Qual foi o comportamento da economia de cada um dos municípios da Província do Grande ABC e da Província do Grande ABC como um todo entre 1999 e 2009? Resolvemos reviver uma experiência de sucesso no passado: acabamos de montar o G-20 Paulista, o clube dos 20 municípios economicamente mais importantes do Estado de São Paulo, exceto a Capital.
Comparamos o PIB (Produto Interno Bruto) de cada um e chegamos a várias conclusões. A principal é que ainda não retomamos e dificilmente retomaremos a rota do desenvolvimento econômico. Há cidades da Província que recuperam parte das perdas do pós-Real, mas outras não conseguem acertar o passo. Santo André, por exemplo.
O G-20 representa 30% do PIB paulista. Não é pouca coisa. Muito pelo contrário: como a Capital sozinha chega a 25%, compreende-se a importância desses municípios. A maioria está localizada na Região Metropolitana de São Paulo e na chamada Grande São Paulo Expandida, formada por Grande Sorocaba, Grande Campinas, Grande São José dos Campos e Baixada Santista.
Por que resolvemos restabelecer estudos comparativos que tanto sucesso fizeram no passado, quando criamos o IEME (Instituto de Estudos Metropolitanos), que analisava quase uma centena de municípios em 15 quesitos diferentes, de economia a finanças, de saúde à educação, de criminalidade à tributos? Porque não dá mais para suportar o jogo de manipulação estatística e conceitual que a Prefeitura de Santo André, inerte em todos os sentidos na pasta de Desenvolvimento Econômico, está a patrocinar com invencionices que procuram puxar a sardinha de resultados para a própria brasa de irresponsabilidade informativa.
Passado que dá respaldo
Lembro àqueles que por ventura ou por sedução ou por malandragem ou por idiotice vinculam minhas intervenções sobre os despautérios
João Batista Pamplona fez tudo para agradar ao chefe e à torcida organizada que faz barulho e nada mais na Província do Grande ABC. Chegou ao desplante de afirmar que a Província não sofrera desindustrialização. Só para se ter ideia, o Valor Adicionado da região emagreceu um terço durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso.
Portanto, o que vamos apresentar a partir desta quarta-feira de cinzas são estudos sérios, despartidarizados e incômodos à maioria que mora nesta Província e quer estimular o eterno jogo de simulações para se locupletar. A Prefeitura de Santo André está se esmerando nisso. Um crime contra a sociedade que precisa ser bem informada.
Total de 1894 matérias | Página 1
21/11/2024 QUARTO PIB DA METRÓPOLE?