Esportes

Fora a matemática!

DANIEL LIMA - 04/12/2009

Como não acredito em conceitos matemáticos desenhados por gente especializada em números que transforma estudos esportivos em marimbondos enlouquecidos, procuro outra vereda para tentar estabelecer algum juízo de valor das possibilidades de o Santo André safar-se da Série B do Campeonato Brasileiro na próxima temporada.

Os quase 100% atribuídos ao Santo André como probabilidade de queda pelos estatísticos de plantão não me dizem nada. Eles já o fizeram com relação ao Fluminense e todos viram no que deu. E também o fizeram em relação ao Palmeiras e, igualmente, deram com os burros nágua.

Qual seria de fato a situação classificatória do Santo André na competição, matemática fora, agora que três resultados interdependentes decidirão se seguirá na Série A?

Como se sabe, o time de Sérgio Soares precisa vencer o Internacional em Porto Alegre e contar também com a derrota do Botafogo para o Palmeiras no Engenhão e do Coritiba para o Fluminense no Couto Pereira. Dá para tomar um Kaiser antes? — perguntaria o torcedor mais equilibrado.

Vejo o Santo André fora do rebaixamento à Série A da mesma forma que vejo o São Paulo tetracampeão da competição. O quanto isso significa em termos matemáticos é o que menos me interessa. Quero mesmo é fazer conjecturas técnicas.

Para ganhar o título da temporada o São Paulo precisa vencer o Sport e torcer para que Flamengo, Palmeiras e Internacional não vençam. Se o técnico Ricardo Gomes praticamente jogou a toalha nas entrevistas que concedeu após a goleada diante do Goiás, domingo passado, por que Sérgio Soares deveria agir diferentemente?

Apenas o Diário do Grande ABC, das leituras que fiz dos jornais de segunda-feira passada, tratou a rodada do final de semana como restauradora para o Santo André. Passou-se mensagem de expectativa de salvamento que os números classificatórios e as especificidades da rodada não endossam.

Jogasse o Santo André em casa, o Botafogo no Parque Antártica e o Coritiba no Maracanã, as possibilidades de safar-se seriam bem maiores, mas nem por isso redentoras. Menos mal que o Ramalhão não tenha de enfrentar um Internacional desesperado por uma vaga na Taça Libertadores, já garantida.

Uma leitura mais que otimista da rodada de domingo está alimentando as parcas esperanças de o Santo André continuar na principal vitrine do futebol brasileiro. Que cenário seria esse?

Imaginem que o Internacional, atingido em cheio por uma vitória rapidíssima do Flamengo no Maracanã diante de um Grêmio desinteressadíssimo, resolvesse afrouxar o ritmo e relegasse o jogo a um simples amistoso? Seria a oportunidade do Santo André conquistar os três pontos.

Mas o que pergunto é o seguinte: será que o Internacional vai se deixar abater por eventual definição rápida do resultado no Maracanã, que aumentaria a suspeita de malandragem do Grêmio? Não estaria o Internacional preparado para esse cenário e decidido, por conta disso, a ganhar o jogo de qualquer forma para, pelo menos no ambiente beligerante do Sul, propagandear um título moral, como a Seleção Brasileira de Cláudio Coutinho na Copa da Argentina, ao mesmo tempo em que infligiria toneladas de desconfiança e de traição para soterrar a credibilidade do velho rival?

Alguém acredita que o Internacional vencedor contra o Santo André e prejudicado por eventual corpo mole do Grêmio no Maracanã vai deixar barato a possibilidade de retaliar o arqui-inimigo? Por isso, a possibilidade de o Internacional entregar a rapadura motivacional contra o Santo André não é lá algo plausível. O Santo André, portanto, que conte com suas próprias virtudes se quiser surpreender.

Voltando ao cenário otimista de o Santo André vencer o Internacional em Porto Alegre, ainda faltariam os resultados em Curitiba e no Rio de Janeiro.

A derrota do Botafogo seria a consequência de um Palmeiras motivadíssimo, depois de ameaçado com a notícia de que no mesmo horário, na Vila Belmiro, o Cruzeiro vencia o Santos e obrigava o time de Muricy Ramalho a somar pelo menos um ponto. Esse é o problema, porque basta um ponto conquistado pelo Botafogo para estreitar-se ainda mais a sobrevivência do Santo André na competição.

O Botafogo poderá até safar-se com o empate, mas para o Santo André não existe condicionalidade: uma das quatro últimas posições ainda estaria em disputa. No caso do Botafogo não somar ponto, o Santo André teria ainda de concentrar a torcida contra o Coritiba, que sequer pode empatar com o Fluminense, senão a vaca ramalhina iria para o brejo.

Como quebrar o ímpeto do Coritiba se a equipe da capital paranaense só depende das próprias forças para não manchar o centenário de fundação com um ingresso na Série B? Só mesmo o Fluminense, além do Palmeiras, poderia salvar o Santo André. Um Fluminense extraordinariamente reestruturado pelo técnico Cuca e que, verdade seja dita, não merece o rebaixamento depois de saga fabulosa de recuperação.

É possível que desde a implantação de pontos corridos e de 20 concorrentes participarem da Série A do Campeonato Brasileiro o limite de 45 pontos ganhos não seja suficiente para fugir do rebaixamento. Nas temporadas passadas quem chegou a 45 pontos em 38 jogos respirou fora da zona de rebaixamento. Nesta rodada de domingo, a estatística só seria fortalecida com a derrota do Botafogo ou com a derrota do Coritiba, que somam 44 pontos, número ao qual chegaria o Santo André em caso de vitória no Sul. Na Série B, o dique dos 45 pontos não foi rompido.


Leia mais matérias desta seção: Esportes

Total de 985 matérias | Página 1

05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André
26/07/2024 Futuro do Santo André entre o céu e o inferno
28/06/2024 Vinte anos depois, o que resta do Sansão regional?
11/03/2024 Santo André menos ruim que Santo André. Entenda
05/03/2024 Risco do Santo André cair é tudo isso mesmo?
01/03/2024 Só um milagre salva o Santo André da queda
29/02/2024 Santo André pode cair no submundo do futebol
23/02/2024 Santo André vai mesmo para a Segunda Divisão?
22/02/2024 Qual é o valor da torcida invisível de nossos times?
13/02/2024 O que o Santo André precisa para fugir do rebaixamento?
19/12/2023 Ano que vem do Santo André começou em 2004
15/12/2023 Santo André reage com “Esta é minha camisa”
01/12/2023 São Caetano perde o eixo após saída de Saul Klein
24/11/2023 Como é pedagógico ouvir os treinadores de futebol!
20/11/2023 Futebol da região na elite paulista é falso brilhante
16/10/2023 Crônica ataca Leila Pereira e tropeça na própria armadilha
13/10/2023 Por que Leila Pereira incomoda tanto os marmanjos do futebol?
10/10/2023 São Bernardo supera Santo André também no futebol
10/08/2023 Santo André prestes a liquidar R$ 10 mi de herança do Saged