Esportes

Três jogos do G-8 podem ajudar
São Caetano a liderar a Série B

DANIEL LIMA - 15/02/2016

Três confrontos diretos entre equipes que estão no G-8 da Série B do Campeonato Paulista podem beneficiar o São Caetano neste meio de semana, quando será disputada a sexta rodada da competição que classificará apenas o campeão e o vice-campeão à Série A do ano que vem. O G-8 é o grupo das equipes que estarão classificadas à fase de mata-mata. O São Caetano enfrenta o lanterninha Independente de Limeira nesta quarta-feira às 20h no Estádio Anacleto Campanella quando já terá conhecimento do resultados de dois jogos programados para esta terça-feira, do líder Velo de Rio Claro na Capital diante da Portuguesa e do terceiro colocado Bragantino em casa contra o Santo André.  A rodada tem mais jogos programados para quarta-feira envolvendo equipes que ocupam o G-8, o grupo dos oito primeiros colocados que iriam para a fase de mata-mata. Batatais x Juventus e Mirassol x Guarani de Campinas no Interior do Estado. 


 


Quarto colocado na classificação detalhada, com os mesmos 11 pontos do vice-líder Batatais e do terceiro colocado Bragantino, e dois a menos que os 13 do líder Velo, o São Caetano precisa ganhar nove pontos na rodada do meio de semana para virar líder: dois pontos que o Velo perderia se empatar com a Portuguesa, dois pontos que o Batatais perderia em caso de empate com o Juventus e outros dois pontos que o Bragantino perderia em casa para o Santo André também se empatar. Tudo isso, além dos três pontos que o São Caetano precisa acumular no confronto com o Independente, é claro. Se tudo isso ocorrer, o São Caetano assumiria a liderança com os mesmos 14 pontos do Velo, mas superaria a equipe de Rio Claro no saldo de gols – hoje cinco a quatro favorável à equipe da região.


 


Outra possibilidade


 


O São Caetano também será líder se ganhar apenas cinco pontos na rodada, os três do jogo com o Independente de Limeira, desde que por goleada, e os dois em caso de empate do Velo. Batatais e Bragantino podem até ganhar, desde que os resultados os coloquem abaixo do São Caetano no saldo de gols, que é o segundo critério de desempate – no primeiro, número de vitórias, cada equipe tem três triunfos contra quatro do Velo.


 


Portanto, os cinco jogos que envolvem os oito primeiros colocados são o que de melhor se espera na sexta rodada da Série B, mas outros cinco jogos serão disputados entre equipes do G-6, o grupo dos seis últimos colocados que serão rebaixados à Série C da próxima temporada, e do grupo intermediário de seis equipes que lutam para não ingressar no G-6 e sonham chegar ao G-8: Monte Azul x Rio Branco, Taubaté x Penapolense, Paulista x Atlético Sorocaba, Marília x União Barbarense e Barretos x Votuporanguese.


 


Menos desequilíbrio


 


Os jogos das duas últimas rodadas da Série B do Campeonato Paulista, disputadas no meio da semana passada e no final de semana que passou, deixaram a competição menos desequilibrada entre os ocupantes do G-8 e do G-6. Não houve mudança entre os ocupantes do G-8, embora com posicionamentos alterados entre si, enquanto entre os times do G-6 o Penapolense e o Votuporanguense saltaram para o grupo intermediário, de equipes que não estão nem no primeiro nem no segundo bloco. Marília e Atlético Sorocaba caíram do grupo intermediário para o G-6.


 


Com o aumento do índice de aproveitamento das equipes que fogem do rebaixamento e também com a queda de rendimento do grupo que joga para chegar à fase de mata-mata, o campeonato tende a se tornar mais dramático a cada rodada. Cinco já foram disputadas. Faltam 14. As duas últimas rodadas mantiveram São Caetano e Santo André, representantes da região, entre os oito melhores. A diferença é que o Santo André só ganhou um ponto, no meio da semana no empate com o Batatais, já que perdeu em casa sábado à tarde para o pobre Marília por 3 a 1. Um resultado desastroso. Com a esperada vitória, o Santo André assumiria a liderança isolada, com os mesmos 13 pontos do líder Velo mas com vantagem no saldo de gols.


 


O São Caetano que empatou no meio da semana em Penápolis de um a um venceu com dificuldades o Barretos sábado à tarde no Estádio Anacleto Campanella por um a zero. Por não vencer por mais gols de diferença o São Caetano está atrás do Batatais e do Bragantino que também somam 11 pontos mas têm saldo maior – sete, seis e cinco, respectivamente. O Santo André caiu para o quinto lugar na classificação detalhada com 10 pontos, mesma pontuação do Juventus. Mirassol e Guarani completam a listas dos oito melhores com nove pontos.


 


Fosso menos profundo


 


Até agora, depois de cinco rodadas, os oito mais bem colocados da Série A somam 70% de índice de aproveitamento. Bem mais que os 17,78% do G-6, dos candidatos ao rebaixamento. Ao final da terceira rodada, no final da semana passada, os integrantes do G-6 somavam apenas 9,25% dos pontos disputados. Mas ainda há um fosso entre os oito melhores e os seis piores. Marilia, Paulista, Atlético Sorocaba, Monte Azul, Rio Branco de Americana e Independente de Limeira acumulam déficit de 36 gols. Ou seja: entre os gols marcados e os gols sofridos, registram saldo negativo de 36 gols. Já os oito primeiros colocados somam saldo efetivo de 36 gols. Os times que ocupam o bloco intermediário de classificação (União Barbarense, Barretos, Votuporanguense, Taubaté, Penapolense e Portuguesa) têm índice de aproveitamento de 40% e nenhum gol de saldo. 


Leia mais matérias desta seção: Esportes

Total de 985 matérias | Página 1

05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André
26/07/2024 Futuro do Santo André entre o céu e o inferno
28/06/2024 Vinte anos depois, o que resta do Sansão regional?
11/03/2024 Santo André menos ruim que Santo André. Entenda
05/03/2024 Risco do Santo André cair é tudo isso mesmo?
01/03/2024 Só um milagre salva o Santo André da queda
29/02/2024 Santo André pode cair no submundo do futebol
23/02/2024 Santo André vai mesmo para a Segunda Divisão?
22/02/2024 Qual é o valor da torcida invisível de nossos times?
13/02/2024 O que o Santo André precisa para fugir do rebaixamento?
19/12/2023 Ano que vem do Santo André começou em 2004
15/12/2023 Santo André reage com “Esta é minha camisa”
01/12/2023 São Caetano perde o eixo após saída de Saul Klein
24/11/2023 Como é pedagógico ouvir os treinadores de futebol!
20/11/2023 Futebol da região na elite paulista é falso brilhante
16/10/2023 Crônica ataca Leila Pereira e tropeça na própria armadilha
13/10/2023 Por que Leila Pereira incomoda tanto os marmanjos do futebol?
10/10/2023 São Bernardo supera Santo André também no futebol
10/08/2023 Santo André prestes a liquidar R$ 10 mi de herança do Saged