Imprensa

Marinho anuncia nova lorota: vai
combater especulação imobiliária

DANIEL LIMA - 18/08/2014

O prefeito Luiz Marinho comprova mais uma vez que é portador da Síndrome do Aperto do Parafuso Intelectual, Sapi para os especialistas em cognição administrativa. Ele acaba de ganhar novos 20 pontos no Observatório de Promessas e Lorotas desta revista digital e agora passa a somar 470. Consolida-se na vice-liderança de uma competição vexatória. O líder é Carlos Grana, de Santo André, com 820 pontos. Donisete Braga, de Mauá, segue na terceira colocação com 150 pontos de passivo, contra 120 pontos do quarto colocado, Lauro Michels. O quinto colocado é o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, com 110 pontos. Gabriel Maranhão, de Rio Grande da Serra, soma 50 pontos e só perde para Saulo Benevides, de Ribeirão Pires, com 30 pontos negativos.


 


Marinho disse ao jornal Repórter Diário que vai acabar com a especulação imobiliária que envolve áreas industriais desativadas, impedindo que sejam ocupadas por torres residenciais. Como se sua Administração de seis anos incompletos não fosse pusilânime com o setor imobiliário, invasor dos principais corredores viários, sem oferecer contrapartida de transporte público de qualidade.


 


E como se não tivesse permitido que torres residenciais subissem em áreas que outrora receberam indústria de transformação, como é o caso da Kanf Isopor, fábrica que até outro dia constava da Rua Álvaro Magalhães, Bairro Planalto, agora em fase de conversão àquilo que Luiz Marinho diz combater.


 


Para que não fique a menor duvida sobre a veracidade de mais um atentado de Luiz Marinho ao bom senso, depois de ter declarado que iria construir um Aeroportozão (aeroporto internacional) na área de mananciais de São Bernardo, reproduzo integralmente a declaração do chefe do Executivo de São Bernardo ao Repórter Diário de 17 de agosto último, a propósito da saída da fábrica da Rolls Royce:


 


 O que eu posso garantir é que o local que sai uma empresa não terá espaço para especulação ou investimento imobiliário. Eu não permitirei. Aviso aos navegantes. Não há qualquer possibilidade de espaço de indústria virar empreendimento habitacional.


 


Múltiplos aspectos


 


Há aspectos múltiplos que desafiam o conhecimento de quem pretende analisar para valer a afirmativa do prefeito de São Bernardo. O principal, provavelmente, é que o ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e ex-ministro de duas pastas do governo Lula da Silva, seu protetor, traveste-se de imperialista. Até que ponto Marinho desdenha da legislação que contempla a finalidades residenciais imensas áreas de São Bernardo, muitas das quais com plantas industriais desativadas ou a desativar? Teria Luiz Marinho tanta convicção de que o Legislativo de São Bernardo é tão servil e lhe dobraria a espinha ante tamanho absurdo?


 


A declaração de Luiz Marinho é de total conveniência político-eleitoral, não mais que isso – além de flagrante estultice, é claro. Muito mais grave que qualquer iniciativa que venha a tomar para supostamente enquadrar o território de São Bernardo num arcabouço de responsabilidade social é a especulação em torno do chamado Aeroportozão que, no máximo, vai virar uma pistazinha de pouso e decolagem, prevista para o entroncamento da Anchieta com a Imigrantes, ou seja, os mananciais.


 


Administração conivente


 


Que quer Luiz Marinho de fato com a propaganda enganosa de moralidade no uso e ocupação do solo pós-industrial de São Bernardo sendo sua Administração conivente com mercadores imobiliários?


 


Ou alguém precisa ser lembrado de que não faz muito tempo Marinho engavetou ou mandou engavetar as provas do crime cometido pelo empresário Milton Bigucci na arrematação fraudulenta da área em que se constrói o empreendimento Marco Zero? É verdade que a maracutaia se deu na Administração de William Dib, antecessor de Marinho, mas o petista entrou no jogo de interesses escusos e sabotou as apurações iniciais mal-ajambradas do Ministério Público. Luiz Marinho poderia ter agido com honradez e lisura ao determinar medidas para anular aquela licitação pública. Preferiu alinhar-se a Milton Bigucci, inclusive ao prefaciar, tempos depois, folhas impressas que o empresário chamou de livro numa estonteante ofensa à cultura.


 


Estaria Luiz Marinho, de fato, enviando uma mensagem cifrada aos empreendedores e mercadores imobiliários que têm nas terras industriais de São Bernardo uma tremenda potencialidade de uso a outras finalidades? Que pretenderia Luiz Marinho? Quer chamar para sua Administração a atenção dos investidores e especuladores, sugerindo-lhes o endereço mais apropriado a negociações preliminares?


 


Quer Luiz Marinho apropriar-se da fórmula da especulação imobiliária, deixando aos entendidos no assunto apenas os ossos do ofício? A centralização de um poder que é supostamente apenas do mercado transformaria a gestão de Luiz Marinho em algo semelhante à atuação dos cambistas de eventos. Luiz Marinho seria, portanto, um atravessador.


 


Hão de entender os leitores que as declarações de Luiz Marinho beiram o ridículo. Vejam só, no caso da debandada da Rolls Royce, cuja planta é vizinha à Anchieta. O proprietário certamente pretende dar finalidade econômica compatível com o valor de mercado. Terão Luiz Marinho e parceiros sindicais cacife para atrair outra ou outras empresas industriais para ocupar aquela área? Os direitos constitucionais do proprietário serão preservados?


 


Mão na massa


 


Seria ótimo se depois de tantas estripulias sindicais, que contribuíram e ainda contribuem para engrossar o caldo do Custo ABC, tanto o ex-sindicalista Luiz Marinho como seus sucessores e assessores botassem a mão na massa para atrair investimentos. Mas, convenhamos, a tarefa é inglória. Há um rastro de baixa competitividade regional ditada também pelo sindicalismo que nem mesmo a força de sedução implícita do governo federal petista garante uma retaguarda que torne o quadro menos complicado.


 


A pergunta que se faz, caso seja levada a sério a lorota do prefeito Luiz Marinho, é que resposta efetiva daria a Prefeitura de São Bernardo se os tempos futuros não forem tão bicudos e a demanda por empreendimentos imobiliários se torne caudalosa. O que não falta é terreno industrialmente ocupado ou desativado à disposição de investimentos mais interessantes do que produzir nestas praças.


 


Luiz Marinho é um dos porta-vozes mais inapropriados para falar em especulação imobiliária e investimentos imobiliários na Província do Grande ABC. Quem reúne a ficha corrida de notório frequentador da escola de especulação sindical como ele, legado que se soma às liberalidades de uso e ocupação do sol, não tem autoridade moral e ética para enquadrar gente séria e gente pouco séria do mercado imobiliário.


 


Vejam as promessas e lorotas de Luiz Marinho:


 


Administração Luiz Marinho


 


 Em cinco de junho de 2009 a Administração Luiz Marinho anuncia que São Bernardo poderá abrir o Parque Temático do Automóvel. Um dos principais itens a compor o parque é um museu, responsável por contar não apenas a história dos carros, mas também da indústria automobilística e as mudanças que causou na cidade. Está previsto também um centro de exposições e convenções para suprir a demanda da região, segundo notícia do jornal Repórter Diário. “Queremos viabilizar o projeto para que seja um presente para a cidade e para os moradores de São Bernardo. Mas ainda estamos conversando com especialistas para que tudo saia da melhor maneira”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jefferson da Conceição. Vale 20 pontos.


 


 Em 13 de novembro de 2009 o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, Jefferson José da Conceição, anuncia durante o 2º Congresso de Recursos Humanos que a Prefeitura deverá revisar a Lei de Incentivos Fiscais para sensibilizar empresas de inovação tecnológica a instalarem-se na cidade. “Não sabemos quando e como vai funcionar a nova lei. Estamos discutindo os critérios. Existe a necessidade e consideramos importante criar incentivos para empresas de inovação. Possivelmente seguirá o mesmo molde do formato aplicado a outros segmentos” – explicou o secretário. Vale 10 pontos.


 


 Em 15 de abril de 2010 o prefeito Luiz Marinho inaugura a maquete do Hospital de Clínicas de São Bernardo, na Estrada do Alvarenga. A previsão é de que a unidade ficará pronta em 2012 e terá capacidade mensal para atender de cinco a sete mil pessoas e fazer de 800 a mil internações. O hospital seria referência regional em neurocirurgias, tratamento de ortopedia e atendimento de doenças cardiovasculares. Estão previstos 180 leitos de internação e 60 leitos de UTI. Vale 10 pontos.


 


 Em 12 de novembro de 2010 foi anunciado pelo prefeito Luiz Marinho o Polo Aeronáutico de São Bernardo, como promessa de que iniciaria os trabalhos no primeiro trimestre de 2011. Marinho estava acompanhado no encontro por Bengt Janer, executivo da Saab no Brasil. O Polo anunciado consistiria no Centro de Pesquisas Aeronáuticas que atuará como um grande núcleo estratégico responsável pela viabilização, junto ao mercado, de projetos na Área de Defesa e Inovação Urbana. A iniciativa contaria com um Conselho de Administração composto por representantes da Prefeitura, universidades (FEI e UFABC) e Incubadoras. Luiz Marinho ressaltou que toda a região seria beneficiada com a instalação. “Traz riqueza intelectual. Produção de tecnologia é importante para qualquer região do mundo. É motivo de muita alegria. É positivo para nossa cidade e para a região” – disse ao jornal Repórter Diário. Vale 10 pontos.


 


 Em sete de agosto de 2011 Luiz Marinho anuncia que usaria o consumo do contribuinte a favor do Estado ao torná-lo agente de fiscalização. A iniciativa, batizada de Programa de Incentivo Fiscal à Cidadania, vai devolver 20% do valor do Imposto Sobre Serviço (ISS) em créditos, que poderão abater até 50% do valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Condomínios residenciais também seriam beneficiados, recebendo de volta 10% do ISS. A expectativa era de que o programa entraria em funcionamento em 1º de novembro de 2011. Marinho prometeu que o sistema funcionaria nos mesmos moldes da Nota Fiscal Paulistana, que segue o modelo do governo do Estado. Marinho deu um exemplo do projeto: “Quando o consumidor para seu veículo em um estacionamento de São Bernardo, ele pode pedir o cupom fiscal com o seu CPF”. Esse documento automaticamente será creditado no sistema. Vale 10 pontos.


 


 Em 15 de outubro de 2011 o jornal Diário do Grande ABC deu em manchete principal de primeira página que o prefeito Luiz Marinho planeja construir um aeroporto internacional em São Bernardo, disposto que estava a entrar na briga com Caieiras para conquistar o terceiro terminal aeroportuário de grande porte da Região Metropolitana de São Paulo. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jefferson da Conceição, “deu mostras de que o plano não está em estágio tão primário na Administração, tanto que afiançou que há um projeto executivo finalizado. Esse documento é responsável por demarcar o terreno do aeroporto, delinear estratégias e até estipular a capacidade de funcionamento”, publicou o jornal.  Vale 20 pontos.


 


 Em 14 de abril de 2012 jornais anunciaram que Luiz Marinho manteve reunião com a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, para assinar ordem de serviço do Museu do Trabalho e do Trabalhador. O investimento será de R$ 18 milhões, dos quais R$ 14,4 milhões do governo federal e o restante da Prefeitura. Marinho prometeu o museu estará pronto em 2013. O Museu do Trabalho e do Trabalho será construído, segundo a Administração Marinho, no terreno do antigo Mercado Municipal, no Centro. Vale 10 pontos.


 


 Em 17 de abril de 2012 Luiz Marinho anuncia que negocia com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) a permissão para que os ônibus intermunicipais utilizem parte do Corredor ABD, de uso exclusivo dos trólebus, administrados pela Metra. O prefeito pretende que pelo menos 10 linhas possam utilizar a faixa segregada na Avenida Brigadeiro Faria Lima, que liga o Centro ao Terminal Ferrazópolis. Em troca, o Executivo faria mudanças viárias no Paço Municipal para garantir maior fluidez ao transporte público. O projeto batizado Via Livre, prevê o fechamento do retorno entre a Praça Samuel Sabatini e a Guarda Civil para carros de passeio, trajeto que seria ocupado apenas por ônibus. Passam por São Bernardo 56 linhas intermunicipais, das quais 21 percorrem a Faria Lima.  A expectativa do secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Oscar Silveira Campos, é de que os ônibus comecem a utilizar a via segregada ainda em 2012. Vale 10 pontos.


 


 Em 7 de maio de 2012 o secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Oscar Silveira Campos, anuncia que até o final de 2013 motoristas terão novas opção de acesso à Avenida Pereira Barreto, porque a Prefeitura irá estender a Rua Kara. Com cerca de 600 metros de extensão, a Rua Kara liga a Avenida Kennedy à Avenida Senador Vergueiro. A proposta é ampliar em 800 metros, cruzando a Avenida Aldino Pinotti até chegar à Pereira Barreto. Vale 10 pontos.


 


 Em 1º de junho de 2012 Luiz Marinho apresenta formalmente projeto de requalificação da Rota do Peixe, formada por restaurantes que sobraram na Estrada do Mar, às margens da Represa Billings. Dos cerca de 30 restaurantes da área, restaram apenas três. Os terrenos pertencem à Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia). Uma ação na Justiça solicitando suspensão do processo de integração de posse foi anunciada pela Prefeitura. O projeto apresentado à Emae pela Prefeitura consiste, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jefferson José da Conceição, em potencializar e valorizar os recursos naturais, fomentar o lazer e o turismo local e revitalizar os empreendimentos existentes. Entre as ações estão a criação de um portal da Rota do Peixe, bolsões de estacionamento, ciclovias e redutores de velocidade, além de sinalização turística. Vale 10 pontos.


 


 Em 22 de junho de 2012 Luiz Marinho anuncia a construção de mais um viaduto na Rodovia Anchieta, próximo à divisa com São Caetano. A intenção, segundo o jornal Diário do Grande ABC, é desafogar o tráfego nas saídas do quilômetro 13 e do quilômetro 14 da rodovia, com acesso aos bairros Rudge Ramos e Taboão. A área sofre diariamente com congestionamentos nos horários de pico por causa de universidades e empresas instaladas nas imediações. Segundo Marinho, a intenção é começar a construir o viaduto após a implementação de 11 novos corredores de ônibus em São Bernardo, previstos, segundo ele, para serem entregues no início de 2014. Vale 10 pontos.


 


 Em quatro de julho de 2012 Luiz Marinho anunciou, durante a entrega de novo acesso viário no Bairro Planalto, que estuda o uso de barcos nas proximidades da Represa Billings, com finalidade de dar fluidez ao trânsito utilizando sistemas de ônibus e metrô. Marinho preferiu não estipular prazo para a execução da proposta. Vale 10 pontos.


 


 Em 11 de agosto de 2012 o então candidato à reeleição Luiz Marinho prometeu ante comerciantes que pretende revitalizar a Rua Marechal Deodoro. O projeto prevê o alargamento das calçadas, o estreitamento das faixas dos veículos, a retirada dos estacionamentos ao longo da via, o incentivo à construção de estacionamentos verticais e o enterro da fiação elétrica. “A revitalização da Praça da Matriz foi só o início da transformação. Queremos um centro comercial mais aconchegante e moderno. Dá para fazer isso até o final do segundo mandato” – afirmou o prefeito. Vale 10 pontos.


 


 Em 19 de agosto de 2012 o ABCD Maior publica que a Prefeitura de São Bernardo estuda duas formas de concretizar a revitalização do Pavilhão Vera Cruz: gestão própria ou concessão à iniciativa privada. A proposta do prefeito Luiz Marinho é revitalizar e transformar o estúdio da antiga Companhia Cinematográfica Vera Cruz em uma Fundação e retomar a importância que o espaço já teve na indústria cinematográfica do País. Vale 20 pontos.


 


 Em nove de novembro de 2012 os jornais estamparam que Luiz Marinho apresentou projeto funcional do metrô-cabo, popularmente conhecido como teleférico, a ser implementado em pontos estratégicos do Município. Inicialmente o projeto prevê a construção de três estações nos corredores Tiradentes, Montanhão e Pedro Alcântara. O teleférico será interligado com corredores de ônibus e também de metrô. Disse Marinho que o sistema visa transformar São Bernardo em referência de mobilidade urbana. O secretário de Transportes e Via Públicas, Oscar Silveira, afirma que a obra não tem previsão para começar. “Talvez daqui a um ano”, esperamos. Marinho viajou à Colômbia e à Venezuela para conhecer o sistema e garantiu que iria ao Rio de Janeiro, em dezembro daquele ano. Vale 20 pontos.


 


 Em 3 de fevereiro de 2013 Luiz Marinho anuncia que as obras de ampliação e duplicação da Avenida Lauro Gomes serão iniciadas no mês seguinte. A previsão é de que as intervenções sejam concluídas no fim de 2014. O investimento é de R$ 60 milhões. O trecho de aproximadamente um quilômetro entre a Avenida São João Batista e a Estrada das Lágrimas será duplicado. A partir desse ponto, será construída outra pista, que também terá extensão de cerca de um quilômetro. Ainda serão construídos dois acessos da Lauro Gomes à Doutor Rudge Ramos, um dos quais passará por trás do Auto Shopping Cristal e desembocará em frente à Avenida do Taboão. A segunda passagem será próxima à divisa com a Capital. Pelo menos 10 terrenos terão de ser desapropriados. Os novos acessos diminuiriam os congestionamentos na divisa de São Bernardo com São Caetano nas proximidades do Instituto de Engenharia Mauá. Vale 10 pontos.


 


 Em 22 de fevereiro de 2013 a Prefeitura de São Bernardo anunciou que planeja dar apoio para o fortalecimento do segmento de padarias na região, com ações que permitam maior profissionalização da atividade e também modernização e ampliação dos estabelecimentos. No final de dezembro um grupo de trabalho foi organizado em parceria com o Sipan, Abimaq e outras entidades. Vale 10 pontos.


 


 Em 14 de março de 2013 Luiz Marinho anuncia que até o final de abril serão iniciadas as obras de prolongamento da Avenida Aldino Pinotti até a Praça Samuel Sabatini, onde se localiza o Paço Municipal. O novo trecho terá 200 metros e deverá levar quatro meses para ficar pronto. A extensão passará pelo estacionamento do Shopping Metrópole. Vale 10 pontos.


 


 Em 19 de março de 2013 é anunciada que a construção da usina de incineração de lixo de São Bernardo deverá ser iniciada até o final do ano. Para tanto, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) precisa aprovar o EIA/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) e emitir a licença de instalação. O equipamento funcionará na área do antigo Lixão do Alvarenga. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, disse que solicitou ao Consórcio SBC Valorização de Resíduos Revita e Lara – construtor e futuro operador da usina – que apresente o Eia/Rima à Prefeitura até o dia 31. A previsão é que, após a entrega do documento à Cetesb, a companhia se posicione em seis meses. Vale 10 pontos.  


 


 Em 10 de maio de 2013 Luiz Marinho anuncia que um trecho de aproximadamente 400 metros da Avenida Winston Churchill será alargado, entre as Avenidas Senador Vergueiro e Vergueiro. A Winston Churchil é importante ligação do Rudge Ramos com o Bairro Valparaiso, em Santo André. Segundo o secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, não será necessário desapropriar imóveis, já que há espaço do lado direito da pista sentido Santo André. Serão feitas duas faixas de rolamento estreitas. “Vamos construir recuos para que os motoristas que querem fazer conversão à esquerda possam aguardar sem atrapalhar o trânsito”, afirmou o secretário. Vale 10 pontos.


 


 Em 26 de junho de 2013 Luiz Marinho assinou em Brasília contrato de US$ 250 milhões (R$ 550 milhões) com o (BID) Banco Interamericano de Desenvolvimento para a construção de 11 corredores de ônibus em São Bernardo. Desse total, metade é de contrapartida da Prefeitura. Com a assinatura do contrato, a Prefeitura começa a preparar a licitação do primeiro lote de obras, que compreende três corredores: Alvarenga, João Firmino e Rudge Ramos (Vergueiro). “A partir de setembro já vamos abrir a licitação para o primeiro lote, no valor de R$ 120 milhões”, afirmou o secretário de Transportes, Oscar Silveira, que acompanhou o prefeito. A expectativa é de que as obras comecem no inicio de 2014, pelo corredor Alvarenga. “Com esse conjunto de intervenções vamos transformar a cidade e fazer com que São Bernardo alcance novo patamar em mobilidade urbana. Essas obras são voltadas para o transporte público, mas vão interferir, com certeza, no transporte individual na nossa cidade”, afirmou Marinho ao jornal Diário Regional. Vale 110 pontos.


 


 Em 20 de julho de 2013 a Secretaria de Serviços Urbanos de São Bernardo anuncia que trabalha na elaboração de um projeto de lei que será encaminhado à Câmara em agosto para fundamentar a criação de uma agência reguladora de resíduos sólidos. Segundo o titular da Pasta, Tarcísio Secoli, a medida é obrigatória e já vem sendo pensada pelo Paço desde o ano passado. “Vamos aproveitar o momento para negociar com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e incluir a criação de uma agência reguladora para a água” – afirmou em entrevista ao Repórter Diário. Vale 10 pontos.


 


 Em 29 de agosto de 2013 Luiz Marinho anuncia que o Brasil irá receber, até 2016, o primeiro Centro de Homologação de Automóveis. Marinho e representante do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano, assinam protocolo de intenções para a instalação de um laboratório de testes e pesquisas veiculares. O investimento previsto é de R$ 200 milhões e a unidade ocupará área de 45 mil metros quadrados no futuro Parque Tecnológico de São Bernardo. O laboratório terá toda a estrutura para a realização de crash testes, o que possibilitaria aos fabricantes realizar os testes de validação de novos modelos e até o desenvolvimento local de plataformas, atividades que dependem das matrizes e de institutos do exterior. O projeto prevê que o Instituto Mauá de Tecnologia será a administradora do espaço. A injeção de recursos financeiros ficará a cargo das fabricantes e dos governos estadual e federal. Vale 10 pontos.


 


 Em 25 de novembro de 2013 Luiz Marinho revelou o motivo de viagem internacional: passou por Estados Unidos e Costa Rica, por onde afirmou ter demonstrado interesse em receber empresas estrangeiras e um campus da Universidade Internacional da Paz. A instituição está espalhada por Portugal, Costa Rica e Japão, entre outros países. O petista destacou que a ideia é implantar pelo menos uma sede da Unipaz que ofereça, com apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), o curso de segurança da pessoa. Vale 10 pontos. 


 


 Em 20 de dezembro de 2013 Luiz Marinho anunciou o inicio das obras de reestruturação dos hospitais de São Bernardo em 2014. As primeiras intervenções serão no Hospital Anchieta, com a implantação do serviço de radioterapia. As obras serão realizadas pelo governo federal e estão previstas para março de 2014. A expectativa é que o equipamento se torne referência em oncologia na região. “Nessa primeira fase, apenas iremos fazer isso no Anchieta. Depois faremos o projeto de transformação do HMU em hospital da mulher e a construção do hospital de urgência para substituir o PS Central, e só aí voltaremos ao Anchieta novamente”, explicou o secretário de Saúde, Arthur Chioro. Marinho esclareceu que, apesar de as intervenções se iniciarem em 2014, o processo completo será demorado e não deve ser finalizado até 2016. “Não estou seguro de que dá para fazer isso (nesse mandato), mas se não fizermos nesse mandato, vamos criar condições para que seja feito no início do próximo”, avaliou o prefeito -- segundo repórter do jornal ABCD Maior. Vale 30 pontos, ou seja, 10 para cada obra.



 Em 24 de janeiro de 2014 a versão digital do jornal ABCD Maior publicou uma nota em que o prefeito Luiz Marinho anunciou em sua página pessoal no facebook que se encontrou com o ministro da Defesa, Celso Amorim, com o objetivo de acelerar o processo de fabricação dos supersônicos Gripen NG, da sueca Saab. “Até abril deste ano devemos fechar todos os detalhes do contrato. Com os componentes dos caça sendo produzidos em São Bernardo, devemos gerar até cinco mil empregos diretos na cidade. É motivo de satisfação ter participado ativamente, desde 2010, na consolidação dessa proposta que vai trazer benefícios a nossa cidade e ao Brasil”, escreveu Marinho. Vale 20 pontos.


     


 Em 17 de agosto de 2014 Luiz Marinho afirma ao jornal Repórter Diário que o local em que sai uma empresa industrial não terá espaço para especulação ou investimento imobiliário. “Eu não permitirei. Aviso aos navegantes: não há qualquer possibilidade de espaço de indústria virar empreendimento habitacional”. Vale 20 pontos. 


Leia mais matérias desta seção: Imprensa

Total de 1884 matérias | Página 1

13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)
11/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (32)
08/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (31)
06/11/2024 Maioria silenciosa sufoca agressão de porcos sociais
06/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (30)
04/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (29)
31/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (28)
29/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (27)
28/10/2024 OMBUDSMAN DA SOLIDARIEDADE (2)
25/10/2024 OMBUDSMAN DA SOLIDARIEDADE (1)
24/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (26)
21/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (25)
18/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (24)
16/10/2024 PAULINHO SERRA É PÉSSIMO VENCEDOR
15/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (23)
11/10/2024 MEIAS-VERDADES E MENTIRAS NA MIRA
09/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (22)
03/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (21)
01/10/2024 CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS