enfrentará uma equipe que também está no bloco dos oito primeiros (precisamente na quinta posição). Outros oito jogos completam a rodada de um campeonato que já teve 30 partidas e 80 gols -- média de 2,66 por jogo.


 


A fórmula de disputa da Série B desta temporada é inédita. A Federação Paulista de Futebol já fez vários experimentos ao longo dos anos. Já dividiu os 20 participantes em dois grupos na fase classificatória. Já colocou os 20 participantes para se enfrentarem em turno único em 19 rodadas, classificando-se os oito primeiros a enfrentamentos subsequentes. Já colocou 20 participantes para jogar em turno único direto, com os quatro primeiros subindo à Série A. Mas como este ano, com 20 participantes que se enfrentam em turno único, com oito classificados à fase de mata-mata, apenas dois acessos e nada menos que seis rebaixamentos, jamais houve.


 


Índice de aproveitamento


 


Por isso, projeções sobre o índice de aproveitamento necessário para fugir da queda ou chegar entre os oito primeiros precisam ser cuidadosamente monitorados. O passado pode servir de referência, mas sem sentenças peremptórias. Ou tudo acabaria se encaminhando na mesma direção do passado, porque o saldo final do remelexo dos números seguiria a uma lógica matemática, embora o futebol e a matemática não sejam exatamente irmãos siameses? O melhor é esperar.


 


Após três rodadas, restam apenas duas equipes com 100% de aproveitamento e, por isso mesmo, lideram a competição. O Santo André está na frente pelo saldo de gols (sete) em relação ao Velo Clube de Rio Claro (três). Na temporada passada o Rio Branco de Americana e o Guarani de Campinas também ganharam os três primeiros jogos. Nenhum subiu. O Guarani lutou até a última rodada. O Rio Branco despencou e quase foi rebaixado.


 


Nos bastidores do futebol o que se pergunta é quem será o cavalo paraguaio da Série B desta temporada. Cavalo paraguaio é expressão do futebol que estigmatiza o desempenho de uma equipe que começa a competição a toda velocidade, sugere que ganhará de lavada mas acaba tropeçando, tropeçando, até despencar de vez.


 


Ainda é muito cedo para apontar eventual cavalo paraguaio na Série B deste ano. Talvez nenhum dos concorrentes se destaque fortemente. A competição poderá encaminhar-se a um fosso classificatório entre os primeiros oito colocados do acesso e os seis últimos do rebaixamento. Mas também é preciso ponderar que ainda é muito cedo para tornar essa projeção verdade absoluta.


 


Primeiros disparam


 


Os oito primeiros colocados em três rodadas somaram 58 pontos, com índice de aproveitamento médio de 80,57%. Os seis últimos colocados não ganharam mais que cinco pontos, com média de aproveitamento de 9,25%. A diferença é gigantesca. O bloco intermediário, das equipes que estão entre o nono e o 14º lugares, somou 24 pontos, com índice de aproveitamento de 38,85%. 


 


A situação parece mais clara quando se revelam os números absolutos. No bloco dos classificados até agora à fase de mata-mata o Santo André e o Velo lideram com nove pontos, Guarani, Bragantino, Batatais e São Caetano somam sete e o Mirassol soma seis juntamente com o Juventus. No bloco dos seis desesperados que podem cair, nada menos que cinco somaram apenas um ponto cada, casos de Penapolense, Monte Azul, Votuporanguense, Marilia e Independente de Limeira. Somente o Rio Branco de Americana não somou ponto. O bloco intermediário conta com Taubaté, Barretos e Portuguesa com quatro pontos, enquanto União Barbarense, Atlético Sorocaba e Paulista de Jundiaí somam três pontos cada.


 


Voltando aos pontos relativos, nas três últimas vezes em que a Série B do Campeonato Paulista foi disputada por 20 equipes em turno único com a classificação dos oito primeiros à fase seguinte (e com o rebaixamento dos quatro últimos, ao invés de seis desta temporada), o índice de aproveitamento médio dos últimos colocados foi bem maior do que o registrado nas três primeiras rodadas deste ano. Em 2010 foram rebaixados Oswaldo Cruz, Taquaritinga, Flamengo de Guarulhos e Grêmio Osasco. Essas equipes somaram 47 pontos em 228 possíveis, com aproveitamento de 20,61%. Já em 2012 quem caiu foram Palmeiras B, Rio Preto, União São João e América de Rio Preto, que somaram 72 pontos e alcançaram índice de aproveitamento coletivo de 31,57%. Em 2013, os rebaixados foram Noroeste, São Carlos, Santacruzense e Juventus, que somaram 66 pontos, média de 28,94% de aproveitamento. Ou seja: o índice de aproveitamento deste ano, de menos de 10% até agora, deverá ser modificado nas próximas rodadas se for considerada a média das edições que obedeceram a formato de disputa semelhante. Ou então a Série B viverá desequilíbrio jamais imaginado entre os oito primeiros e os seis últimos colocados.


 


Jogos da rodada


 


A rodada desta quarta-feira é mais importante para os torcedores do Santo André e do São Caetano porque estará em disputa a manutenção no G-8, mas há um jogo programado que deverá centralizar as atenções porque envolve duas equipes de rivalidade intensa e que também ocupam os primeiros lugares: o Guarani de Campinas recebe o Bragantino. As duas equipes somam 14 pontos até agora em três rodadas, e só perdem para os 16 pontos acumulados por Batatais e Santo André. Os outros jogos da rodada de hoje: Monte Azul x Juventus, Taubaté x Paulista, Barretos x Mirassol, Rio Branco x União Barbarense, Velo Clube x Independente e Portuguesa x Marilia. A rodada será completada nesta quinta-feira com Atlético Sorocaba x Votuporanguense.


Leia mais matérias desta seção: Esportes

Total de 985 matérias | Página 1

05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André
26/07/2024 Futuro do Santo André entre o céu e o inferno
28/06/2024 Vinte anos depois, o que resta do Sansão regional?
11/03/2024 Santo André menos ruim que Santo André. Entenda
05/03/2024 Risco do Santo André cair é tudo isso mesmo?
01/03/2024 Só um milagre salva o Santo André da queda
29/02/2024 Santo André pode cair no submundo do futebol
23/02/2024 Santo André vai mesmo para a Segunda Divisão?
22/02/2024 Qual é o valor da torcida invisível de nossos times?
13/02/2024 O que o Santo André precisa para fugir do rebaixamento?
19/12/2023 Ano que vem do Santo André começou em 2004
15/12/2023 Santo André reage com “Esta é minha camisa”
01/12/2023 São Caetano perde o eixo após saída de Saul Klein
24/11/2023 Como é pedagógico ouvir os treinadores de futebol!
20/11/2023 Futebol da região na elite paulista é falso brilhante
16/10/2023 Crônica ataca Leila Pereira e tropeça na própria armadilha
13/10/2023 Por que Leila Pereira incomoda tanto os marmanjos do futebol?
10/10/2023 São Bernardo supera Santo André também no futebol
10/08/2023 Santo André prestes a liquidar R$ 10 mi de herança do Saged