Esportes

Dois bons resultados fora de
casa mantêm região no G-8

DANIEL LIMA - 11/02/2016

A quarta rodada da fase classificatória foi interessante às equipes da região que disputam a Série B do Campeonato Paulista. Empatar fora de casa com o Batatais (um a um no caso do Santo André) e em Penápolis (um a um no caso do São Caetano) foi bom para quem precisava seguir no G-8, o grupo das equipes que participarão da fase de mata-mata que classificará os dois primeiros colocados à Série A do ano que vem. E foi melhor ainda quando nada menos que outros cinco dos nove jogos da rodada terminariam empatados.


 


Está certo que o Santo André perdeu os 100% de aproveitamento e a liderança para o Velo de Rio Claro, que venceu em casa o Independente de Limeira por um a zero e somou 12 pontos em quatro jogos. O Velo ganhou todos os jogos pelo mesmo placar. Isso significa que, embora líder, não parece ter futebol tão extraordinário em relação à maioria da concorrência. O tom do campeonato deverá ser mesmo de muito equilíbrio pela classificação.


 


Por enquanto o melhor mesmo é esperar as próximas rodadas para incursões mais incisivas sobre quem poderá ficar entre os oito primeiros. O Velo deu uma arrancada importante, pode acumular gordura, mas pode virar um cavalo paraguaio se a escassez de gols tiver a contraface da quebra do sistema defensivo. O jogo deste sábado com o Guarani, em Rio Claro, será um teste muito importante. O Guarani soma oito pontos depois de empatar em casa com o Bragantino de zero a zero num jogo de dois fortes concorrentes à classificação. Outro jogo deste sábado à tarde que coloca frente a frente duas equipes que estão no G-8 será disputado no Estádio Anacleto Campanella, onde o São Caetano recebe o Barretos. A equipe do Interior soma sete pontos e vem de vitória em casa contra o Mirassol por 2 a 1.


 


Outros cinco jogos estão programados para sábado: Santo André x Marília, União Barbarense x Taubaté, Bragantino x Monte Azul, Mirassol x Portuguesa e Independente x Batatais. Completando a rodada, jogam domingo de manhã Juventus x Rio Branco de Americana, Votuporanguense x Paulista e Penapolense x Atlético Sorocaba. A rodada do meio de semana será completada hoje com Atlético Sorocaba x Votuporanguense.


 


Muita proximidade


 


Exceto o Velo, que disparou na liderança com 12 pontos em quatro jogos, os demais ocupantes do G-8 estão muito próximos entre si. O Santo André é o segundo com 10 pontos, enquanto Guarani, Bragantino, Batatais e São Caetano somam oito pontos. Barretos e Juventus, com sete pontos, completam a lista de classificados precários.


 


Já entre os últimos seis classificados, que seriam rebaixados à Série C do ano que vem, estão três equipes que somaram apenas dois pontos cada (Penapolense, Monte Azul e Marília) e três que só ganharam um ponto (Votuporanguense, Independente e Rio Branco). O jogo desta noite em Sorocaba pode alterar levemente a classificação em caso de vitória do mandante. Em situação intermediária na tabela, flutuante entre o sonho de chegar ao G-8 e evitar o G-6, estão Mirassol (seis pontos); Taubaté e Portuguesa (cinco); União Barbarense e Paulista (quatro); e Atlético Sorocaba (três).


 


Viagens cansativas


 


A classificação do São Caetano após quatro rodadas requer cuidado especial de interpretação porque o tabela não lhe foi nada equilibrada. A equipe do técnico Luiz Carlos Martins disputou três desses jogos no Interior e, mais que isso, bastante longe de São Caetano. Somando-se a distância percorrida de ida e volta de ônibus a Batatais, Votuporanga e Penápolis, o São Caetano percorreu 2.774 quilômetros. Três vezes mais que a soma das duas viagens que o líder Velo Clube realizou a Mirassol e à Capital, totalizando 918 quilômetros. O Santo André também jogou duas vezes fora de casa, em Americana e em Batatais, somando 1.129 quilômetros de estradas.


 


Ou seja: além de jogar apenas uma vez com o apoio da torcida, o São Caetano percorreu muito mais distância que o líder Velo Clube em 12 dias de competição. E mesmo assim se manteve invicto, com dois empates e uma vitória fora de casa, além de derrotar o Rio Branco em São Caetano. O Santo André também segue invicto. 


Leia mais matérias desta seção: Esportes

Total de 985 matérias | Página 1

05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André
26/07/2024 Futuro do Santo André entre o céu e o inferno
28/06/2024 Vinte anos depois, o que resta do Sansão regional?
11/03/2024 Santo André menos ruim que Santo André. Entenda
05/03/2024 Risco do Santo André cair é tudo isso mesmo?
01/03/2024 Só um milagre salva o Santo André da queda
29/02/2024 Santo André pode cair no submundo do futebol
23/02/2024 Santo André vai mesmo para a Segunda Divisão?
22/02/2024 Qual é o valor da torcida invisível de nossos times?
13/02/2024 O que o Santo André precisa para fugir do rebaixamento?
19/12/2023 Ano que vem do Santo André começou em 2004
15/12/2023 Santo André reage com “Esta é minha camisa”
01/12/2023 São Caetano perde o eixo após saída de Saul Klein
24/11/2023 Como é pedagógico ouvir os treinadores de futebol!
20/11/2023 Futebol da região na elite paulista é falso brilhante
16/10/2023 Crônica ataca Leila Pereira e tropeça na própria armadilha
13/10/2023 Por que Leila Pereira incomoda tanto os marmanjos do futebol?
10/10/2023 São Bernardo supera Santo André também no futebol
10/08/2023 Santo André prestes a liquidar R$ 10 mi de herança do Saged