Imprensa

Dissimula Grande ABC, eis novo
grupo identificado na Província

DANIEL LIMA - 12/11/2014

Inspirado por leitores que pretendem conhecer a essência de grupos sociais da Província do Grande ABC que ganharam marcas específicas deste jornalista como medida didática à compreensão dos interesses em jogo, eis que antes de produzir um texto explicativo um pouco mais detalhado resolvi acrescentar à árvore genealógica o Dissimula Grande ABC. Desta forma, temos, por enquanto, cinco modelos de agentes sociais na região: Assalta Grande ABC, Festeja Grande ABC, Omita Grande ABC, Defenda Grande ABC e, agora, Dissimula Grande ABC.


 


Vou enrolar os leitores neste texto de chamamento ao artigo que pretendo publicar amanhã ou o mais tardar na edição de sexta-feira. Não pretendo estragar os enunciados que se seguirão. Até acreditava ter sido suficientemente claro na tomografia social da região. A verdade é que ainda não me dediquei exclusivamente a dissecar os agrupamentos em questão. Vou fazê-lo de forma sucinta, é verdade, mas, acredito, mais explicativa do que nos textos que produzi até agora.


 


Certo mesmo é que, com o Dissimula Grande ABC, chegamos aos cinco núcleos que contemplam os relacionamentos sociais na Província do Grande ABC. Não creio que exista mais alguma tipologia a complementar esse mundo que pode não ser especial ou único neste País, mas conta com algumas particularidades insofismáveis. Por exemplo: a viuvez industrial em alguns dos municípios locais, casos de Santo André e São Caetano, provocou estrondosas alterações econômicas que reverberaram no ambiente social. Para imenso prazer e deleite do Assalta Grande ABC.


 


Província autoral


 


Convém sempre e sempre lembrar que a marca Província do Grande ABC é de autoria deste jornalista, mas não se sacramentou unilateralmente. Foi aprovada por larga margem pelos então conselheiros desta revista digital. É verdade que “Província” não dependia de referendo dos conselheiros. A autonomia dos conselheiros que vieram do passado da revista LivreMercado sempre foi respeitada, mas, em termos editoriais, era exclusivamente à atuação como julgadores dos cases que disputaram durante 15 anos o Prêmio Desempenho. Bem como na votação de individualidades que concorreram a troféus em suas respectivas especialidades, também do Prêmio Desempenho.


 


Acredito que, mesmo olhando para o espelho comportamental, porque todos eles fazem parte da sociedade regional, os antigos conselheiros editoriais de CapitalSocial aprovariam as denominações que desnudam a região. Assalta, Festeja, Omita, Defenda e Dissimula sumarizam o que somos.


 


Já pensei no assunto, mas não devo passar disso. Há condicionantes que provavelmente me impediriam de levar adiante o projeto, mas já pensei na possibilidade de escrever novo livro sobre a Província do Grande ABC, agora utilizando os cinco personagens centrais do texto que vou elaborar amanhã.


 


Em 2002 escrevi o livro Complexo de Gata Borralheira, obra que pretendeu levar principalmente aos jovens a estrutura sociopolítica da região. Foi um sucesso retumbante.



Transformei cada Município em protagonista dos diálogos, que também reuniram o governo do Estado e o governo Federal.  Fiz peregrinações principalmente a redutos estudantis. Antes disso, o lançamento num Teatro Municipal de Santo André lotado, me fez emocionar com a leitura dramática de gente da arte de encenar.


 


Cidadela sem cidadania


 


Não tenho o menor interesse, tempo, disposição e outras coisas mais de repetir aquela dose. Meu mundo regional mudou muito ao longo dos anos. A Província do Grande ABC é uma cidadela perdida em matéria de cidadania. Caímos no fosso dominado pelo Festeja Grande ABC e pelo Assalta Grande ABC. Não há uma unidade concretamente sólida para obstar os passos gigantescos rumo ao desfiladeiro moral e ético. O Defenda Grande ABC, que poderia ser essa alternativa, na verdade me inspirou à constituição do Dissimula Grande ABC. Vários ex-integrantes não pretendiam algo mais senão dar a impressão de uma coisa quando na verdade flertam com outra coisa. Eles não querem rompimento algum com o que está aí. Apenas fingem que querem. Explico amanhã. 


Leia mais matérias desta seção: Imprensa

Total de 1884 matérias | Página 1

13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)
11/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (32)
08/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (31)
06/11/2024 Maioria silenciosa sufoca agressão de porcos sociais
06/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (30)
04/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (29)
31/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (28)
29/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (27)
28/10/2024 OMBUDSMAN DA SOLIDARIEDADE (2)
25/10/2024 OMBUDSMAN DA SOLIDARIEDADE (1)
24/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (26)
21/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (25)
18/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (24)
16/10/2024 PAULINHO SERRA É PÉSSIMO VENCEDOR
15/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (23)
11/10/2024 MEIAS-VERDADES E MENTIRAS NA MIRA
09/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (22)
03/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (21)
01/10/2024 CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS