Agora só faltam quatro rodadas para o encerramento da Série B do Campeonato Paulista e a situação das equipes da região segue indefinida. O Santo André ganhou pela terceira vez seguida (1 a 0 em casa diante do Itapirense) e o São Caetano empatou a segunda fora de casa (zero a zero em Jacareí contra o lanterninha São José), resultados que os mantém em situação de expectativa: o Santo André ainda precisa de índice de aproveitamento elevado (nove dos 12 pontos) para chegar à Série A do ano que vem, enquanto o São Caetano somou um ponto que deverá ajudar a evitar o rebaixamento (precisa de margem de segurança de seis pontos dos últimos 12).
A briga pelo acesso à Série A parece restrita a sete equipes: Capivariano (31 pontos), São Bento (28) Red Bull (28), Marília (27), Mirassol (27) Santo André (26) e Ferroviária (25). Apesar de ter somado os últimos nove pontos que disputou e de ter elevado o rendimento a 57,8%, um pouco abaixo dos 60% do Marilia e do Mirassol, o Santo André continua a depender de recuperação extraordinária para chegar ao acesso. Exceto se a margem de rendimento cair. Pela projeção matemática após 15 rodadas, o quarto colocado e dono da última vaga à Série A precisará de 34 pontos para subir. No caso do Santo André, com duas vitórias a menos que o atual ocupante da posição, Marília, seriam necessários 35 pontos.
A rodada desta quarta-feira é muito importante para o Santo André. Penetrar finalmente no G-4 é até dispensável. O mais importante é não afastar-se principalmente do terceiro e também do quarto colocado, porque nas três rodadas finais terá jogos menos complicados, dois dos quais em casa.
Jogos complicados demais
Mas vai ser difícil o Santo André sair ileso dos jogos desta quarta-feira. Ganhar do Guarani em Paulínia é a saída para continuar a sonhar intensamente com uma reta de chegada festiva. O time de Campinas perdeu do Catanduvense por 3 a 2 e está praticamente fora da Série A do ano que vem, embora matematicamente ainda nutra esperança. Se vencer todos os jogos que restam, o Guarani chegaria a 33 pontos. Sem redução do índice de rendimento, estará mais uma temporada na fila de uma competição da qual foi vice-campeão há três anos.
As duas equipes que mais diretamente concorreriam com o Santo André pela quarta vaga à Série A do Campeonato Paulista do ano que vem jogam em casa nesta quarta-feira. O Mirassol enfrenta o Batatais e o Marilia terá o lanterninha São José como oponente. Dois compromissos aparentemente sem dores de cabeça aos donos da casa. O São José está praticamente rebaixado e o Batatais ocupa zona neutra, sem acesso à vista e sem rebaixamento a açodar.
O Red Bull, que venceu o São Bento em Sorocaba por 3 a 1, também terá jogo relativamente fácil em casa com o União Barbarense, que tem 16 pontos e está ameaçado de rebaixamento. O São Bento, dos concorrentes ao acesso o que tem jogos mais difíceis até a rodada final, três dos quais fora, enfrentará o líder Capivariano, em Capivari. A rodada se completará com enfrentamentos nos quais equipes ameaçadas de rebaixamento terão mais uma oportunidade para somar pontos: o Guaratinguetá (17 pontos) vai visitar o Monte Azul (21), o Itapirense (14) recebe a Ferroviária, o Catanduvense (22) joga em casa com o Grêmio Barueri (13), o São Caetano (15) joga com o Grêmio Osasco (11) e o Velo Clube (21) recebe o Rio Branco (15).
Só existe uma possibilidade de o Santo André finalmente ingressar no G-4 ao final da rodada desta quarta-feira: se vencer o Guarani e contar com pelo menos duas derrotas das equipes que estão acima na classificação, excluindo-se o líder Capivariano. Casos de São Bento, Red Bull, Marília e Mirassol. Entretanto, a única provável derrota envolveria o São Bento. Isso quer dizer que o Santo André poderá decidir no próximo final de semana com o São Bento, no Estádio Bruno Daniel, quem finalmente vai permanecer na disputa por uma das quatro alternativas à Série A. Para isso, entretanto, precisará contar com tropeços do Red Bull e do Mirassol que, no final de semana, enfrentam respectivamente Ferroviária (em Campinas) e Rio Branco (em Americana).
Rodada estabilizadora
O empate de zero a zero do São Caetano com o São José só deve ser entendido como satisfatório à equipe da região porque os demais resultados da rodada envolvendo equipes ameaçadas de rebaixamento não foram comprometedores. Dessa forma, o São Caetano manteve o 15º lugar, agora com 15 pontos. Mesma pontuação do Rio Branco de Americana, que empatou em Batatais de 2 a 2.
O Itapirense abre o grupo dos rebaixáveis com 14 pontos, após perder de 1 a 0 para o Santo André. O Grêmio Barueri venceu o Guaratinguetá por 3 a 1. Uma vitória do visitante ou mesmo um empate teria sido melhor para o São Caetano, porque o Grêmio Barueri estaria praticamente rebaixado. Como venceu e passou a somar 13 pontos, está vivo na competição. De qualquer maneira, o prejuízo não foi total porque o Guaratinguetá se manteve com 17 pontos e engrossa a lista de ameaçados. Mas talvez por mais duas rodadas apenas. O Grêmio Osasco perdeu para a Ferroviária de 2 a 1 em Araraquara, segue com 11 pontos e pode mergulhar no descenso nesta quarta-feira em caso de vitória do São Caetano.
Os 14 pontos conquistados em 45 disputados pelo Itapirense significam que 19 seriam suficientes para o São Caetano escapar do rebaixamento. O resultado é a divisão dos pontos alcançados pelos pontos disputados, que indicam aproveitamento de 31,11%.
O histórico da competição sugere que a margem mais segura é de 20 pontos. Para evitar dependência de terceiros na rodada final, 21 pontos pareceria mais conveniente ao São Caetano. Os seis pontos que faltam podem ser somados nos três jogos no Estádio Anacleto Campanella: contra Grêmio Osasco, Marilia e Santo André. O único jogo como visitante será em Araraquara, como a Ferroviária.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André