O clássico deste sábado (10h da manhã) no Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano, vai determinar a sorte de Santo André e São Caetano na próxima temporada. O Santo André tenta voltar à Série A no ano que vem, enquanto o São Caetano procura fugir de novo rebaixamento, após desastrada temporada no ano passado e na sequência de grandes resultados na Série B do Campeonato Brasileiro de 2013, quando não subiu por pouco à Série A. Quais são as possibilidades de as duas equipes terminarem a competição comemorando resultados? Será que São Caetano e Santo André vão sair de braços dados com a alegria ao final do jogo deste sábado? É possível, mas pouco provável.
A situação do Santo André é simples e não exige grandes evoluções na tabela de jogos e na tábua de classificação. Mas quando se trata de São Caetano, tudo se modifica. Tanto que numa primeira versão deste texto, embaralhei as bolas e cheguei a 13 alternativas à fuga do São Caetano. Refeitas as contas, reformulados os cruzamentos, reduzi o total para nove.
Acredito que desta vez tudo esteja corretíssimo porque, desta feita, mesmo com pressa por conta de outros compromissos, fiz a prova dos nove que faltava. O núcleo da incorreção estava no raciocínio equivocado de que ao São Caetano, em caso de empate ou de derrota, bastaria a combinação de outros dois jogos entre os quatro envolvendo equipes ameaçadas de rebaixamento. Na verdade, são três combinações desses jogos por alternativa. Ou seja: o São Caetano que não conseguir vencer o Santo André terá de contar com a colaboração de outros 270 minutos conjuntos. Se um dos quais falhar, babau.
Ao Santo André não resta saída senão vencer e depender de terceiros, em jogos que envolvem São Bento, Marília e Mirassol, equipes que jogam pelas duas últimas vagas à Série A. Ou seja: o Santo André precisa de derrotas de dois concorrentes. Esse cenário se desdobra em três possibilidades concretas. Todas passam, necessariamente, por vitória em São Caetano.
Já o São Caetano conta com nove resultados alternativos para fugir do rebaixamento, quatro dos quais caso seja derrotado pelo Santo André, e quatro em caso de empate. O principal resultado, desejado pela equipe, é a vitória no clássico. O resultado o colocaria completamente fora de qualquer projeção de queda.
Tivemos o cuidado de preparar espécie de manual para orientar em tempo real, de acordo com os resultados, a situação de cada equipe da região durante a rodada de sábado. O site especializado em esportes, Futebolinterior, acompanha minuto a minuto os resultados dos jogos. Quem pretender fixar olhos, ouvidos e mente além das emoções ao vivo ao assistir ao clássico regional, nada melhor que o resumo que apresentamos. Desde que vá ao estádio munido de algum equipamento tecnológico com acesso à Internet.
Quem disse que futebol se resume a 90 minutos esqueceu que, no caso de interesses interdependentes, um jogo pode ser multiplicado por vários jogos. O clássico representa 270 minutos para o Santo André. E muito mais para o São Caetano, tantas são as combinações previstas.
Emoções para valer
A rodada final da Série B do Campeonato Paulista promete muitas emoções além de mais que prováveis malas brancas trafegando por muitos estádios. Mala branca é incentivo geralmente negado mas oferecido por terceiros interessados em resultado ou resultados de jogos paralelos disputados por equipes que podem influir na classificação final. Exemplo: o Santo André depende de terceiros para chegar ao G-4. Quem está no G-4 corre riscos, porque um tropeço poderá retirá-lo do grupo de elite na próxima temporada. Mala branca é um dispositivo eticamente controverso que visa preservar interesses estendidos. O Mirassol joga em casa com a Ferroviária provavelmente tendo o incômodo de ver o adversário turbinado pela promessa de dinheiro extra de premiação, porque Mirassol, Santo André e Marília estão de olho naquele resultado. As recíprocas são verdadeiras. Do mesmo modo, a luta contra o rebaixamento envolve muitos interesses cruzados.
A situação é eletrizante porque a última rodada reúne oito dos 10 jogos em que os pontos em disputa valem muita coisa. Somente os jogos entre São José (rebaixado) versus Batatais (nem sobe nem cai) e União Barbarense (nem sobe nem cai) versus Velo Clube (nem sobe nem cai) poderiam ser catalogados como amistosos. Os demais é pau puro porque reúnem pelo menos uma equipe que disputa o G-4 ou procura fugir da queda.
A rodada marca os seguintes jogos: Monte Azul (nem sobe nem cai) versus (Grêmio Osasco, 17 pontos, quatro vitórias e ameaçado de rebaixamento); São Caetano (19 pontos, cinco vitórias, e ameaçado de rebaixamento) versus Santo André (32 pontos, oito vitórias e na luta pelo acesso); Capivariano (37 pontos, 11 vitórias, já classificado mas em busca do título) versus Itapirense (17 pontos, cinco vitórias e ameaçado de rebaixamento); Guaratinguetá (21 pontos, nem sobe nem cai) versus Marília (33 pontos, 10 vitórias e saldo de 12 gols, com amplas possibilidades de acesso); Mirassol (33 pontos, nove vitórias e saldo de 14 gols) versus Ferroviária (26 pontos, nem sobe nem desce); Red Bull (37 pontos, 10 vitórias, já classificado e na luta pelo título da competição com o Capivariano) versus Grêmio Barueri (17 pontos, cinco vitórias, nove gols de saldo negativo); Catanduvense (23 pontos, nem sobe nem cai) versus São Bento (34 pontos, 10 vitórias, saldo de 14 gols, com amplas possibilidades de acesso); e Guarani (nem sobe nem cai) versus Rio Branco (18 pontos, quatro vitórias, saldo negativo de um gol e ameaçado de rebaixamento).
Veja as possibilidades do Santo André para comemorar o acesso:
1. Santo André vence São Caetano, Marília perde do Guaratinguetá e o Mirassol perde da Ferroviária.
2. Santo André vence o São Caetano, Marilia perde do Guaratinguetá e o São Bento perde do Catanduvense.
3. Santo André vence o São Caetano, São Bento perde do Catanduvense e Mirassol perde da Ferroviária.
Veja as possibilidades do São Caetano para comemorar manutenção na Série B:
1. São Caetano vence o Santo André e independe de qualquer outro resultado.
2. São Caetano perde do Santo André, Grêmio Osasco perde ou empate com o Monte Azul; Itapirense empata ou perde do Capivariano e Grêmio Barueri perde ou empata com o Red Bull.
3. São Caetano perde do Santo André, Grêmio Osasco perde ou empata com o Monte Azul; Rio Branco perde do Guarani e Itapirense perde ou empata com o Capivariano.
4. São Caetano perde do Santo André, Itapirense perde ou empata com o Capivariano; Rio Branco perde do Guarani e Grêmio Barueri empata ou perde do Red Bull.
5. São Caetano perde do Santo André, Grêmio Osasco perde ou empata com o Monte Azul, Grêmio Barueri perde ou empata com Red Bull e Rio Branco perde do Guarani.
6. São Caetano empata com o Santo André, Grêmio Osasco empata ou perde do Monte Azul; Grêmio Barueri empata ou perde do Red Bull e Rio Branco perde ou empata com o Guarani.
7. São Caetano empata com o Santo André, Grêmio Osasco empata ou perde do Monte Azul; Itapirense perde ou empata com o Capivariano e o Grêmio Barueri empata ou perde do Red Bull.
8. São Caetano empata com o Santo André, Itapirense perde ou empata com o Capivariano, o Grêmio Barueri empata ou perde do Red Bull e Rio Branco empata ou perde do Guarani.
9. São Caetano empata com o Santo André, Itapirense empata ou perde do Capivariano, o Rio Branco empata ou perde do Guarani e Grêmio Osasco empata ou perde do Monte Azul.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André