Imprensa

Reformismo solapado (13)

DANIEL LIMA - 06/03/2007

Mais uma vez fundimos duas edições de Capital Digital Online (newsletter que criamos para nos comunicar eletronicamente com colaboradores do Diário do Grande ABC durante o período em que atuamos como diretor de Redação daquela publicação) para reproduzir neste espaço, do Capital Social Online. Tanto uma quanto outra abrange diretamente a qualidade do produto. Entenda-se como qualidade do produto, no caso de um veículo de informação, o cuidado extremo com a possibilidade de não ser sequestrado pela agenda de gente interessada em tudo, menos em cidadania. Lembramos aos leitores que mergulharam no resgate dessa memória que a comunicação online era apenas uma das ações para manter permanente contato com a Redação.


Grande ABC, terça-feira, 14 de setembro de 2004


Armadilha denuncista
e o calendário eleitoral


Temos recomendado à Editoria de Política e à Secretaria de Redação cuidado específico com os oportunistas eleitorais que plantam informações para desgastar adversários políticos. Condeno veementemente a prática jornalística adotada pela maioria dos veículos de assumir a função de caixas de ressonância de sanguessugas sazonais. É preciso que materiais denuncistas sejam cuidadosamente analisados e que, mesmo assim, sejam encaminhados ao prévio conhecimento do diretor da área.


Duas questões básicas nos dão a garantia de que denuncismos precisam de tratamento ético mais cuidadoso.


Primeiro, se os eventuais casos são realmente sustentáveis, é fundamental definir a justeza de cada um. Ou seja: estão as supostas gravidades sem vícios de origem eleitoral ou estariam geneticamente comprometidas pelo calendário dos votos e, portanto, sob forte suspeição?


Segundo, se as supostas denúncias se sustentam documentalmente e se não são perecíveis ao tempo, por que não dispensar tratamento editorial depois que os votos forem contabilizados? Principalmente se o assunto em questão teve origem de fontes político-partidárias.


Essas alternativas e o conceito central não significam que vamos dispensar linearmente toda e qualquer informação valiosa. Não é isso. O que pretendo passar é que haja cuidado seletivo nesse período. Que a Secretaria de Redação esteja informada sobre matérias eventualmente explosivas e que, por isso mesmo, tenha acesso ao conteúdo a fim de avaliá-lo.


Essa orientação não tem cores partidárias específicas. Vale para todos os paços municipais e os possíveis interesses político-eleitorais que giram em torno dos poderes locais.


Grande ABC, quarta-feira, 15 de setembro de 2004


Aparato de fechamento
precisa fugir da rotina


A edição desta quarta-feira é emblemática de uma rotina que precisamos transformar em ação coordenada: as matérias locais com chamada de primeira página precisam de tratamento editorial e gráfico diferenciado. Com mais atenção, com mais integração.


Por mais atenção e por integração entenda-se a necessidade de mais profissionais envolverem-se com o assunto, dentro e fora de cada editoria propriamente dita. Ou seja: nessas ocasiões a Editoria Especial, formada pelos membros da Secretaria de Redação e vários agregados, não pode perder a embocadura. Tem de dar assistência integral ao editor e aos jornalistas envolvidos.


Na cobertura de hoje, quando pudemos confrontar nosso material com outros jornais em assuntos do Grande ABC, sentimos dificuldades de nos ombrearmos em vários aspectos. Sabemos de nossas dificuldades operacionais, técnicas, estruturais, mas isso não pode nos servir de proteção. Conversaremos com os profissionais envolvidos nos assuntos desta edição, mas antecipo que poderíamos ter tido material mais qualificado. Não que o que publicamos tenha comprometido o veículo. Nada disso. Mas poderia ser melhor.


Precisamos compreender esse conceito da forma mais ampla possível a fim de tornar rotina esse tipo de inquietação que por si só desdobra-se do próprio cotidiano editorial. O que vai para a primeira página pressupõe maior importância e, portanto, exige atenção mais especial ainda. De cabo a rabo da operação. Sabemos que já existe natural busca nesse sentido, mas ainda não se tornou dogma, no bom sentido.


Para terminar, espero que aquele profissional mau-caráter que recebe uma das cópias desta newsletter e eventualmente replica a amiguinhos fora de nossa empresa sempre com comentários próprios de sua mesquinhez, tenha ao menos a coragem de se apresentar pessoalmente à minha sala para uma conversa de homem e de profissional. Se achar que isso é impossível, por causa de suas limitações como homem e como profissional, que escolha a arma que quiser, mas de forma transparente. Sem sem-vergonhice. Menos sofrível que esse protótipo de esterco não esteja diretamente em nossa redação.


CONTEXTUALIZANDO
O que para muitos jornalistas pode parecer o bê-á-bá de uma Redação e, portanto, fugiria da necessidade de disseminar conceitos, no caso específico do Diário do Grande ABC se convertia em gênero de primeira necessidade. Destilar conceitos permanentemente era a forma que utilizava para adensar o espírito de equipe e também para quebrar referenciais ultrapassados. Essas observações valem especificamente para os cuidados com o fechamento editorial de primeira página porque no outro, de comportamento da mídia no calendário eleitoral, o que expusemos era algo que, como se sabe, de maneira geral, as empresas de comunicação simplesmente manipulam na tentativa de dar roupagem de seriedade.


Leiam também:


Reformismo solapado (12)


Leia mais matérias desta seção: Imprensa

Total de 1859 matérias | Página 1

16/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (14)
13/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (13)
11/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (12)
09/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (11)
05/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (10)
03/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (9)
21/08/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (8)
15/08/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (7)
08/08/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (6)
02/08/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (5)
25/07/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (4)
16/07/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (3)
10/07/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (2)
04/07/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (1)
13/06/2024 CapitalSocial: atacado do atacado e livro histórico
09/05/2024 Perguntas para o deputado Manente
08/05/2024 Veja as perguntas ao sindicalista Martinha
07/05/2024 Veja todas as perguntas ao vereador Carlos Ferreira
06/05/2024 Ao Judiciário e ao MP: acusado faz ameaça