O São Caetano estava bem próximo da eliminação às quartas de final da Copa Paulista (que vale uma vaga à Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem) até que aos 36 minutos do segundo tempo o atacante Ermínio fez o gol do empate de um a um com o Mirassol no Interior. O placar mudou da água para o vinho a situação da equipe da região na competição. De eminentemente eliminada, pode terminar as duas primeiras etapas classificatórias com a melhor campanha entre os oito times que disputarão a próxima fase.
Ao São Caetano basta vencer o São Paulo sábado no Estádio Anacleto Campanella para assegurar uma das vagas às quartas de final. O São Paulo é o lanterninha do Grupo 8 das oitavas de final (ganhou apenas um dos 10 pontos que disputou, exatamente contra o São Caetano no Morumbi). O Rio Claro lidera o grupo com 10 pontos após derrotar São Paulo no Morumbi por 3 a 0.
São Caetano e Mirassol dividem o segundo lugar com oito pontos, mas o time do Interior leva vantagem nos critérios de desempate. O São Caetano depende das próprias forças para classificar-se. Basta vencer o São Paulo. O Mirassol só chega à classificação se vencer o Rio Claro fora de casa. O Rio Claro só precisa do empate.
O empate do São Caetano foi salvador porque a equipe poderia vencer o São Paulo sábado e mesmo assim não passar à próxima etapa. Tudo porque Mirassol e Rio Claro somariam 10 pontos ganhos (contra sete do São Caetano) e bastaria que empatassem o jogo que disputarão em Rio Claro para comemorarem duplamente a classificação à etapa seguinte. São raros os casos de situação semelhante, de as duas equipes garantirem classificação com igualdade de placar no confronto direto, o empate não se estabeleça. Costuma-se destinar a esse resultado previsível, quando não compulsório, a expressão “jogo de compadres”.
Fase de mata-mata
Os 16 times que disputam as oitavas de final (foram 26 na fase inicial) concorrem a oito vagas às quartas de final divididos em quatro grupos. Só passam à próxima etapa os dois primeiros colocados de cada grupo. Mas a definição dos jogos das quartas de final terá ordem conectada com o índice de aproveitamento das duas fases iniciais. Isso significa que não necessariamente o primeiro colocado de cada grupo das oitavas de final jogará em casa o segundo jogo da próxima fase, agora em sistema de mata-mata.
O São Caetano terminará em primeiro lugar na classificação geral mesmo que fique em segundo no Grupo 8. Para tanto, o Rio Claro não poderá derrotar o Mirassol. Qualquer resultado fora a vitória do Rio Claro e a vitória do São Caetano diante do São Paulo colocará a equipe da região na liderança geral ao final das duas primeiras fases.
Nesse caso, o São Caetano chegaria a 36 pontos ganhos (25 da primeira fase e 11 da segunda) após 16 jogos, o que daria aproveitamento geral de 75,00%. O São Caetano ficará em segundo lugar na classificação geral se o Rio Claro vencer o Mirassol. Aí, o time do interior terminaria as duas fases com aproveitamento de 75,92%, resultado de 41 pontos ganhos em 18 jogos disputados.
Mais um destaque
Além do São Caetano e do Rio Claro, outro destaque das duas primeiras fases da Copa Paulista é a Ferroviária de Araraquara, que conta com 72,33% de aproveitamento após 17 jogos disputados. Se confirmarem classificação na rodada de domingo, São Caetano, Rio Claro e Ferroviária ocuparão as três primeiras colocações às quartas de final e, com isso, jogarão a partida de volta como mandantes.
Também o quarto colocado na classificação geral disputará a próxima etapa com a prerrogativa de receber o adversário em casa no jogo de volta. Desde que se classifique, o Red Bull teria maiores possibilidades de ocupar a posição já que soma até agora 60,78% de aproveitamento. Entretanto, de nada valerá o desempenho se não ficar entre os dois primeiros classificados no Grupo 7 ao final da rodada de domingo.
Os confrontos entre as oito equipes que se classificarão às oitavas de final serão decididos pelo índice de aproveitamento porque na primeira etapa dois agrupamentos contaram com sete participantes e dois com um número a menos. Quem jogou mais vezes teve, portanto, mais possibilidade de somar mais pontos em relação a quem jogou menos.
Os números envolvendo São Caetano e Rio Claro são um exemplo da importância de contingenciamento do regulamento. Não fosse isso, como jogou duas partidas a mais o Rio Claro já teria o primeiro lugar garantido. O regulamento do campeonato prevê, portanto, a divisão de pontos conquistados pelos pontos disputados para se chegar ao maior quociente como definidor classificatório.
Três vagas preenchidas
Três das oito vagas às quartas de final já estão definidas: São Carlos e XV de Piracicaba estão classificados no Grupo 5 e o Votuporanguense no Grupo 7. No Grupo 6, Ferroviária, Bragantino e Catanduvense disputam as duas vagas, enquanto no Grupo 7 a segunda vaga está sendo disputada por Nacional da Capital, Red Bull Brasil de Campinas e Comercial de Ribeirão Preto. O Água Santa de Diadema está desclassificado: ganhou apenas dois pontos até agora nas oitavas de final. O empate de domingo no Estádio do Inamar diante do Penapolense por zero a zero liquidou de vez as possibilidades da equipe.
A Copa Paulista desta temporada ganhou importância muito maior porque é o caminho mais curto rumo à Série D do Campeonato Brasileiro. O São Caetano está fora do circuito nacional nesta temporada, após sucessivos rebaixamentos. Disputar a Série D não significa lugar tranquilo no Campeonato Brasileiro. O regulamento estabelece que apenas os quatro primeiros colocados garantem vaga à Série C da temporada seguinte. Ou seja, a participação na Série D é apenas precária -- mais precisamente de uma temporada -- para os times paulistas que não alcançarem o acesso à Série C.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André