O gol do centroavante Naôh no último lance do jogo que o São Caetano disputou domingo à tarde contra o Bragantino, no Interior, valeu mais que a vitória de um a zero e os três pontos na fase de mata-mata de quartas de final da Copa Paulista, competição que vale uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Se o time de Luiz Carlos Martins ganhar de novo no jogo de volta, sábado à tarde no Estádio Anacleto Campanella, carregará ao mata-mata da semifinal a vantagem de disputar o segundo jogo em casa. Essa perspectiva não pode ser subestimada jamais. Estatísticas apontam que decisão diante da torcida reúne maior possibilidade de sucesso. No caso do São Caetano dos últimos mata-matas, entretanto, a teoria não se confirmou.
O São Caetano provavelmente enfrentará o Rio Claro nas semifinais da Copa Paulista, caso passe pelo Bragantino. Até o encerramento das oitavas de final o Rio Claro contava com melhor campanha que o São Caetano e atrás apenas da Ferroviária de Araraquara. Mas o empate do Rio Claro fora de casa de zero a zero com o São Carlos e a vitória do São Caetano alteraram temporalmente ou não a ordem dos jogos. O Rio Claro contava com 75,92% de aproveitamento nas duas fases anteriores da competição, contra 75,00 do São Caetano. Agora o São Caetano soma 76,47% de produtividade (ganhou 39 pontos em 51 disputados), enquanto o Rio Claro passou a 73,68% (ganhou 42 pontos em 57 disputados).
Ferroviária segue melhor
Se São Caetano versus Rio Claro é o mais provável confronto das semifinais depois que se conhecerem os jogos de volta das quartas de final do próximo fim de semana, o outro jogo etapa seguinte deverá reunir a Ferroviária de Araraquara e o XV de Piracicaba. A Ferroviária empatou de um a um com o Nacional em São Paulo e agora joga em casa por vitória simples. Já o XV de Piracicaba derrotou o mandante Votuporanguense no último minuto do jogo por um a zero e pode até empatar em casa que terá lugar garantido na semifinal.
Sempre especulando sobre as próximas etapas da Copa Paulista e também sobre a ordem dos locais dos jogos, o São Caetano ainda não está fora de eventual decisão da com o apoio de seus torcedores. A diferença de rendimento geral em relação à Ferroviária é mínima. O time de Araraquara ganhou 44 dos 57 pontos disputados até agora (77,19% de produtividade). Uma diferença escassa sobre o São Caetano e que tanto pode ser alargada quanto pulverizada. Por isso cada jogo de mata-mata vai muito além dos resultados em si. Há sempre componente de cumulatividade que pode decidir a sorte na sequência.
A preocupação do técnico Luiz Carlos Martins ao final do jogo era explicar aos repórteres, principalmente àqueles que continuam a desconfiar de excessos defensivos do São Caetano, que nem tudo que parece é de fato. O treinador substituiu os dois volantes titulares da equipe (Esley e Ferreira) por um zagueiro (Eduardo Luiz) e por um meia-atacante (Paulo Santos). Mas o São Caetano jogou no mesmo esquema de sempre quando é visitante: com muita preocupação defensiva, fechando todos os espaços e articulando contragolpes.
A expectativa é o jogo de sábado no Estádio Anacleto Campanella. Com os possíveis retornos dos dois titulares, o São Caetano seria teoricamente menos versátil no setor, mas ganharia muito em combatividade. Problema mesmo é o centroavante Jô, que voltou a sentir dores no joelho e mais uma vez não atuou.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André