Sociedade

Por que Diário do Grande ABC e
Milton Bigucci estão rompidos?

DANIEL LIMA - 06/12/2013

É da conta de todo jornalista acompanhar atentamente os relacionamentos que saltam das páginas de publicações impressas e digitais porque aproximações e afastamentos dizem mais do que imaginam os leitores comuns. Por isso, causa estranheza o distanciamento entre o Diário do Grande ABC e o empresário Milton Bigucci, após curtirem longuíssima lua-de-mel.


 


O que teria acontecido, afinal, para o jornal passar a ignorar o dirigente da MBigucci e também presidente do Clube dos Construtores e Incorporadores do Grande ABC?


 


Tanto estão afastados que até a coluna mal-ajambrada e mal redigida do Clube dos Construtores e Incorporadores há muito deixou de constar das páginas do Diário do Grande ABC.


 


Por que o Diário do Grande ABC instalou Milton Bigucci no congelador dedicado aos inimigos de ocasião ou históricos, aos adversários circunstanciais?



A briga parece feia, sem caminho de volta, diferentemente, entre outros casos, dos entreveros do jornal com o prefeito Luiz Marinho, após um período de lambeções antecedido de rusgas e denúncias. O ziguezague entre Diário do Grande ABC e Luiz Marinho ficou tão cristalizado que a aposta entre os políticos de todas as cores e sabores é estabelecer cronologia a novos beijos, após a invernada de tapas.


 


Diário do Grande ABC versus Milton Bigucci é um caso a ser estudado. Aquela manchetíssima de primeira página publicada neste ano dando conta de que a MBigucci é campeã em abusos contra os adquirentes de imóveis na região não seria o estopim da beligerância, mas a consequência de desencaixes anteriores. O jornal só teria levado a notícia aos leitores por conta de eventos extracampo. 


 


Especulações variadas


 


Há especulações de todos os tipos sobre o fim da linha de boa vizinhança entre Diário do Grande ABC e Milton Bigucci. Dizem que a aproximação entre o empresário e dirigente classista e a Administração Luiz Marinho teria sido o ponto final de estremecimentos já manifestados por motivos outros. Também se diz que a intimidade de Milton Bigucci com Luiz Marinho não é questão complementar, mas nuclear do rompimento.


 


Entre a cruz e a espadainha, Milton Bigucci saiu chamuscado. Nem tanto, entretanto, porque o Diário do Grande ABC não lhe fez carga sobre as irregularidades corporativas denunciadas pela Promotoria de Justiça do Consumidor de São Bernardo. Uma matéria subsequente até amenizou a barra da MBigucci. E não se falou mais no assunto, quando há combustível de sobra para botar fogo no que resta de suposta credibilidade do presidente do Clube dos Construtores e Incorporadores do Grande ABC. A fraude do terreno onde se constrói o empreendimento Marco Zero é exemplo da omissão do jornal mesmo nesse período de guerra.


 


Aliás, um período de guerra que ganhou a área publicitária. O Diário do Grande ABC deixou de constar do portfólio de investimentos da MBigucci. Outros veículos de comunicação da região estão sendo contemplados. É ingênuo quem disser que o redirecionamento do dinheiro de propaganda é técnico. Antes daquela manchetíssima a MBigucci só tinha olhos, coração e bolsos para o Diário do Grande ABC.


 


A edição de hoje do Diário do Grande ABC confirma que não parece inteligente convidar para um mesmo endereço o presidente da MBigucci e a direção do jornal. Uma nova edição do mais que suspeito balanço imobiliário da Província do Grande ABC foi publicada hoje, com números que serão sempre merecedores de desconfiança enquanto o Clube dos Construtores e Incorporadores não abrir as planilhas da pesquisa, bem como a metodologia adotada.


 


Números, esses números


 


As informações de que tudo não passa de um arremedo, de uma gambiarra numérica, são informações consistentes. Milton Bigucci jamais ousou enfrentar CapitalSocial num jogo limpo de prestação de contas.  Joga os números sobre o comportamento do mercado imobiliário da região como se jogam alimentos a esfomeados em campos de batalha -- ou seja, apenas para satisfazer a fome. No caso, a fome é de especulação dos agentes imobiliários.


 


Quem ler atentamente o noticiário de hoje do Diário do Grande ABC sobre o comportamento do mercado imobiliário na região, segundo o Clube dos Construtores, vai notar que Milton Bigucci não é citado nenhuma vez. Ele é totalmente ignorado, como em edições anteriores desde aquela manchetíssima.



O jornal comete um erro crasso: goste-se ou não de um determinado agente público, e Milton Bigucci é um agente público no sentido de que lida com uma mercadoria de responsabilidade social, não se pode omitir o posicionamento do dirigente quando a fonte das informações é a entidade que ele preside. Eliminar Milton Bigucci do noticiário é algo tão pecaminoso quanto, no passado, encher-lhe a bola e, também, omitir-se sobre o estado falimentar da representatividade do setor na região por obra e graça do dirigente.


 


Não apostaria jamais na impossibilidade de reatamento das relações entre Diário do Grande ABC e Milton Bigucci. Muito pelo contrário. Até porque, se estiver errado, o bicho seria mais feio do que parece.


 


Leiam também:



Falta dinamismo e sobram salas comerciais no mercado regional


Leia mais matérias desta seção: Sociedade

Total de 1097 matérias | Página 1

21/01/2025 PAULINHO, PAULINHO, ESQUEÇA ESSE LIVRO!
20/01/2025 CELSO DANIEL NÃO ESTÁ MAIS AQUI
19/12/2024 CIDADANIA ANESTESIADA, CIDADANIA ESCRAVIZADA
12/12/2024 QUANTOS DECIDIRIAM DEIXAR SANTO ANDRÉ?
04/12/2024 DE CÃES DE ALUGUEL A BANDIDOS SOCIAIS
03/12/2024 MUITO CUIDADO COM OS VIGARISTAS SIMPÁTICOS
29/11/2024 TRÊS MULHERES CONTRA PAULINHO
19/11/2024 NOSSO SÉCULO XXI E A REALIDADE DE TURMAS
11/11/2024 GRANDE ABC DOS 17% DE FAVELADOS
08/11/2024 DUAS FACES DA REGIONALIDADE
05/11/2024 SUSTENTABILIDADE CONSTRANGEDORA
14/10/2024 Olivetto e Celso Daniel juntos após 22 anos
20/09/2024 O QUE VAI SER DE SANTO ANDRÉ?
18/09/2024 Eleições só confirmam sociedade em declínio
11/09/2024 Convidados especiais chegam de madrugada
19/08/2024 A DELICADEZA DE LIDAR COM A MORTE
16/08/2024 Klein x Klein: assinaturas agora são caso de Polícia
14/08/2024 Gataborralheirismo muito mais dramático
29/07/2024 DETROIT À BRASILEIRA PARA VOCÊ CONHECER