O que deveria ser uma homenagem formal e exclusiva da Câmara de Vereadores de São Bernardo acabou se transformando em manifestação espontânea de convidados e confraternização com direito a música e dança na entrega da Medalha João Ramalho ao editor-executivo de LivreMercado, Daniel Lima. Quem ocupou o plenário para prestigiar a distinção indicada pelo vereador Hiroyuki Minami (PSDB) assistiu a testemunhos sobre o trabalho do jornalista que, ao tomar o microfone para agradecer aos representantes da iniciativa privada, da política e de entidades sociais, preferiu explicar os pressupostos da revista que criou e que abre caminhos por um jornalismo participativo, crítico e apartidário.
Daniel Lima fez questão de ressaltar que o agradecimento é coletivo, em nome da equipe que comanda. “Daniel Lima é cidadão que merece destaque pelo trabalho que tem desenvolvido pela região através de LivreMercado, do Prêmio Desempenho e dos livros que publicou” — resume Minami ao justificar a medalha, ao lado do secretário de Governo e representante do prefeito William Dib, Raimundo Salles. Os depoimentos foram seguidos de leitura da biografia do jornalista com 38 anos de profissão, nascido na interiorana Guararapes, onde trabalhou como repórter e locutor de rádio desde os 14 anos.
No Grande ABC onde desembarcou da carroceria de um caminhão com os pais e oito irmãos, o jovem juntava economias para garantir a compra do jornal do dia e do qual não abria mão. O vereador Hiroyuki Minami acrescenta que a indicação do nome de Daniel Lima se deu pela ousadia de ter criado e sustentar há 14 anos uma publicação interpretativa e de viés crítico a respeito da economia e da política das sete cidades.
A revista LivreMercado carrega o legado de ter alertado para inúmeros massacres econômicos a partir da desindustrialização do ABC, o que representou grito solitário no silêncio da mídia em geral. A lista é longa e plural, como a tarefa de desmontar estatísticas fantasiosas que enaltecem a região que mais perdeu PIB industrial no País.
Outras ações lembradas no Legislativo de São Bernardo foram a criação do projeto Nossas Madres Terezas, que anualmente registra e premia o trabalho de agentes sociais que unem esforços para o comando de entidades carentes, e dos títulos individuais do Prêmio Desempenho que já reconheceram 50 personalidades da região nas áreas cultural, esportiva, empresarial e histórica.
Viés social
Se no campo do desenvolvimento econômico o jornalismo de Daniel Lima arrasta admiradores mas também causa desconforto em quem sente interesses ameaçados, talvez seja no viés social da revista que reside o reconhecimento mais importante e caloroso, porque sincero, desinteressado e simples.
Foi assim durante a cerimônia de entrega da Medalha João Ramalho. Presidente da Associação dos Familiares e Amigos de Doentes Mentais e uma das 30 Madres Terezas já homenageadas por LivreMercado, Stella Monforte tomou o microfone durante a solenidade para registrar seu agradecimento e admiração ao trabalho de Daniel Lima, que teve o semblante sério traído ainda por outra emoção.
Um grupo de crianças portadoras de deficiência da Escola Paulista de Educação Especial, de São Bernardo, acompanhadas pelos diretores Alexis Munhoz e Patrícia de Oliveira Lima, demonstrou seu reconhecimento com entrega de troféu ao jornalista.
As homenagens se somam a várias que Daniel Lima coleciona e que atribui ao trabalho coletivo que comanda. As distinções mais recentes são o título de Cidadão Andreense e a láurea Galeria dos Ramalhões, do EC Santo André, concedida a apenas quatro personalidades desde a fundação do clube.
Entre os pronunciamentos, houve tempo para as canções do Grupo Lumen e para os passos precisos do tango de Luiz Moreno, acompanhado da dançarina Alessandra Stafocher. Os artistas quebraram o protocolo e invadiram o plenário para confraternizar ao lado dos convidados.
Total de 1884 matérias | Página 1
13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)