Regionalidade

Voltando a enxugar gelo?

DANIEL LIMA - 07/01/2010

Tomara que não, tomara que não, porque não tem coisa pior na vida comunitária do que sentir que estamos eternamente enxugando gelo institucional. E jornalismo é uma função complexa, pelo menos para quem leva a sério a importância de tentar ajudar a mudar algumas ordens estabelecidas. Volto de 15 dias de férias bem mais aliviado do que na temporada anterior. O tempo é mesmo o senhor da razão.


Vamos ao que interessa de fato. E o que interessa de fato é saber se passaremos este 2010 a enxugar gelo no Grande ABC. Elaboro de supetão uma lista de alguns pontos sobre os quais seria ótimo se a região conseguisse oferecer respostas efetivas, acabando-se em muitos casos com o jogo de conveniência, de espertezas, de malandragens, de vagabundagem geral e irrestrita que nos tornam repetitivamente iguais a cada nova temporada, numa sinfonia de improdutividade geral e irrestrita.


Vamos então a alguns desejos de Ano Novo?


bullet_quadrado Que o prefeito Aidan Ravin faça menos marketing e mais obras, porque a sinfonia antipetista tem prazo de validade, como, aliás, qualquer sinfonia anti qualquer coisa, e também porque não há marketing que se sustente apenas pelo marketing. Mesmo numa sociedade tão sofrivelmente reflexiva como a nossa.


bullet_quadrado Que o prefeito Luiz Marinho comece a enxergar o Grande ABC como um todo, porque só assim poderá um dia ser comparado a Celso Daniel, que também pretendeu chegar ao governo do Estado.


bullet_quadrado Que o prefeito José Auricchio Júnior consolide identidade própria que o catapulte à história de São Caetano, depois de se livrar com coragem e muito trabalho do fantasma de Luiz Tortorello.


bullet_quadrado Que o prefeito Oswaldo Dias tire Mauá das manchetes de saúde alquebrada e ajude a dar respostas ao caos viário na área central quando da chegada do trecho sul do Rodoanel.


bullet_quadrado Que o prefeito Kiko Teixeira não faça apenas do dinheiro alheio, do governo do Estado e do governo federal, o capital de popularidade em Rio Grande da Serra. Há diferença muito grande entre chefe de Executivo e síndico condominial.


bullet_quadrado Que Clóvis Volpi assuma o comando do Clube dos Prefeitos do Grande ABC e prove mais uma vez, com todo o talento individual, que não há mesmo remédio milagreiro de regionalidade efetiva sem o comprometimento da sociedade da região.


bullet_quadrado Que a Associação Comercial e Industrial de São Bernardo não seja objeto de louvação desbragada por conta da novelesca inauguração de sede própria, já que do ponto de vista organizacional e estrutural está a quilômetros de distância das necessidades vitais da classe.


bullet_quadrado Que o mercado imobiliário tenha alguns sensores que impeçam arroubos de empresários que podem industrializar bolha setorial de consequências inimagináveis.


bullet_quadrado Que a mobilização da Frente dos Parlamentares do Grande ABC, o nosso Clube dos Vereadores, não seja mais um furo nágua de proselitismo, como insinuou o final da temporada passada.


bullet_quadrado Que a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC cresça e apareça sem o mascaramento de vender ilusões de pólos tecnológicos que não saem das manchetes de jornais.


bullet_quadrado Que o novo presidente da OAB de Santo André bote o bloco na rua para saber tim tim por tim tim o que de fato se passou no financiamento da campanha que consagrou Aidan Ravin prefeito em Santo André.


bullet_quadrado Que o deputado estadual Orlando Morando seja valorizado por ter trabalhado intensamente pelo trecho do Rodoanel que está chegando ao Grande ABC, mas que não se torne porta-voz de análises enviesadas de olho nas urnas eleitorais.


bullet_quadrado Que a direção da Universidade Federal do Grande ABC deixe de lado a tentativa de garantir que tem de fato olhado para o território regional quando até as cadeiras da reitoria sabem que a disposição em construir relação sólida com os meios de produção do Grande ABC não ocupa a grade curricular.


bullet_quadrado Que os precatórios parem de infernizar a vida do prefeito Mário Reali numa Diadema domadora das feras de criminalidade que a estigmatizaram.


bullet_quadrado Que o Legislativo de São Bernardo tenha sensibilidade para separar interesse político-eleitoral de responsabilidade social nos entrechoques para neutralizar o poder de influência local e regional do governo Luiz Marinho.


bullet_quadrado Que as colunas sociais de jornais e revistas não sejam repetição eterna, enfadonha e irritantemente preguiçosa de figurinhas carimbadas da sociedade regional, muitas das quais apenas produtoras de marolas.


bullet_quadrado Que a sociedade dê mais valor às Madres Terezas e aos Freis Galvão do que às celebridades empavonadas e endinheiradas que fazem filantropia de migalhas.


bullet_quadrado Que o Santo André tenha aprendido a lição de que no futebol o passado mesmo que imediato e vitorioso muitas vezes não passa mesmo de uma roupa velha e desbotada sem espaço no desfile de competência da nova temporada.


bullet_quadrado Que a sociedade desconfie daqueles que riem à toa e confortavelmente nos endereços gastronômicos mais disputados porque, como lembrou ainda outro dia um intelectual numa entrevista deliciosa, os mafiosos jamais mostram os dentes publicamente, exceto em extravagantes gargalhadas.


bullet_quadrado Que as manipulações sobre o PIB do Grande ABC encontrem portas fechadas em redutos cuja responsabilidade social não pode ser objeto de entreguismo ético.


bullet_quadrado Que bem ou mal o Grande ABC se sustente o quanto puder na indústria automotiva, mas que jamais se afaste da imperiosidade estratégica de buscar saídas para o quadro de doença holandesa que já fez muitos estragos e não arrefecerá jamais se não houver alternativas econômicas.


bullet_quadrado Que a imprensa regional saia da mesmice da comoditização e salte para a qualificação analítica, porque essa história de relatar, relatar, relatar e relatar é para escrivão da Polícia.


Leia mais matérias desta seção: Regionalidade

Total de 505 matérias | Página 1

24/04/2025 GRANDES INDÚSTRIAS CONSAGRAM PROPOSTA
01/04/2025 O QUE TITE SENTE COMO FILHO DE SEPARATISTA?
21/03/2025 CLUBE DOS PREFEITOS: FORTUNA OU MIXARIA?
17/03/2025 UM CALHAMBEQUE SEM COMBUSTÍVEL
14/03/2025 UM ANFITRIÃO MAIS QUE INCOMPETENTE
13/03/2025 ESFARRAPADOS, FRIOS IGNORANTES E FESTIVOS
10/03/2025 POBRE COMPLEXO DE GATA BORRALHEIRA!
06/03/2025 PREFEITOS PROFILÁTICOS? PREFEITOS OPRESSIVOS?
27/02/2025 CLUBE DAS MONTADORAS DESAFIA MARCELO LIMA
20/02/2025 FESTA PARA MARCELO E ASSÉDIO PARA TITE
17/02/2025 RACIONALIDADE AO INVÉS DE GASTANÇA
14/02/2025 DETROIT À BRASILEIRA É DESAFIO GERAL (7)
13/02/2025 UMA LIÇÃO PARA O CLUBE DOS PREFEITOS
11/02/2025 DESEMPREGÔMETRO NO CLUBE DOS PREFEITOS
05/02/2025 DETROIT À BRASILEIRA É DESAFIO GERAL (6)
30/01/2025 DETROIT À BRASILEIRA É DESAFIO GERAL (5)
28/01/2025 QUANTO É PAULINHO SERRA VEZES SETE?
27/01/2025 VAMOS LÁ MARCELO, APROVE O CONSELHO!
24/01/2025 DETROIT À BRASILEIRA É DESAFIO GERAL (4)