Economia

Recuperamos 40 páginas do
nosso coração econômico

DANIEL LIMA - 31/03/2010

Já abundam nestas páginas digitais matérias sobre a indústria automotiva do Grande ABC, que, todos sabem, é o coração econômico de 2,7 milhões de habitantes. Mas não é por ter tanto texto disponível que chegamos ao fundo do baú. Para aproveitar os próximos dias de descanso da maioria dos leitores, selecionamos materiais impressos ao longo da história da revista LivreMercado, publicação que idealizei e comandei editorialmente durante 19 anos e da qual me afastei em janeiro do ano passado. Nos últimos tempos, como se sabe, Livre Mercado (assim mesmo, separadamente) vive em estado vegetativo comercial, administrativo e editorial.


E o que temos para este final de semana prolongado são 12 textos imperdíveis que enriquecem ainda mais este site.


Foi por essas e por outras que, ao ceder a marca LivreMercado ao falastrão Walter Sebastião dos Santos, da Best Work Consultoria Empresarial, mantive o acervo editorial.


Não teria dado pérolas aos porcos, sob pena de atirar no lixo o período mais relevante da história econômica do Grande ABC, acompanhado atentamente por uma equipe de jornalistas que jamais se deixou influenciar por fatores externos, políticos e econômicos. Apesar de todas as pressões econômicas que sofremos no período, excomungados pelos por bajuladores e cenaristas convictos.


Apenas para abrir o apetite, faço um breve resumo do que os leitores encontrarão nessa nova leva do que imaginei chamar de desova textual para em seguida me arrepender. Desova não fica bem, porque remeteria à mortalidade. O que temos é exatamente o inverso. Diria que se trata de pepitas de ouro que, quando se juntam, lembram Serra Pelada dos bons tempos. Afinal, tudo isso faz parte da história do Grande ABC. É impossível compreender principalmente as duas últimas décadas da região sem esse encontro com o passado. O conjunto desses trabalhos representou 40 páginas impressas em diferentes edições.


Os títulos mencionados nos textos abaixo foram, em alguns casos, adaptados à diagramação deste espaço editorial.


 Na edição de março de 1999 escrevi uma Reportagem de Capa sob o título original “Quem disse que a VW não tem futuro?“. Antecipamos que aquela imensidão de 1,1 milhão de metros quadrados construídos na Via Anchieta seria redimensionada e redividida.


 Na edição de outubro de 1999 Malu Marcoccia escreveu sob o título original “Tudo para demolir o mito da cidade“, um texto inédito sobre as mudanças físicas e o planejamento estratégico a Volkswagen já implementava.


 Em junho de 2000 Rafael Guelta produziu texto espetacular sobre as transformações na mão-de-obra das linhas de montagens das montadoras do Grande ABC — Peão, uma ova! foi um capítulo especial na história do jornalismo regional.


 Em fevereiro de 2001 voltei a escrever, sob o título original “Montadoras são heroínas e vilãs“. Abordei a influência do tratamento diferenciado das montadoras de veículos do Grande ABC no conjunto dos empregados do setor industrial.


 Em setembro de 2003 escrevi sob o título original “Concorrência em excesso faz mal” que o modelo automotivo herdado por Fernando Henrique Cardoso dos tempos de autarquia econômica sob dirigismo do Estado e o mapa do inferno que o ex-presidente entregou ao sucessor Lula da Silva simbolizavam muitos mais que dois períodos flagrantemente contrastantes e perniciosos do guarda-roupa macroeconômico nacional.


 Também em setembro de 2003, André Marcel de Lima, sob o título original “Mais trovoadas no setor automotivo“, ouvia uma especialista no assunto, Letícia Costa, presidente da consultoria Booz, Allen & Hamilton. A executiva previa que o setor automotivo passaria por compactação radical nos anos seguintes e que sobrariam não mais que oito grupos automotivos em 2010.


 Em agosto de 2004, André Marcel de Lima produziu matéria inédita sob o título original “Somos peso pesado no setor automotivo“, quando, contrapondo os custos de produção regional, mais elevados que o restante do País, expunha uma tendência confirmada de que as fábricas locais fortaleceriam o viés de maior grau de sofisticação dos produtos.


 Em setembro de 2006, André Marcel de Lima escreveu sob o título original “Volkswagen na lanterna“, que, num cálculo inédito, a planta da multinacional em São Bernardo empregava gente demais em relação à quantidade de veículos produzidos.


 Em outubro de 2006, escrevi sob o título original “É bobagem transformar Volkswagen em vilã nacional” a respeito da demissão de 3,6 mil trabalhadores em setembro.


 Em janeiro de 2007, André Marcel de Lima, sob o título original “Com dinheiro dos outros“, questionava se a movimentação recorde do mercado doméstico movido a financiamento se manteria sem crescimento sustentado.


 Em março de 2007, André Marcel de Lima, sob o título original “Fatia maior de um bolo menor“, dimensionava a participação relativa das montadoras locais na produção nacional de veículos pesados.


 Para completar, em abril de 2007, André Marcel de Lima escreveu sob o título original “Primos ricos, primos pobres“, matéria inédita sobre o ilusionismo de que os salários das montadoras do Grande ABC fabricavam um paraíso metalúrgico.


Leia mais matérias desta seção: Economia

Total de 1892 matérias | Página 1

07/11/2024 Marcelo Lima e Trump estão muito distantes
01/11/2024 Eletrificação vai mesmo eletrocutar o Grande ABC
17/09/2024 Sorocaba lidera RCI, São Caetano é ultima
12/09/2024 Vejam só: sindicalistas agora são conselheiros
09/09/2024 Grande ABC vai mal no Ranking Industrial
08/08/2024 Festejemos mais veículos vendidos?
30/07/2024 Dib surfa, Marinho pena e Morando inicia reação
18/07/2024 Mais uma voz contra desindustrialização
01/07/2024 Região perde R$ 1,44 bi de ICMS pós-Plano Real
21/06/2024 PIB de Consumo desaba nas últimas três décadas
01/05/2024 Primeiro de Maio para ser esquecido
23/04/2024 Competitividade da região vai muito além da região
16/04/2024 Entre o céu planejado e o inferno improvisado
15/04/2024 Desindustrialização e mercado imobiliário
26/03/2024 Região não é a China que possa interessar à China
21/03/2024 São Bernardo perde mais que Santo André
19/03/2024 Ainda bem que o Brasil não foi criado em 2000
15/03/2024 Exclusivo: Grande ABC real em três dimensões
14/03/2024 Região sofre com queda de famílias da classe rica