Esportes

São Caetano e Santo André vão
fazer mesmo clássico eletrizante?

DANIEL LIMA - 31/03/2014

A rodada do final de semana da Série B do Campeonato Paulista aumentou a probabilidade de Santo André e São Caetano disputarem o mais eletrizante jogo entre equipes das duas cidades ao longo da história. A derrota do Santo André em casa para o São Bento por 1 a 0 e a vitória do São Caetano em casa diante do Marília por 2 a 0 no final de semana encaminharam o clássico a 90 minutos dramáticos. Os jogos deste final de semana, pela penúltima rodada, deverão confirmar a perspectiva de que os três pontos em jogo dia 13 de abril serão decisivos às duas equipes. O empate provavelmente será descartado, porque poderia rebaixar o São Caetano e impedir o acesso do Santo André.


 


O Santo André só voltou à briga pelo acesso após perder para o São Bento porque outras duas equipes (além do próprio representante de Sorocaba) com que disputa as duas vagas restantes sofreram reveses: o Mirassol perdeu de 3 a 0 em Americana para o Rio Branco e o Marília caiu diante do São Caetano. Vaga matematicamente garantida à Série A do ano que vem foi comemorada apenas pelo Capivariano: venceu o Guarani fora de casa por 2 a 1 e chegou a 37 pontos. O Red Bull está quase classificado com 34 pontos, após vencer a Ferroviária, em Campinas, por 1 a 0.


 


Isto quer dizer que as duas vagas restantes ao acesso estão sendo disputadas para valer mesmo por São Bento, Marilia, Mirassol e Santo André. Vejam os compromissos de cada equipe nas duas últimas rodadas:


 


a) O São Bento de Sorocaba tem 31 pontos ganhos, nove vitórias e saldo de sete gols. Joga sábado em casa com o Guaratinguetá e encerra participação na semana seguinte fora de casa com o Catanduvense.


 


b) O Marília tem 30 pontos, nove vitórias e saldo de 11 gols. Joga na próxima rodada em casa com o Monte Azul em casa e sai para enfrentar o Guaratinguetá.


 


c) O Mirassol tem 30 pontos ganhos, oito vitórias e saldo de 11 gols. Joga na próxima rodada fora de casa com o Itapirense e encerra participação em casa contra a Ferroviária.


 


d) O Santo André tem 29 pontos, sete vitórias e saldo de cinco gols. Joga domingo em casa com o Catanduvense e encerra participação em São Caetano.


 


São José rebaixado


 


Assim como na parte de cima da tabela, com acesso assegurado pelo Capivariano e praticamente pelo Red Bull, na parte de baixo o São José está matematicamente rebaixado à Série C e o Grêmio Barueri, que perdeu de 2 a 1 para o Grêmio Osasco, está praticamente fora da Série B do ano que vem. Outras nove equipes podem ocupar as duas vagas restantes, embora Batatais, Guaratinguetá e Guarani dificilmente correrão maiores riscos. A situação de cada equipe ameaçada:


 


a) Grêmio Barueri tem 14 pontos e pode chegar ao máximo de 20 se vencer em casa o lanterninha São José e fora de casa o praticamente classificado Red Bull.


 


b) Grêmio Osasco tem 17 pontos, quatro vitórias e saldo negativo de três gols. Joga em casa com o Red Bull e visita o Monte Azul na rodada final. Pode chegar a 23 pontos.


 


c) Itapirense tem 17 pontos, cinco vitórias e saldo negativo de 12 gols. Joga em casa com o Mirassol e encerra a competição com o Capivariano, em Capivari. Pode chegar a 23 pontos.


 


d) Rio Branco de Americana tem 18 pontos, quatro vitórias e saldo positivo de um gol. Pode chegar a 24 pontos. Joga em casa com o União Barbarense e fora com o Guarani.


 


e) São Caetano tem 18 pontos, cinco vitórias e saldo negativo de um gol. Joga fora de casa com a Ferroviária e em casa com o Santo André. Pode chegar a 24 pontos.


 


f) União Barbarense tem 19 pontos, cinco vitórias e saldo negativo de oito gols. Joga fora de casa com o Rio Branco e em casa com o Velo Clube. Pode chegar a 25 pontos.


 


g) Batatais tem 21 pontos, cinco vitórias e saldo negativo de três gols. Pode chegar a 27 pontos. Joga em casa com o Guarani e fora com o rebaixado São José.


 


h) Guaratinguetá tem 21 pontos, cinco vitórias e saldo negativo de dois gols. Joga em Sorocaba com o São Bento e em casa com o Marília. Pode chegar a 27 pontos.


 


i) Guarani tem 21 pontos, cinco vitórias e saldo zero de gols. Pode chegar a 27 pontos. Joga fora com o Batatais e em casa com o Rio Branco.


 


Derrota e vitória


 


O Santo André perdeu em casa para o São Bento por 1 a 0 porque foi com muita sede ao pote da vitória ante um adversário perigosíssimo nos contragolpes. Já o São Caetano venceu o forte Marília no Estádio Anacleto Campanella por 2 a 0 porque teve paciência até o limite permitido para soltar as amarras táticas e, correndo risco mensurado, partiu ao ataque quando o adversário dava sinais de cansaço.


 


O tropeço do Santo André foi uma derrota anunciada. O time se lançou de forma camicase ao ataque desde o primeiro apito, dominou tecnicamente o primeiro tempo, mas dava sinais de imprevidência tática ao permitir que o lado direito do sistema defensivo ficasse desguarnecido insistentemente. Tudo porque o lateral Angelo apoiava insistentemente e não contava com cobertura, ou a cobertura era lenta. O São Bento não encaixou um contra-ataque sequer.


 


No segundo tempo o técnico Paulo Roberto dos Santos fez o que anunciou numa entrevista assim que os 45 minutos se encerraram: iria impor velocidade e mais força ofensiva. Tanto que trocou um meio-campista defensivo por um atacante, Marquinho, deslocado à esquerda. O Santo André do técnico Vilson Tadei seguiu sem cobertura no setor direito da defesa, foi ameaçado em vários contragolpes, o goleiro Saulo se tornou o herói do jogo até que no final, num lance ocasional, de rebote involuntário de Ramalho, o atacante Marquinho, pelo meio, decretou a derrota do time da casa.


 


Transpirou no resultado do Santo André excesso de otimismo mesclado de aventureirismo tático. Invicto até então havia 11 jogos, provavelmente o sentimento de imbatível retirou do grupo o senso de equilíbrio de que não se pode dar tantas oportunidades a um adversário com qualidades para chegar ao acesso.


 


Com o São Caetano em crise e ameaçadíssimo de rebaixamento, e com a autoestima coletiva em pandarecos, se deu exatamente o contrário. O time do técnico Márcio Griggio passou o primeiro tempo cuidando do sistema defensivo ante um adversário forte na marcação por pressão. O sucesso da empreitada pode ser medido ao final do primeiro período, quando o Marilia não traduziu em oportunidades o domínio tático, enquanto o São Caetano deixou escapar três ótimas oportunidades para marcar, mesmo com o centroavante Cássio sempre mal colocado.


 


No segundo tempo o jogo foi outro. O São Caetano percebeu que a marcação do Marília perdera força, porque é impossível jogar 90 minutos no mesmo ritmo de agressividade na ocupação de espaços, e fez mudanças técnicas que influíram no rendimento e no controle tático. Mesmo o pênalti perdido por Leandro Oliveira, o melhor do jogo, aos 23 minutos, não abalou a equipe. O mesmo Leandro Oliveira bateu uma falta em diagonal na medida para o zagueiro Cleiton marcar de cabeça aos 39 minutos e, três minutos depois, cruzou para Marcelo Soares entrar livre na pequena área e desviar do goleiro. O São Caetano colocava fim a uma série de sete jogos sem vitórias e não depende de terceiros para continuar na Série B. 


Leia mais matérias desta seção: Esportes

Total de 985 matérias | Página 1

05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André
26/07/2024 Futuro do Santo André entre o céu e o inferno
28/06/2024 Vinte anos depois, o que resta do Sansão regional?
11/03/2024 Santo André menos ruim que Santo André. Entenda
05/03/2024 Risco do Santo André cair é tudo isso mesmo?
01/03/2024 Só um milagre salva o Santo André da queda
29/02/2024 Santo André pode cair no submundo do futebol
23/02/2024 Santo André vai mesmo para a Segunda Divisão?
22/02/2024 Qual é o valor da torcida invisível de nossos times?
13/02/2024 O que o Santo André precisa para fugir do rebaixamento?
19/12/2023 Ano que vem do Santo André começou em 2004
15/12/2023 Santo André reage com “Esta é minha camisa”
01/12/2023 São Caetano perde o eixo após saída de Saul Klein
24/11/2023 Como é pedagógico ouvir os treinadores de futebol!
20/11/2023 Futebol da região na elite paulista é falso brilhante
16/10/2023 Crônica ataca Leila Pereira e tropeça na própria armadilha
13/10/2023 Por que Leila Pereira incomoda tanto os marmanjos do futebol?
10/10/2023 São Bernardo supera Santo André também no futebol
10/08/2023 Santo André prestes a liquidar R$ 10 mi de herança do Saged