O futebol da região viverá no final de semana situação inédita, com dois jogos decisivos envolvendo os quatro representantes locais na Série A e na Série B do Campeonato Paulista. Pela Série A, o São Bernardo enfrenta o Água Santa em Diadema e pela Série B, na abertura da fase de mata-matas, o Santo André vai receber o São Caetano. O São Bernardo precisa da vitória para tentar chegar ao mata-mata da Série A e ainda respirar possibilidades de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. O Água Santa precisa pontuar para fugir do rebaixamento. Já o clássico entre Santo André e São Caetano começará a decidir quem passará para a etapa seguinte do mata-mata da Série B. O vencedor ficará a um passo do acesso à Série A.
Pela Série A, tudo indica que o encontro entre Água Santa e São Bernardo será dramático. O Água Santa está à beira do rebaixamento com 16 pontos e trucidado emocionalmente após ser goleado em Campinas pela Ponte Preta por sete a dois. Uma derrota poderá ser fatal para o time de Diadema, ameaçado de ultrapassagem por três equipes que integram a zona de rebaixamento: Botafogo de Ribeirão Preto (16 pontos ganhos e três vitórias), Mogi Mirim (15 pontos e quatro vitórias) e XV de Piracicaba (14 pontos e três vitórias). Isso dizer que até o empate poderá ser fatal ao Água Santa, que soma quatro vitórias. Oeste, Capivariano e Rio Claro já estão rebaixados. As três vagas do cadafalso podem ser preenchidas também por Ferroviária (16 pontos e cinco vitórias) e Linense (19 pontos e quatro vitórias).
Apenas a vitória serve
O São Bernardo venceu o Red Bull de Campinas no Estádio Primeiro de Maio por três a dois e com isso saltou para o nono lugar na classificação geral com 20 pontos ganhos. Está livre do rebaixamento e flerta com uma das vagas do mata-mata. Enfrentaria provavelmente o Palmeiras. Uma vitória diante do Água Santa garantiria a classificação do São Bernardo, que somaria 23 pontos. A ameaça do Novorizontino deve ser relativizada: a equipe do Interior tem um ponto a mais que o São Bernardo, mas encerra a fase classificatória com o Corinthians na Capital. Ponte Preta e Ituano também têm possibilidades de classificação, com 19 pontos. Ao São Bernardo não existe saída senão vencer.
Disputar o mata-mata com o Palmeiras significa possibilidade bastante razoável de o São Bernardo aspirar uma das duas vagas que restam à Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe do técnico Sérgio Soares está atrás do Audax (24 pontos), São Bento (24), Red Bull (22) e Novorizontino (21). Se passar à próxima fase o São Bernardo poderia continuar a somar pontos. Casos do São Bento (que enfrentará o Santos), do Audax (que enfrentará o São Paulo) e do Red Bull (que enfrentará o Corinthians).
A possibilidade de que Água Santa e São Bernardo disputem um clássico morno estava na previsão de quem entendia, antes da rodada do final de semana, que as relações amistosas entre os dirigentes das duas equipes poderiam encaminhar a partida a uma zona de conforto. Tudo desapareceu após os jogos do final de semana. Há interesses conflitivos em jogo. A vitória é o passaporte à felicidade das duas equipes. O empate poderá ser catastrófico porque nem o São Bernardo se classificaria ao mata-mata nem o Água Santa escaparia do rebaixamento.
Destino numérico
Já o clássico entre Santo André e São Caetano neste final de semana no Estádio Bruno Daniel é obra do destino numérico. A primeira rodada da quartas-de-final do mata-mata previa a disputa entre o primeiro e o oitavo colocados ao final da fase de classificação. Deu São Caetano em primeiro com 39 pontos (após vencer o Taubaté no Estádio Anacleto Campanella por quatro e três) e Santo André em oitavo (após empatar em casa com o Paulista de Jundiaí de zero a zero). Os outros jogos da rodada do final de semana envolvem Bragantino (segundo com 38 pontos) diante do Batatais (sétimo com 30 pontos); Mirassol (terceiro com 37 pontos) contra União Barbarense (sexto com 30 pontos) e Barretos (quarto com 32 pontos) contra Taubaté (quinto com 32 pontos).
O clássico mais tradicional do futebol da região impedirá que, no cenário mais otimista que se construiu quando do pontapé inicial da temporada, as quatro equipes da região participassem pela primeira vez da Série A do Campeonato Paulista na temporada seguinte. A eliminação de uma das equipes é compulsória. Mas, em compensação, quem passar pelo confronto estará a um passo da Série A.
O São Caetano enfrentaria na semifinal o vencedor de Barretos versus Taubaté, enquanto o Santo André teria pela frente o vencedor do jogo entre Bragantino e Batatais. Mas essa ordem de jogos não é inteiramente garantida. Os pontos da nova etapa serão somados aos da fase anterior na definição dos jogos subsequentes. Exemplo: se o São Caetano passar pelo Santo André após um empate e uma vitória, perderia a condição de melhor campanha se o Bragantino vencer os dois jogos diante do Batatais. A mudança alterará a ordem dos jogos inicialmente previstos.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André