Conforme promessa, relaciono as quatro mais fortes equipes favoritas ao rebaixamento à Série B do Campeonato Paulista. Ao restarem apenas seis rodadas (18 pontos) para o encerramento da fase classificatória, Grêmio Prudente, Santo André, Noroeste e Ituano precisarão jogar muito mais do que nas 13 rodadas para escapar da degola.
Do quarteto, apenas o Ituano não está na zona de rebaixamento, mas os últimos jogos lhe serão muito mais complicados, entre outras razões porque tem o mando fora de casa, em Mogi Mirim. O segundo pelotão de rebaixáveis é formado por Botafogo de Ribeirão Preto, São Bernardo, Linense, Mogi Mirim e São Caetano.
Se levados ao extremo dos critérios, tanto Mogi Mirim quanto São Caetano estariam fora desse grupo. Talvez seja preciso esperar mais uma ou duas rodadas para respirarem aliviados de vez. Quem chegar a 21 pontos vai amarrar o burro na sombra. Com 20 pontos há riscos. Com 19, é melhor rezar.
Diferentemente de alguns alquimistas que desfilam números detalhados por aí para justificarem ranking de candidatos ao título e de rebaixáveis, os critérios que utilizei são simples:
a) Os jogos que restam para cada equipe dentro e fora de casa.
b) O rendimento técnico e tático das equipes no campeonato até agora.
c) Os pontos acumulados até a rodada passada.
d) A hierarquia dos adversários que enfrentarão, levando-se em conta critérios que dissemino neste espaço, ou seja, os quatro grandes significam 10 pontos de risco dentro ou fora de casa, os seis times médios (Portuguesa, São Caetano, Grêmio Prudente, Ponte Preta, Bragantino e Americana) comportam sete pontos quando jogam como visitantes e cinco como mandantes e os demais, times pequenos, cinco pontos quando jogam em casa e dois quando atuam como visitantes.
Veja o ranking de possibilidades de rebaixamento dos candidatos listados acima:
1. Grêmio Prudente, 80%.
2. Santo André, 70%.
3. Noroeste, 60%.
4. Ituano, 50%.
5. São Bernardo, 45%.
6. Linense, 40%.
7. Botafogo, 35%.
8. Mogi Mirim, 15%.
9. São Caetano, 5%.
Nada melhor que apresentar uma sinopse dos nove times relacionados ao rebaixamento:
1. Grêmio Prudente tem 9 pontos ganhos e duas vitórias (primeiro critério de desempate). Soma 37 pontos de grau de risco, resultado dos jogos que disputará em casa contra São Paulo, Mirassol e Americana nas seis rodadas que restam. Jogará fora de casa contra Noroeste, Santo André e Palmeiras.
2. Santo André tem 10 pontos ganhos e apenas uma vitória. Soma 44 pontos de risco, resultado dos jogos em casa contra Oeste de Itápolis, São Caetano, Grêmio Prudente e Corinthians, e fora contra São Bernardo e Portuguesa.
3. Noroeste tem 10 pontos ganhos e apenas uma vitória. Soma 37 pontos de risco, resultado dos jogos em casa contra Ponte Preta, Grêmio Prudente e São Paulo, e fora contra Oeste, Portuguesa e Ituano.
4. Ituano, tem 12 pontos ganhos e três vitórias. Soma 28 pontos de risco, resultado dos jogos teoricamente em casa contra Mogi Mirim, Santos, Oeste e Noroeste, e fora de casa contra Ponte Preta e Mirassol.
5. Botafogo tem 11 pontos ganhos e duas vitórias. Soma 26 pontos de risco, resultado dos jogos em casa contra Paulista, Linense, Corinthians e Mirassol, e fora de casa contra São Bernardo e Mogi Mirim.
6. São Bernardo tem 12 pontos ganhos e três vitórias. Soma 41 pontos de risco, resultado dos jogos em casa contra Botafogo e Santo André, e fora de casa contra Linense, Americana, São Caetano e Portuguesa.
7. Linense tem 12 pontos ganhos e três vitórias. Soma 34 pontos de risco, resultado dos jogos em casa contra São Bernardo, Americana e Bragantino, e fora contra Palmeiras, Botafogo e São Caetano.
8. Mogi Mirim tem 15 pontos ganhos e quatro vitórias. Soma 34 pontos de risco, resultado dos jogos em casa contra Portuguesa e Botafogo e fora de casa contra Ituano, Santos, Paulista e Bragantino.
9. São Caetano tem 16 pontos ganhos e quatro vitórias. Soma 47 pontos de risco, resultado dos jogos em casa contra Palmeiras, Bragantino, São Bernardo e Linense, e fora contra Santo André e Corinthians.
Talvez não fosse necessário alertar que esse ranking é móvel, ou seja, estará sujeito a mudanças ao final da próxima rodada. Quem ocupa situação razoavelmente complicada entre os nove ameaçados de rebaixamento poderá mergulhar em transtornos (caso do Ituano, com o mando do jogo contra o Mogi Mirim exatamente em Mogi Mirim) ou poderá desgarrar-se do segundo bloco de rebaixáveis, caso do São Caetano, que enfrenta o Palmeiras.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André