Você pressupostamente joga o jogo da cidadania limpo ou dá sempre um nó para enganar o distinto público? Então, responda sem pestanejar: em que time da Província do Grande ABC você joga de fato o jogo da realidade construída, não da realidade fantasiosa?
a) No time do Assalta Grande ABC
b) No time do Festeja Grande ABC
c) No time do Omita Grande ABC
d) No time do Dissimula Grande ABC
e) No time do Defenda Grande ABC
Faça a escolha sem pestanejar, porque cada fração de segundo que separar a decisão da indecisão, mais desconfiança a escolha projetará. Difícil, não é mesmo? Para a maioria, é claro, porque uma minoria já se sentiu muito íntima de uma das expressões e, até para não passar vergonha, assumiu dupla identidade, porque é sempre possível vestir mais de uma camisa. Conheço gente que veste todas as camisas possíveis entre as apontadas. São gênios da malandragem. São jogadores profissionais. Eles não podem ser subestimados.
Sem perda de tempo, vou tentar ajudar o caro leitor a se encontrar com a própria síntese do que é de fato, não do que pensa inadvertidamente que é. Vamos então ao jogo das revelações? Vamos.
a) Assalta Grande ABC – Esse é um timaço, uma seleção, porque não é reservada a muita gente e passa por um funil classificatório que leva em conta tanto a cronologia do tempo mais largo do calendário gregoriano quanto a agenda político-eleitoral. É preciso ter muito cacife financeiro, contar com respaldo preferencialmente de classe econômica à qual pertence, frequentar ambientes mais refinados (se ambientes refinados existirem na região), não ter o menor receio de ser colhido em flagrante delito, entre outras lambanças, para jogar no time do Assalta Grande ABC incrustado em vários segmentos da sociedade. O centro catalizador e difusor histórico concentra-se nas instâncias governamentais. Para ser mais preciso: as administrações públicas são um terreno fértil aos frequentadores dessa elite que se sente acima de todos os mortais. E geralmente está mesmo, porque se safa inclusive dos poderes constituídos destinados a obstarem os passos de corrupção. Há quem entre os integrantes do Assalta Grande ABC que posa de benemérito, faz-se de vítima na Justiça, reúne a nata de representantes de forças de segurança no entorno de seus negócios e não dão a menor bola à torcida adversária. Eles são os mandachuvas.
b) Festeja Grande ABC -- Também não é um time para qualquer bico. São personagens que se dividem em pelo menos duas categorias: os que não suportam o anonimato e por isso mesmo frequentam com assiduidade as colunas sociais e os que preferem a discrição, o silêncio comedido de cobra que não dá sopa para o inverso de sorte. O Festeja Grande ABC tem imbricações históricas com o Assalta Grande ABC. São almas gêmeas. Existem um para o outro. As possibilidades de estragos são enormes quando há rompimentos. É verdade que a turma do Assalta Grande ABC muda de guarda, que novos personagens aparecem geralmente a cada eleição para ocupar o lugar de novos mandatários e seus próximos, mas quem é do grupo não perde a majestade se tiver um mínimo de juízo. Há agregados memorais que não podem ser jogados no lixo. Os negócios escusos que vincula o Festeja Grande ABC ao Assalta Grande ABC muitas vezes superam mandatos outorgados pelos eleitores. Há quem tenha habilidade de festejar sempre, qualquer que seja o resultado eleitoral. Quem jamais soube o significado de chantagem dificilmente compreenderá tanta longevidade. Quem desconhece negócios fraudulentos continuados e consensuais também.
c) Omita Grande ABC -- É imensamente grande o time do Omita Grande ABC. É a quase totalidade da população. Gente pouco adestrada a decifrar os jogos do poder porque desconhece completamente as tramas envolvendo o Assalta Grande ABC e o Festeja Grande ABC. Aliás, para parcela bastante representativa do Omita Grande ABC, é pura abstração a existência do Assalta e do Festeja. Coisa de gente que não tem o que fazer e que por isso mesmo precisa ser ignorada, quando não levada aos tribunais porque se manifestam irresponsavelmente sobre conjecturas que não passam de mesquinharias. Essa parcela do Omita Grande ABC é de pureza d’alma que contrasta com a vagabundagem do Assalta e do Festeja. Seus membros até ensaiam reclamar da vida, dos políticos, dos empresários, mas quando são solicitados a reagir, sobrevém imensa prostração. Não falta até quem se recrimine por haver pensado criticamente sobre terceiros. Quem é do Omita Grande ABC acha que o fato de comparecer às urnas de vez em quando já é suficiente para demonstrar o quanto de tônus de cidadania tem. E que certamente todos igualmente têm. Como é singelo o Omita! Mas o Omita não é uniforme. Também existe uma parte relativamente considerável que não duvida de mais nada, mas como não pode ou entende que não pode fazer mais nada, cala-se como se consentisse. Mas está na moita. Não demora, não demora, quem sabe, sai da toca além do que já produzem de estragos nas urnas eletrônicas. Mas isso é pouco. Não há reformismo sem ação.
d) Dissimula Grande ABC -- É uma turma da pesada ética. Poderia participar de qualquer telenovela que a audiência estaria garantida, porque dá show de interpretação. Nem precisaria passar por testes. São especialistas em dizer o que uma maioria quer ouvir mas quando observam que a hora de tomar decisão está chegando, correm para arrumar uma desculpa qualquer para fugir da raia. Adoram falar em derrubada da Bastilha nos bastidores mas, quando expostos à luz de medidas, viram diplomatas. Há quem entre eles pretenda até abandonar o barco de eventuais reações distribuindo culpabilidades a terceiros. Fugir da raia como covarde não fica bem para alguns mais espertalhões, por isso mesmo o melhor é sair atirando, preferencialmente contra quem se opôs a eles em momentos delicados. O Dissimula Grande ABC é uma praga muito pior que o Assalta e o Festeja porque faz um joguinho sórdido muitas vezes a salvo de terceiros que ainda o consideram vítimas de um processo supostamente engendrado para eliminá-los. Por mais que o Dissimula Grande ABC não tenha tanta proximidade com o Assalta Grande ABC, não se pode afirmar com segurança que deixe de conviver em ambientes com a turma do Festeja Grande ABC. Eles estão no limite de uma falsa segurança que lhes serve de salvo-conduto a flutuar entre essas camadas comportamentais. Não se pode dizer que o Dissimula Grande ABC tem duas caras. Seria um erro subestimá-lo.
e) Defenda Grande ABC -- A equipe do Defenda Grande ABC é a única que coloca a cara para bater, tem nomes e sobrenomes, mas é um grupo muito pequeno que resiste à tentação de cair fora porque na medida em que são poucos o peso da responsabilidade é dimensionalmente maior. O Defenda Grande ABC já conheceu idas e vindas desde que começou a ser formulado em março deste ano. Já chegou a dar sinais de esgotamento, já houve proposta para pendurar as chuteiras numa região que joga fora das regras minimamente democráticas, mas sempre aparece alguém para sinalizar horizonte melhor. Quem é do Defenda Grande ABC depois de vários meses de experimentos deu provas de que está preparado para qualquer parada, mas o bom senso indica que a gandaia geral em que se transformou a Província do Grande ABC não merece o sacrifício de camicases sociais.
Leiam também:
Em que tipo de cidadão, afinal, você se enquadra?
Total de 1097 matérias | Página 1
21/01/2025 PAULINHO, PAULINHO, ESQUEÇA ESSE LIVRO!