Imprensa

O que pensa o homem que pode
ser o sucessor de Luiz Marinho?

DANIEL LIMA - 25/06/2013

É o que a revista digital CapitalSocial vai apresentar na edição desta quarta-feira, após produzir Entrevista Especial com Tarcísio Secoli, supersecretário da Prefeitura de São Bernardo. Tarcísio Secoli é considerado um dos quadros mais importantes do PT na região, mas difere da maioria dos políticos e dos candidatos a político. Discreto, econômico nos gestos, cuidadoso com as palavras, reflexivo, Tarcísio Secoli deixou o cargo de secretário dos secretários da primeira gestão de Luiz Marinho, a Secretaria de Governo, para virar supersecretário de Serviços Urbanos.


 


Veja as perguntas que CapitalSocial endereçou ao provável candidato do PT nas eleições municipais de 2016. As respostas serão publicadas nesta quarta-feira:


 


CapitalSocial – O que mais se fala em São Bernardo é que o senhor será o candidato à sucessão de Luiz Marinho em 2016, razão pela qual deixou o centro do poder político explícito, no Paço Municipal, como secretário dos secretários, e se deslocou ao centro do poder de votos, que é a Secretaria de Serviços Urbanos. Essa operação estratégica foi concebida exatamente por conta do esticamento da proposta de massificar seu nome?


 


CapitalSocial – Até que ponto as entranhas sindicais de um Município forjado nas lides trabalhistas influencia os resultados eleitorais à Prefeitura de São Bernardo? O senhor acha possível ganhar uma eleição apenas com as ramificações sociais dos trabalhadores ou a classe média de profissionais liberais e executivos de diversos setores tem peso que precisa ser bem avaliado?


 


CapitalSocial – O senhor é considerado um agente público muito centrado em projetos e metas, com capacidade de articulação e de convencimento em pequenos grupos de colaboradores. Por isso o colocam sob suspeição como industrializador de votos populares, já que não é visto como alguém com empatia popular, porque é econômico em gestos e palavras. Mesmo sem levar em conta a possibilidade de concorrer, mas apenas para sentir o pulso de eventual candidatura, que tipo de avaliação o senhor produz sobre suposta distinção de personalidade?


 


CapitalSocial – Até que ponto o quadro macroeconômico nacional, que tem sempre relação muita próxima com o quadro macropolítico regional, interferirá nas eleições para a Prefeitura de São Bernardo em 2016? O senhor acredita em maiores riscos se eventualmente o PT não reeleger Dilma Rousseff à presidência da República ou entende que eleições locais são uma coisa e eleições gerais outra?


 


CapitalSocial – Um candidato com histórico sindicalista jamais conseguiria ser governador do Estado de São Paulo? Estaria o prefeito Luiz Marinho marcado para morrer na praia se pretender mesmo um dia concorrer ao Palácio dos Bandeirantes?


 


CapitalSocial -- Qual sua avaliação sobre o contexto esportivo, social e político-partidário de um representante de São Bernardo no futebol de São Paulo, caso do São Bernardo Futebol Clube? Não lhe parece que houve politização partidária demais no gerenciamento de um projeto de fortalecimento da equipe da cidade que disputa a Série A do Campeonato Paulista, quando o recomendável, levando-se em conta que futebol também é mercado consumidor é minimizar possível a conotação petista do projeto?


 


CapitalSocial – Se o senhor tivesse que citar três destaques temáticos dos quatro anos e meio da Administração Luiz Marinho, sempre considerando aspectos que confluam em direção ao atendimento da sociedade combinado com as naturais pretensões de o partido seguir no poder, quais programas ou projetos citaria?


 


CapitalSocial – A usina de incineração de lixo que está prestes a ocupar antigo lixão do Alvarenga, sob sua coordenação, supostamente não representaria qualquer risco ao meio ambiente? O senhor garante essa segurança sem que a afirmativa pareça algo adequado a quem está no centro do poder decisório em São Bernardo e observa que a obra seria um grande chamariz votos?


 


CapitalSocial – Seria a citada usina, que poderia ser inaugurada às vésperas das eleições de 2016, o porta-estandarte impactante de sua eventual candidatura à sucessão de Luiz Marinho?


 


CapitalSocial – Qual sua avaliação sobre o eixo à composição de um secretariado municipal, seja qual for o vencedor de uma disputa eleitoral? O senhor é favorável a um grupo prevalecentemente formado por gente de São Bernardo, entende que uma maioria de fora sempre é capaz de oxigenar o ambiente estratégico de atuação, acredita que o melhor mesmo é associar os dois princípios, ou não tem dúvidas de que o que deve pesar sempre e sempre, independentemente de qualquer outro fator, inclusive de pressões políticas, é a capacidade de exercer a função?


 


CapitalSocial -- O senhor tem um entendimento diferenciado, a separar o lado de cidadão comum e o lado de autoridade municipal, numa análise sobre a mobilidade viária em São Bernardo e na Região Metropolitana de São Paulo, ou entende que não há como distinguir uma realidade da outra? E qual é, seja qual for a resposta, sua avaliação sobre o caos metropolitano que trecho sul do Rodoanel nenhum conseguiu amenizar?


 


CapitalSocial – O senhor também entende que o mercado imobiliário é um macaco de interesses nem sempre republicanos na cristaleira de preservação da qualidade de vida, porque atua com liberdade demais, principalmente no açodamento que se cristaliza com verticalização indomável? Acha que é possível apenas com investimentos em transporte coletivo público amenizar os dramas diários de deslocamento mais que viciado em direção a determinadas regiões detentoras do maior contingente de empregos ou que é indispensável disciplinar com rigidez o uso e a ocupação do solo?


Leia mais matérias desta seção: Imprensa

Total de 1859 matérias | Página 1

16/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (14)
13/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (13)
11/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (12)
09/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (11)
05/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (10)
03/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (9)
21/08/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (8)
15/08/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (7)
08/08/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (6)
02/08/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (5)
25/07/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (4)
16/07/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (3)
10/07/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (2)
04/07/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (1)
13/06/2024 CapitalSocial: atacado do atacado e livro histórico
09/05/2024 Perguntas para o deputado Manente
08/05/2024 Veja as perguntas ao sindicalista Martinha
07/05/2024 Veja todas as perguntas ao vereador Carlos Ferreira
06/05/2024 Ao Judiciário e ao MP: acusado faz ameaça