Esportes

Seleção da região: seis posições
podem contar com novos donos

DANIEL LIMA - 08/04/2016

A Seleção da região, levando-se em conta as duas versões do Campeonato Paulista (Série A e Série B), está escaladíssima. Entretanto, como alertei, pode passar por mudanças. Tudo vai depender do esticamento da participação das equipes. Esticamento de participação não significa necessariamente uma ponte para substituições porque alguns dos jogadores do que chamaria do banco de reservas se sobressairiam além da conta. A troca pode se dar também por causa de rendimento abaixo do esperado dos atuais titulares, escolhidos nas respectivas posições com margem escassa de vantagem sobre o banco restrito de reservas.

Há seis jogadores no banco de reservas de luxo que podem desbancar os titulares anunciados. Até mesmo o técnico Sérgio Soares não está garantidíssimo -- embora duvide muito que alguém possa superá-lo.

Teoricamente, São Caetano ou Santo André realizaria mais cinco jogos na Série B do Campeonato Paulista. O São Bernardo faria mais cinco na Série A. E o Água Santa fará apenas o deste domingo contra o São Bernardo, quando vai decidir se continuará na Série A na próxima temporada.

Os potenciais titulares

Os seis potenciais titulares da Seleção da região que desbancariam titulares anunciados são o goleiro Daniel (São Bernardo), os volantes Esley (São Caetano) e Sérgio Manoel (Água Santa), e os atacantes Matheus (São Caetano), Everaldo (Água Santa) e Henan (São Bernardo). Correm risco o goleiro Renan Rocha (São Caetano), o volante Marino (São Bernardo), o centroavante Jô (São Caetano) e o meia-atacante Branquinho (Santo André).

Até prova em contrário, são titulares garantidos da Seleção da região, sem riscos de serem desbancados, os laterais Eduardo e Magal (São Bernardo), a dupla de área defensiva Sandoval (São Caetano) e Luciano Castãn (São Bernardo), e os meias Neto (São Caetano), Jean Carlos e Cañete (São Bernardo).

O técnico Sérgio Soares só perderia o posto, depois de tudo o que fez no São Bernardo ao substituir a maquinaria tática e técnica em plena competição, retirando o time da zona de rebaixando e colocando-o entre possíveis classificados, se o titular do comando do São Caetano, Luiz Carlos Martins, fizer da equipe algo menos previsível que o apresentado durante toda a competição ou se Toninho Cecílio alcançar o milagre de azeitar de pragmatismo o limitadíssimo Santo André a ponto de alcançar o acesso.  Somente sob essas duas situações claramente improváveis, mas não impossíveis, trocaria o treinador da Seleção da região.

Clássicos decisivos

Estou ansioso para ver os dois clássicos deste final de semana. A sorte do futebol da região à próxima temporada está em jogo. Acredito que o vencedor de Santo André versus São Caetano chegará à final da Série B. Quem ganhar neste sábado encaminhará bem a classificação às semifinais, porque o segundo jogo, sábado que vem, carregaria passivos e ativos pouco permeáveis a mudanças significativas.

Já o clássico em Diadema entre Água Santa e São Bernardo não dará oportunidade a uma segunda vez: ou o Água Santa se livra do rebaixamento, ao qual faz jus porque foi decepcionante na competição, ou o São Bernardo dá enorme passo em direção a uma classificação heroica.

No caso da fase de mata-mata da Série B, embora em futebol tudo seja possível, a transmissão televisiva dos quatro jogos desta rodada e do restante da disputa deverá tornar a disputa ainda mais acirrada. Comissões técnicas deverão estar atentas. Ninguém fugirá de escrutínio que reduziria a margem de erros elevada quando não se tem um banco de dados mais confiável à disposição.

Enfrentar um adversário já investigado nos mínimos detalhes é como ir ao cinema após ler atentamente a crítica especializada: conhece-se de antemão uma narrativa de conceitos que não causam efeitos colaterais. O que pode decidir a fase de mata-mata numa competição em que há semelhança de forças seria o poder de análise dos dados disponíveis. Quem produzir leitura mais aproximada das virtudes e das deficiências dos adversários certamente levará vantagem.



Leia mais matérias desta seção: Esportes

Total de 985 matérias | Página 1

05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André
26/07/2024 Futuro do Santo André entre o céu e o inferno
28/06/2024 Vinte anos depois, o que resta do Sansão regional?
11/03/2024 Santo André menos ruim que Santo André. Entenda
05/03/2024 Risco do Santo André cair é tudo isso mesmo?
01/03/2024 Só um milagre salva o Santo André da queda
29/02/2024 Santo André pode cair no submundo do futebol
23/02/2024 Santo André vai mesmo para a Segunda Divisão?
22/02/2024 Qual é o valor da torcida invisível de nossos times?
13/02/2024 O que o Santo André precisa para fugir do rebaixamento?
19/12/2023 Ano que vem do Santo André começou em 2004
15/12/2023 Santo André reage com “Esta é minha camisa”
01/12/2023 São Caetano perde o eixo após saída de Saul Klein
24/11/2023 Como é pedagógico ouvir os treinadores de futebol!
20/11/2023 Futebol da região na elite paulista é falso brilhante
16/10/2023 Crônica ataca Leila Pereira e tropeça na própria armadilha
13/10/2023 Por que Leila Pereira incomoda tanto os marmanjos do futebol?
10/10/2023 São Bernardo supera Santo André também no futebol
10/08/2023 Santo André prestes a liquidar R$ 10 mi de herança do Saged