Imprensa

Cinco por Cinco do melhor
jornalismo regional do País

DANIEL LIMA - 27/07/2023

Uma boa notícia aos leitores de Capital diretamente ligados ao aplicativo WhatsApp e às listas de transmissão que criei há um bocado de anos e que alimento diariamente: começamos a publicar em porções diárias de cinco manchetes o melhor jornalismo regional do País, iniciado em março de 1990 com a revista de papel LivreMercado, antecessora de CapitalSocial. 

De cinco em cinco vamos encher o papo de curiosidade e atenção de leitores que vão poder voltar ao passado dos anos 1990 e chegar até estes dias. Boa parte dos mais de oito mil textos do acervo será exposto na vitrine de cinco em cinco.  

É cada vez maior o número de leitores que constam das listas de transmissão de CapitalSocial.  E também de grupos de terceiros,  dos quais CapitalSocial faz parte, emitindo o mesmo material. 

JOVENS E VETERANOS  

Reproduzir as principais manchetes de cada edição de LivreMercado desde novembro de 1996 e, mais tarde, de CapitalSocial, tem várias finalidades, todas conectadas a um objetivo específico: mostrar para a nova geração de leitores mesmo que apressados de mídias digitais, e também para matar a saudade de leitores mais experientes, como a revista de papel LivreMercado, antecessora de CapitalSocial, revolucionou o jornalismo regional.  

A publicação se colocou adiante, em forma de abordagens interpretativas ancoradas, ou seja, não delegadas a terceiros, ao desfilar característica que até hoje foge da mesmice do jornalismo diário de papel ou digital da região.  

Não é todo o acervo editorial da revista de papel LivreMercado que consta do armazenamento digital. Nem também de todo o período de circulação da publicação, entre março de 1990 e janeiro de 2009.  

SELETIVIDADE CONCEITUAL  

A fase antecedente ao formato físico de revista (em novembro de 1996) ainda não foi transferida ao acervo. Esse material, de edições em formato tabloide, permanece no estado físico, fora, portanto, do alcance virtual.  

Nem mesmo o acervo digital de novembro de 1996 até janeiro de 2009, sempre relativo à revista de papel LivreMercado, representa a massa de matérias do período.  

A transferência do material impresso para o estágio digital obedeceu à seletividade conceitual. Deu-se preferência às principais materiais institucionais de LivreMercado, que representam perto de 40% de cada edição. Os demais 60% correspondiam a uma variedade de matérias que remetiam a questões com tempo de validade jornalístico menos elástico.  

Um exemplo? Uma reportagem sobre a dinâmica de crescimento da rede regional de lojas com a marca Coop ganhou destaque na revista LivreMercado, mas não foi transplantada ao acervo digital de CapitalSocial – a partir de fevereiro de 2009 – porque continha prazo de validade.   

DURABILIDADE HISTÓRICA  

A grande maioria dos textos do acervo de CapitalSocial ao qual os leitores têm acesso decorre de um exame meticuloso que considera prioridade em forma de comissão de frente que leve em conta a durabilidade histórica do conteúdo.   

As primeiras cinco manchetíssimas levadas aos leitores de CapitalSocial pelo aplicativo WhatsApp mostraram a importância histórica de LivreMercado à compreensão das dinâmicas transformadoras e também descasos anestesiantes da região. Vejam os títulos: 

1. Precarização de relação trabalhista preocupa cada vez mais Grande ABC. 

2. Químicos sofrem com fogo cruzado de transformações econômicas. 

3. Secretários ainda discutem política tributária regional. 

4. Uma corrida contra o relógio na Volkswagen.  

5. Trator na CTBC.  

 

DECIFRANDO ESCOLHAS 

Uma breve avaliação de cada manchetíssima publicada, todas relativas à edição de maio de 1997 de LivreMercado. 

1. Os anos 1990 foram os mais dramáticos até então para a Economia da região. Os ganhos históricos de trabalhadores industriais começaram a desmoronar com acordos para evitar aceleração de debandada de empresas.  

2. Os trabalhadores químicos da região eram um caso especial de desafios que o contexto internacional impunha às empresas. A guerra fiscal comia solta. 

3. Novidade no organograma das prefeituras da região, as secretarias de Desenvolvimento Econômico prometiam intervenções contundentes para mudar um quatro de degringolada econômica. O prefeito Celso Daniel, atendendo à demanda de LivreMercado, criou a primeira secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico. Os demais prefeitos foram atrás. 

4. A Volkswagen de São Bernardo já dava sinais claros de que não resistiria à competitividade do setor automotivo e, com isso, criava mecanismos para reduzir custos que se localizavam principalmente na área de recursos humanos, muito mais dispendiosos que outras unidades da multinacional.  

5. O governo Fernando Henrique Cardoso preparava a privatização das telecomunicações e mandou um ministro a Santo André para sinalizar o que viria logo em seguida: a CTBC, criada por empreendedores locais, passou para o controle de grandes corporações do setor.  

 

PERSONALIZAÇÃO 

A relevância de  LivreMercado/CapitalSocial não se limitava às características editoriais, de fino trato em reportagens e análises. Desde a primeira edição se mantém o conceito de LivreMercado/CapitalSocial de produzir informações com personalidade editorial e, mais que isso, buscando as profundezas da interpretação que arrasasse a superficialidade geral que persiste nestes dias.  

A base dessa concepção era e continua sendo mantida: para competir com o volume do jornalismo diário que só sabe ser diário em forma impressa ou digital não há melhor alternativa que reduzir o universo a ser prescrutado e oferecer aos leitores o que poderia ser chamado de cardápio gourmet, ao invés de prato feito.  

É dessa forma que LivreMercado surgiu na praça regional e é assim que CapitalSocial procura contemplar o mesmo requisito editorial.  

A distinção entre LivreMercado e CapitalSocial é que este jornalista era responsável, entre outras funções, por 30% do material publicado por LivreMercado e desde fevereiro de 2009 CapitalSocial conta integralmente com textos deste jornalista.  

CapitalSocial é uma publicação autoral. Nada muito diferente do período de textos institucionais de diversos colaboradores de LivreMercado, sincronizadamente afeitos às diretrizes da publicação – defesa da livre-iniciativa e responsabilidade social.  

O Projeto Cinco por Cinco já chegou a 30 retratos-falados do melhor jornalismo regional do País. E vai se estender por muito tempo.



Leia mais matérias desta seção: Imprensa

Total de 1902 matérias | Página 1

22/04/2025 REVOLUÇÃO TAMBÉM NO MÉTODO DE PRODUÇÃO (4)
17/04/2025 REVOLUÇÃO TAMBÉM NO MÉTODO DE PRODUÇÃO (3)
14/04/2025 REVOLUÇÃO TAMBÉM NO MÉTODO DE PRODUÇÃO (2)
09/04/2025 MUITO MAIS QUE O MUNDO REGIONAL
08/04/2025 REVOLUÇÃO TAMBÉM NO MÉTODO DE PRODUÇÃO (1)
04/04/2025 MINISSÉRIE EXPLORA FIO CONDUTOR DO REFORMISMO
18/03/2025 A PRIMEIRA EDIÇÃO A GENTE NUNCA ESQUECE
13/12/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (41)
10/12/2024 UMA GOLEADA MAIS QUE FRUSTRANTE
06/12/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (40)
04/12/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (39)
02/12/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (38)
28/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (37)
26/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (36)
25/11/2024 ENCONTRO COM O PASSADO DE UM GRANDE ABC FORTE
21/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (35)
18/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (34)
14/11/2024 Moedas competitivas e personagens regionais
13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)