Esportes

São Caetano e Santo André
mais prováveis no mata-mata

DANIEL LIMA - 29/02/2016

Após nove rodadas (de um total de 19) da Série B e sete rodadas (de um total de 15) da Série A do Campeonato Paulista, o melhor a esperar até o final da curta temporada estadual é pela classificação do São Caetano (praticamente encaminhada) e do Santo André (ainda com sérias dificuldades) à fase de mata-mata, que definirá os dois novos ocupantes das 16 vagas da Série A da próxima temporada. Sobre o Água Santa e o São Bernardo, na Série A, a expectativa mais ajuizada é que o time de Diadema se manterá na competição no ano que vem, mas dificilmente conquistará a vaga à Série D do Campeonato Brasileiro deste ano. Já o São Bernardo precisa lutar para não ser rebaixado à Série B de 2017. 

Este talvez seja o balanço mais comedido e realista da participação da região nos dois principais campeonatos do Estado nesta temporada. Os resultados do final de semana mostraram que estar entre os oito finalistas é prerrogativa que deverá contemplar apenas o São Caetano e provavelmente o Santo André. As competições têm regulamentos diferentes. 

Na Série A, as 20 equipes disputam apenas 15 jogos e os dois primeiros colocados da cada um dos quatro grupos jogam a etapa de mata-mata. Na Série B os 20 times jogam em turno único entre si e os oito primeiros passam à etapa de mata-mata. Nas duas competições, os seis últimos colocados na classificação geral são rebaixados. 

Grande oportunidade

O Santo André tem oportunidade especial de manter-se no G-8 da Série B nesta terça-feira, quando enfrenta em casa o Atlético Sorocaba. Oitavo colocado com 14 pontos, o Santo André terá pela frente um dos seis times que ocupam a zona de rebaixamento, com oito pontos ganhos.

O São Caetano venceu o Marília por dois a zero sexta-feira à noite e joga nesta quarta-feira à tarde na Rua Javari com o Juventus. Vice-líder na classificação detalhada com 19 pontos (tanto quanto o líder União Barbarense), o São Caetano poderá virar líder ao final da rodada deste meio de semana, mas precisará de resultado favorável em relação ao que o União alcançar em casa diante do Barretos. São adversários semelhantes -- o Juventus tem 12 pontos e o Barretos 13 – mas enfrentar o Juventus na Capital sempre é complicado. 

Além de Santo André x Atlético Sorocaba nesta terça-feira e de Juventus x São Caetano e União x Barretos na quarta, a rodada da Série B terá mais sete jogos nesses dois dias: Guarani x Paulista, Penapolense x Portuguesa, Independente de Limeira x Bragantino, Votuporanguense x Rio Branco, Velo x Batatais, Marília x Taubaté e Mirassol x Monte Azul. 

Sem bicho-papão

A ausência de um grande bicho-papão, ao contrário do que se consolidou no ano passado com a Ferroviária de Araraquara, torna a Série B competição em aberto não só quanto às equipes que ocuparão as oito primeiras colocações como também às possibilidades nos mata-matas. É claro que mudanças são possíveis nas próximas 10 rodadas da fase classificatória, mas é improvável. Os resultados surpreendem. O empate da Portuguesa em casa com o lanterninha Monte Azul é um. Ou então do Guarani na rodada do meio de semana passada em casa com o Rio Branco de Americana, também entre os últimos colocados. 

Entre União Barbarense e São Caetano, que estão à frente, e o Santo André, oitavo colocado, a diferença é de apenas cinco pontos. Mas os números absolutos escondem armadilhas dos números relativos. O aproveitamento de União e São Caetano está muito acima do registrado pelo Santo André: 70,4% ante 51,9%. Supondo-se que o índice de aproveitamento se mantenha, independentemente de quem ocupe o primeiro lugar, o Santo André precisará de sequência de vitórias para chegar à liderança e contar com o benefício do regulamento de jogar sempre em casa o segundo jogo de cada disputa do mata-mata. 

A projeção atual, com base no aproveitamento do Santo André, é de que 30 pontos seriam suficientes para garantir presença no G-8. Ou seja: o Santo André precisaria somar novos 16 pontos dos 30 que vai disputar até o final dessa etapa. Ou 53,3% de aproveitamento. Já o São Caetano está em situação mais confortável: para chegar aos 30 pontos supostamente garantidores do G-8, precisaria de novos 11 pontos em 30 a disputar. Ou 36,6% de aproveitamento. Para assegurar o primeiro lugar terá de somar novos 22 pontos, totalizando 41 – ou 71,9% de aproveitamento. 

Confronto direto perdido

Já na Série A, o empate de dois a dois em casa do Água Santa diante do São Bento de Sorocaba foi um desastre entre outras razões porque a equipe de Diadema chegou a estar vencendo de dois a zero. O São Bento é um dos adversários diretos do Água Santa por uma das duas vagas à Série D do Brasileiro. Dos 20 times da Série A do Paulista, 12 estão fora do circuito nacional. 

Não bastasse o empate com o São Bento, o Água Santa sofreu com os resultados de adversários diretos pela Série D. A Ferroviária soma 13 pontos depois de vencer o Palmeiras na Capital e o Ituano tem os mesmos 11 pontos do time de Diadema, após vencer o Capivariano, mas ganha no saldo de gols. O São Bento também tem 11 pontos, mas uma vitória a menos que Ituano e Água Santa. Red Bull e Linense, com 10 pontos, vêm logo em seguida. 

O maior adversário do Água Santa na luta por uma das vagas à Série D é que tanto o São Bento quanto a Ferroviária têm maior regularidade. O Água Santa sofreu duas goleadas de quatro a zero fora de casa porque ainda não entendeu a mecânica da Série A: o nível técnico das equipes de maior destaque é superior à média dos pequenos em geral e erros podem ser fatais. 

Já o São Bernardo tem seis pontos ganhos e divide com Mogi Mirim, Botafogo, Novorizontino, Oeste e Capivariano o grupo das seis equipes que serão rebaixadas ao final de 15 rodadas. A contratação de Sérgio Soares gera expectativa favorável que a excepcionalidade do jogo de estreia, ontem diante do XV de Piracicaba, no Estádio Primeiro de Maio, não confirmou entre outras razões porque a chuva torrencial tornou impraticável o que o técnico mais aprecia no futebol: um time técnico, capaz de construir jogadas de aproximação e de rápidas triangulações.

São Bernardo e Água Santa jogam fora de casa na rodada do final de semana. O time de Diadema vai a Itápolis para enfrentar o Oeste e o São Bernardo enfrenta o São Paulo no Pacaembu. 



Leia mais matérias desta seção: Esportes

Total de 985 matérias | Página 1

05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André
26/07/2024 Futuro do Santo André entre o céu e o inferno
28/06/2024 Vinte anos depois, o que resta do Sansão regional?
11/03/2024 Santo André menos ruim que Santo André. Entenda
05/03/2024 Risco do Santo André cair é tudo isso mesmo?
01/03/2024 Só um milagre salva o Santo André da queda
29/02/2024 Santo André pode cair no submundo do futebol
23/02/2024 Santo André vai mesmo para a Segunda Divisão?
22/02/2024 Qual é o valor da torcida invisível de nossos times?
13/02/2024 O que o Santo André precisa para fugir do rebaixamento?
19/12/2023 Ano que vem do Santo André começou em 2004
15/12/2023 Santo André reage com “Esta é minha camisa”
01/12/2023 São Caetano perde o eixo após saída de Saul Klein
24/11/2023 Como é pedagógico ouvir os treinadores de futebol!
20/11/2023 Futebol da região na elite paulista é falso brilhante
16/10/2023 Crônica ataca Leila Pereira e tropeça na própria armadilha
13/10/2023 Por que Leila Pereira incomoda tanto os marmanjos do futebol?
10/10/2023 São Bernardo supera Santo André também no futebol
10/08/2023 Santo André prestes a liquidar R$ 10 mi de herança do Saged