Vai depender exclusivamente do São Caetano a definição da antepenúltima rodada da Série A do Campeonato Paulista. O jogo isolado da tarde desta segunda-feira no Interior contra o Novorizontino significa muito para a equipe da região. Um empate a retiraria da zona de rebaixamento, reservada aos dois últimos colocados. Uma vitória a colocaria menos próxima da zona de risco e com ampla possibilidade de permanecer na Série A. Se perder diante de um adversário que luta para chegar ao mata-mata da competição, permanecerá na zona de queda.
Dessa forma, o São Caetano está entre o quase tudo e o quase nada. A rodada pode significar um ganho de oito pontos em caso de sucesso em Novo Horizonte: os três de hoje, os dois que o Mirassol perdeu ao empatar em casa com o Palmeiras de um a um e os três da derrota do São Bento ontem à noite em Sorocaba diante da Ponte Preta por dois a um.
Faltando duas rodadas para o encerramento da fase classificatória (e desclassificatória), o bloco de equipes ameaçadas de queda segue o mesmo: o Mirassol tem nove pontos e duas vitórias, o Botafogo de Ribeirão Preto tem sete pontos e duas vitórias, o São Caetano tem sete pontos e uma vitória e o São Bento tem quatro pontos e nenhuma vitória.
O rebaixamento do São Bento é praticamente certo. Vai decidir praticamente tudo, ou seja, se respira até a última rodada, no jogo da próxima rodada contra um Red Bull, em Campinas. O RB precisa da vitória para se classificar.
Jogos entrecruzados
Possivelmente a luta mais dramática para fugir da queda envolverá os jogos dos quais participarão São Caetano e Botafogo. Daí a necessidade de o time da região arrancar pelo menos um ponto nesta tarde em jogo que será transmitido pelo SporTV. O Botafogo enfrenta o Mirassol na próxima rodada e joga com o Santos na rodada final, em Ribeirão Preto. O São Caetano encerra a disputa em casa contra o São Paulo, depois de enfrentar a Ferroviária em Araraquara na rodada do final se semana. O Mirassol pode garantir permanência na Série A se vencer o Botafogo na próxima rodada. Na rodada final enfrenta o Oeste em Barueri.
Ou seja: o confronto direto marcado para a próxima rodada entre Mirassol e Botafogo de Ribeirão Preto favorece o São Caetano.
O adversário de hoje do São Caetano é um time forte no sistema defensivo e deficiente no sistema ofensivo. Tanto que seus jogos têm o menor número de gols marcados até agora entre os 16 participantes da Série A: foram seis a favor e sete contra, três dos quais na derrota em casa de três a zero para o São Paulo. A equipe ocupa a 10ª colocação na classificação geral. Disputa com o Guarani o segundo lugar do Grupo B para enfrentar o Palmeiras nas quartas de final.
Oscilações demais
Possivelmente mais do que nunca o São Caetano precisará no jogo de hoje provar que a vitória na rodada anterior, em casa por dois a zero contra o Mirassol, não foi exceção na competição. Foi o melhor jogo do time do técnico Pintado, com atuação exuberante do meia Vitinho, autor de dois gols.
Finalmente naquele jogo o São Caetano manteve consistência defensiva e ofensiva durante quase todo os 90 minutos. Praticamente não incidiu em oscilações técnicas e táticas que explicam a má campanha.
Com saldo negativo de seis gols até agora, resultado de 10 gols a favor e 16 contra, o São Caetano pecou insistentemente no campeonato por não resistir à pressão de situar-se entre os últimos colocados desde as primeiras rodadas. A perspectiva de sair da zona de rebaixamento com um empate hoje talvez alimente a motivação do grupo. Os 25,9% de aproveitamento, consequência de uma vitória, quatro empates e quatro derrotas, contrasta com o desempenho do adversário que, em nove jogos, ganhou três, empatou quatro e perdeu dois.
Probabilidades de queda
O site Chance de Gol segue a analisar a possibilidade de queda na Série A do Campeonato Paulista. Os estudos levam em conta série de ponderações. Nada que garanta que obtenha sucesso, porque futebol não é ciência exata. Mas os valores servem para dar um direcionamento menos aleatório às equipes.
Para o Chance de Gol, o São Caetano corre 50,6% possibilidades de ser rebaixado. O índice pode sofrer reviravolta conforme o resultado de hoje. A situação mais difícil é mesmo do São Bento de Sorocaba: são 96,8% de incidência de probabilidade de queda. O Mirassol conta com risco de apenas 13,2% enquanto o Botafogo de Ribeirão Preto chega a 37,5%.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André