As duas equipes que representam a região na Série B do Campeonato Paulista continuam firmes nos primeiros lugares ao faltarem apenas quatro rodadas para o encerramento da fase classificatória, mas surgiu um risco ao sonho do acesso à Série A do ano que vem: o forte Guarani de Campinas, integrante da Série B do Campeonato Brasileiro, ganhou jogos seguidos e já está no G-4. Apenas os quatro primeiros colocados desta etapa disputam as semifinais. Os dois primeiros colocados festejarão o acesso.
O São Caetano e o Água Santa de Diadema venceram no final de semana e ocupam as duas primeiras colocações. O São Caetano derrotou o lanterninha União, em Santa Bárbara do Oeste, e como isso reassumiu a liderança com 30 pontos. Um a mais que o Água Santa que, duas horas antes, virou o jogo em casa contra o Batatais e venceu por dois a um.
A derrota tirou o Batatais (25 pontos) do G-4 porque o Guarani goleou em casa o Sertãozinho por cinco a zero e somou 26 pontos. O Guarani está quatro pontos atrás do São Caetano e três do Água Santa, mas tem sequência de jogos menos difícil. Pode chegar em primeiro ou em segundo lugar, o que lhe garantiria o jogo de volta das semifinais no Estádio Brinco de Ouro da Princesa.
O Rio Claro é o outro integrante do G-4, com 27 pontos, e permanecerá na posição mesmo que perca esta noite para o Bragantino, em Bragança Paulista. O Bragantino tem 22 pontos e se vencer iria a 25, um ponto abaixo da linha de corte às semifinais.
Decisão para o Bragantino
O resultado do jogo entre Bragantino e Rio Claro hoje à noite praticamente decidirá a possibilidade do time de Bragança Paulista continuar a luta por uma das quatro vagas. Se vencer, se juntará ao Batatais como equipes que mais ameaçariam um dos quatro primeiros colocados. Ou seja: é possível que ao final do jogo de hoje a Série B do Campeonato Paulista se consolide com praticamente seis equipes lutando por quatro vagas à próxima etapa. Penapolense e Taubaté têm 23 pontos e a Portuguesa 22. São forças secundárias, mas não descartáveis. O Juventus perdeu para o Velo em Rio Claro por dois a zero e teve interrompida a reação que poderia corresponder à disputa de uma das quatro vagas. Com 21 pontos, dificilmente se recuperará.
Praticamente não haverá confrontos diretos entre os seis principais concorrentes às semifinais da Série B nas quatro rodadas que restam. Mas isso não significa que os jogos serão menos dramáticos. A luta para fugir do rebaixamento envolve praticamente 11 equipes. Apenas quatro pontos separam o Barretos, que ocupa a primeira posição entre os rebaixáveis com 16 pontos, e o Sertãozinho, que está na 11ª colocação com 20 pontos.
Quando há 12 pontos em disputa, parece uma distância relativamente baixa. Pelo menos nas duas próximas rodadas os times que ainda observam a tabela de classificação com temor de rebaixamento à Série C deverão impor maior resistência.
Embora tenha perdido para o Água Santa no último lance do jogo disputado em Diadema sábado à tarde, o Batatais não é carta fora do baralho do G-4. Com 25 pontos ganhos, disputará três das quatro últimas partidas em casa. E na rodada final receberá o Guarani de Campinas. Esse será o jogo mais complicado do Guarani. Nas rodadas anteriores o time de Campinas enfrenta em casa a Portuguesa e o Barretos e sairá diante do praticamente rebaixado Mogi Mirim.
Dos times da região, nem São Caetano nem Água Santa têm tabela confortável nas quatro últimas rodadas. O São Caetano jogará em casa com Barretos e Penapolense (na última rodada) e sairá diante de Taubaté e Portuguesa. Já o Água Santa enfrenta em casa o Rio Preto e o Taubaté (na última rodada) e sai contra Barretos e Velo, que lutam para não cair.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André