Os leitores vão ter a oportunidade de reviver ou de viver um dos muitos exemplos de embates que tivemos à frente da revista LivreMercado por conta de um dos temas mais abrasivos a pautar a imprensa nos anos 1990: a desindustrialização da Província do Grande ABC. As duas análises que incorporamos abaixo foram produzidas em 2001; portanto há 12 anos.
Apesar do rabo de porco, do focinho de porco e das orelhas de porco da desindustrialização, não faltava quem por incompetência, interesse partidário ou entrega ideológica insistia em bater o pé de que não se tratava de porco, mas de feijoada. Ou seja: sempre aparecia um bobo da corte para tentar instalar dúvida onde as certezas estavam cristalizadas. O porco da industrialização estava vivo – não poderia, portanto, ser uma feijoada.
A reprodução dos dois textos dá sequência à operação de resgate diário do acervo da revista LivreMercado e também da então newsletter CapitalSocial, preparado ao longo dos anos mais tempestuosos da Província do Grande ABC. Sim, os anos 1990 foram os mais transformadores da história regional. Quem não os viveu intensamente não sabe o que perdeu. Não sabe também o quanto isso significa de frustração e de indignação, marcas que se solidificam na alma.
Os leitores mais antigos deste CapitalSocial, herdados de LivreMercado, vão se deliciar com os textos sugeridos abaixo. Afinal, os trabalhos colocam no mesmo ringue de assertivas este jornalista e o economista João Batista Pamplona. Este jornalista todos conhecem. Já Pamplona foi um meteoro que passou por aqui desfilando montanha de ilusões estatísticas e um caminhão de subjetividades.
É claro que o desmascaramos, cumprindo rigorosamente o dever profissional. Outras mídias, sobretudo o Diário do Grande ABC, se juntavam ao então representante da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Havia tratado informal de que tudo que enchesse a bola da região deveria ganhar destaque, mesmo que os fundamentos fossem furados. Nosso Complexo de Gata Borralheira vem do passado.
Imaginam os leitores o quanto nos causou complicações bater nas teorias furadas de João Batista Pamplona e de tantos outros agentes da contravenção estatística e analítica tendo o Diário do Grande ABC como sócio majoritário da revista LivreMercado? Enfrentamos dois adversários poderosos: o enviado especial da vez na propagação de bobagens informativas e um pacto de triunfalismo firmado entre o jornal e as administrações municipais.
No caso de João Batista Pamplona, como em tantos outros, não deixamos que a verdade fosse asfixiada. Muito pelo contrário: as relações societárias com o Diário do Grande ABC, então em fase de grandes mudanças acionárias, esgarçaram-se completamente. Mas não permitimos que o jornalismo fosse violado no sentido mais nobre de sua missão, ou seja, na liberdade de expressão e, mais que isso, na capacidade de contestar os fraudadores de informações.
Leiam, portanto:
Mitos e fatos da “desindustrialização”
Mitos e fatos da desindustrialização
Total de 1882 matérias | Página 1
08/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (31)