O Santo André ganhou da Portuguesa de Desportos por dois a zero e vai disputar a fase de mata-matas como sexto colocado na classificação geral. O Água Santa de Diadema venceu o Linense por um a zero no Interior e garantiu o primeiro lugar. E o São Bernardo, no sufoco, escapou do rebaixamento à Terceira Divisão (Série A-C) mesmo perdendo em casa para o Penapolense por dois a um. Caíram Nacional (menos saldo de gols que o São Bernardo) e Linense.
Agora o campeonato começa a pegar fogo com o início das quartas de final programado para esta quarta-feira. Sobem os dois primeiros colocados. O terceiro colocado vai chupar o dedo se o Departamento Técnico da Federação Paulista de Futebol não inventar uma leitura enviesada do regulamento, como querem alguns aproveitadores de plantão, além dos desinformados por profissão.
Não fosse pela surpreendentemente péssima campanha do São Bernardo, o futebol do Grande ABC teria proporcionado desempenho dentro da tradição de estar sempre os melhores da Segunda Divisão.
Dinheiro e organização
Houve, mesmo, uma surpresa: o Santo André de baixíssimo orçamento ganhou um lugar na fase decisiva. Fez mais, muito mais, do que se esperava. Futebol e dinheiro andam juntos, mas, mal administrados, se separam. Bem administrados, fazem milagres.
O primeiro é o caso do São Bernardo, que trocou de gestão praticamente em cima da hora. O Santo André se encaixa no segundo caso. Ou seja: contra a escassez, o máximo de atenção e objetividade.
O São Bernardo se salvou por pouco e ao primeiro ouvido, no jogo de domingo, poderia sugerir que fez gambiarra com o Penapolense para escaparem mutuamente do rebaixamento. O jogo no Estádio Primeiro de Maio terminou depois de 40 minutos do encerramento dos demais. O São Bernardo precisava marcar um gol para escapar da queda. Perdia de dois a zero e o saldo de gol do Nacional, que caíra em casa diante do Juventus, era melhor. Faltavam 10 minutos quando o São Bernardo fez o gol salvador. Nunca uma derrota foi tão comemorada.
Mas não houve nada programado nos bastidores -- como sempre se desconfia em situações análogas -- que manchasse o resultado do São Bernardo – e também do Penapolense. O atraso se deu por conta da contusão de um jogador do Penapolense que teve de ser conduzido a hospital.
Enquanto a ambulância não voltou, o jogo ficou paralisado. É o que preventivamente determina o regulamento. Com um gol a mais de saldo, o São Bernardo escapou e festejou permanência na Série A-2 tanto quanto o Penapolense.
Jogos definidos
As quartas de final (que terão todos os jogos transmitidos pelo SporTV) começam nesta quarta-feira com o jogo entre Santo André e Rio Claro a partir das 15h no Estádio Bruno Daniel. Em seguida, às 17h, jogam Taubaté e Água Santa de Diadema, no Vale do Paraíba. No dia seguinte, quinta-feira, XV de Piracicaba e Juventus se enfrentam às 10h, enquanto a Portuguesa Santista enfrenta o Internacional às 19h em Limeira.
Os jogos de volta estão marcados para sábado e domingo. Água Santa e Taubaté jogam às 15h em Diadema e às 20h30 o Rio Claro enfrenta o Santo André. Domingo o Juventus recebe o XV de Piracicaba na Rua Javari às 10h e às 19h a Portuguesa Santista recebe o Internacional de Limeira. Não está assegurada a possibilidade de Santo André e Água Santa decidirem o campeonato num clássico regional. A combinação de jogos na próxima fase vai depender da escala classificatória móvel, ou seja, os pontos das quartas de final valem como efeito cumulativo da primeira etapa.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André