Depois de quatro rodadas da fase classificatória, o Água Santa de Diadema está conseguindo dois dos três objetivos da temporada na Série A do Campeonato Paulista, contra apenas um do São Bernardo, o outro representante da região na competição. O time de Diadema ocupa o segundo lugar no Grupo D com sete pontos ganhos (atrás do Corinthians com 12) e está fora do G-6, o grupo das seis equipes que serão rebaixadas à Série B na próxima temporada. Já o São Bernardo é o terceiro colocado no Grupo B com cinco pontos ganhos, mesmo número do Palmeiras e do Ituano, que ocupam as duas primeiras classificações e têm mais saldo de gols. Menos mal que a equipe também está fora do G-6.
O regulamento da Série A do Campeonato Paulista determina que os dois primeiros colocados de cada um dos quatro grupos passarão à fase de mata-mata. E determina também que os seis últimos colocados serão rebaixados. Além disso, 12 das 20 equipes disputam duas vagas à Série D do Campeonato Brasileiro.
O problema do São Bernardo e do Água Santa é que um dos objetivos pode estar ficando distante: conquistar uma das duas vagas à Série D do Campeonato Brasileiro da próxima temporada. O Água Santa está em quarto lugar nesse campeonato à parte, atrás da líder Ferroviária e do vice-líder Audax, com nove pontos, e também do São Bento de Sorocaba, com oito.
A goleada imposta pelo Água Santa ao Capivariano no Estádio Distrital do Inamar por 4 a 1 representa um ponto de inflexão no objetivo declaradamente maior da equipe: chegar à Série D do Campeonato Brasileiro e, com isso, passar a contar com um calendário de atividades durante toda a temporada.
Já o São Bernardo, que perdeu feio para o São Bento em Sorocaba por 3 a 0, pode ter a campanha comprometida porque o saldo de gols é um dos potenciais dados de definição das vagas. Além disso, o jogo valeu praticamente seis pontos, porque o São Bento é adversário direto do São Bernardo na luta por uma das vagas na Série D do Brasileiro.
Fora do rebaixamento
O consolo das duas equipes da região é que passadas quatro rodadas o grupo dos seis rebaixáveis não os engolfa. O Água Santa está a quatro pontos da equipe que abre a zona de rebaixamento: conta com sete pontos contra três do Botafogo de Ribeirão Preto. Com os cinco pontos acumulados, o São Bernardo está a apenas dois do time de Ribeirão Preto. XV de Piracicaba e Ponte Preta (dois pontos), Mogi Mirim, Rio Claro e Capivariano (um ponto) são os demais ocupantes do G-6.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André