Quando São Caetano e Santo André se enfrentarem na manhã de domingo, 13 de abril, na última rodada da Série B do Campeonato Paulista, tudo pode acontecer. É possível que o Santo André precise de vitória ou empate para comemorar o acesso à Série A da próxima temporada e que, também, o São Caetano dependa dos pontos para seguir na Série B. A rodada de ontem à noite fortaleceu essa perspectiva que pode eletrizar o futebol da região. Faltam três rodadas apenas. O Santo André está a um ponto do G-4, o grupo dos bem-aventurados ao principal campeonato estadual do País. O São Caetano está uma colocação acima do Z-4, o grupo dos que estarão tangidos a disputar a Série C em 2015.
Jamais na história houve um confronto com essas características. Já houve decisões para um dos lados, como o da vitória do Santo André em São Caetano, representado então pelo Saad, quando o atacante Lance, aos 49 minutos do segundo tempo, marcou o gol da vitória que levou o Santo André a disputar e vencer a etapa decisiva da então Segundona, disputada no Parque Antarctica, em 1981. Também no Estádio Lauro Gomes o São Caetano perdeu em 1999 um acesso ante o Santo André já eliminado. Mas jogo duplamente decisivo, não se tem registro.
O Santo André continua a provar que milagres podem acontecer. O desafio de alcançar expressivo índice de aproveitamento vai se consolidando. Foram quatro vitórias consecutivas com a de ontem à tarde em Paulínia por 2 a 0 diante do Guarani. Mas, como era previsto, o resultado não catapultou a equipe ao G-4. Os adversários diretos resistiram ao assédio: o Mirassol venceu em casa o Batatais por 3 a 2, o Red Bull também passou em casa pelo União Barbarense por 4 a 0 e o Marilia também jogando em casa superou o São José por 6 a 0. O único resultado paralelo que beneficiou o Santo André foi a derrota do São Bento em Capivari por 1 a 0. O Capivariano é líder com 34 pontos e deve festejar o acesso neste final de semana diante do Guarani, fora de casa.
Com 29 pontos em 48 disputados, o Santo André ocupa a quinta posição. Está a um ponto do quarto colocado Mirassol (30) e também do terceiro colocado Marília (igualmente com 30, mas uma vitória a mais). O Red Bull tem 31 pontos. O São Bento caiu para o quinto lugar com 28 pontos. Apenas tangencialmente Ferroviária (25), que perdeu como visitante para o Itapirense por 2 a 1, e o Velo Clube (24 pontos), que venceu o Rio Branco em Rio Claro por 2 a 1, têm alguma possibilidade de classificação, mas deverão ser atirados à vala comum dos eliminados antes que a penúltima rodada se inicie.
Ainda 36 pontos
O índice de aproveitamento, margem matemática que projeta a pontuação necessária para festejar o acesso, continua elevado. O quarto colocado Mirassol tem 62,5%, o que representa 35,6 pontos como linha de corte ao G-4. O Santo André vai precisar fazer 36 pontos caso não haja redução do índice. Ou seja: terá de ganhar sete dos nove pontos em disputa. O que parecia improvável já é possível. O Ramalhão joga duas vezes em casa, sábado contra o São Bento e depois com o Catanduvense. Daí a perspectiva de que pode decidir tudo com o São Caetano, na rodada final.
A viabilidade de o Santo André finalmente chegar ao G-4 neste final de semana é forte. Se vencer o São Bento no Estádio Bruno Daniel, precisará contar com um empate apenas do Mirassol (que joga em Americana com o ameaçadíssimo Rio Branco) ou do Marilia (que enfrenta o também ameaçadíssimo São Caetano no Estádio Anacleto Campanella). Ainda há a possibilidade de o Santo André chegar ao G-4 mesmo que Mirassol e Marília vençam. Nesse caso, o Red Bull teria de perder em casa para a Ferroviária.
Entretanto, mesmo que o ingresso do Santo André no G-4 escape a mais uma rodada, uma vitória diante do São Bento escancararia as portas do acesso porque na rodada seguinte, penúltima, a equipe do técnico Vilson Tadei voltará a jogar em casa, agora com o Catanduvense, praticamente sem possibilidades de acesso e nada incomodado com o rebaixamento. O Mirassol voltará a jogar como visitante (agora com o também possivelmente ainda ameaçado Itapirense) enquanto o Marilia joga em casa com o Monte Azul. O São Bento só respirará na competição se sair de Santo André com um bom resultado. Na rodada seguinte o time de Sorocaba jogará em casa com o Guaratinguetá e no encerramento da competição vai visitar o Catanduvense.
Além do Capivariano com 34 pontos, é pouco provável que o Red Bull deixe escapar o acesso à Série A porque, depois do jogo deste final de semana em casa, sairá para enfrentar o Grêmio Osasco e encerrará participação em casa com o Grêmio Barueri. Os dois adversários tentam fugir do rebaixamento.
Situação agravada
A situação do São Caetano se agravou com a derrota de 2 a 1 em casa ontem à noite. O retorno à zona de rebaixamento só não se tornou ingrediente adicional de desencanto porque o Rio Branco foi derrota pelo Velo Clube por 2 a 1 em Rio Claro e o Barueri empatou de 0 a 0 com o Catanduvense no Interior. O São José já está praticamente rebaixado com oito pontos, mas os demais ameaçados compartilham complicações: Grêmio Osasco e Grêmio Barueri somam 14 pontos, contra 15 do São Caetano e do Rio Branco, 16 do União Barbarense, 17 do Itapirense e 18 do Batatais e do Guaratinguetá.
Essas equipes estão matematicamente passíveis de rebaixamento, mas como a margem máxima de queda é de 21 pontos, o melhor é excluir Batatais e Guaratinguetá da lista e minimizar os riscos do Itapirense. Ou seja: as quatro últimas colocações são potenciais posicionamentos finais de São José. Grêmio Osasco, Grêmio Barueri, São Caetano, Rio Branco e União Barbarense.
O São Caetano faz dois jogos indigestos em casa (contra Marília e Santo André) e sai para enfrentar a Ferroviária. O Rio Branco enfrenta Mirassol e União Barbarense (em Americana) e sai na rodada final contra o Guarani, equipe já sem riscos de queda e não sonha mais com o acesso. O União Barbarense joga em casa com o Catanduvense, sai contra o Rio Branco e encerra a competição em casa com o provavelmente acomodado Velo Clube. Grêmio Osasco e Grêmio Barueri se enfrentam na próxima rodada em Osasco. Na penúltima rodada o Osasco volta a jogar em casa, com o Red Bull, enquanto o Grêmio Barueri recebe o lanterninha São José. Na rodada final, o Grêmio Osasco vai a Monte Azul e o Grêmio Barueri enfrenta o Red Bull em Campinas. A situação do São Caetano, como se observa, é delicadíssima.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André