Descobri que ainda faltam muitos insumos da melhor revista regional que já se produziu no País para ser transpostos às páginas desta revista digital. Por isso defini uma meta da qual não pretendo arredar pé, nem que tenha de cumpri-la antes que cada meia-noite chegue. Trata-se, claro, da revista LivreMercado, que criei e dirigi durante quase duas décadas. Ainda há muito, mas muito texto a ser rebocado a estas páginas.
Fiz uma devassa seletiva no arquivo físico para entender o tamanho do buraco e descobri profundidade alarmante. CapitalSocial não pode cometer o crime de desdenhar de uma só matéria considerada mais relevante de LivreMercado -- edição por edição.
Para os leitores terem ideia do que significa transportar para estas páginas digitais o que foi impresso na revista LivreMercado dou um exemplo em cima do trabalho que fiz em meu escritório residencial, local onde normalmente produzo a maior parte dos textos desta publicação.
Capa inesquecível
Peguei o que chamo de livrão com todas as edições de 2004. O mês que me impus para, ontem, zerar eventuais buracos de transposição, foi janeiro. Pois não é que encontrei remanescentes matérias que não constavam do acervo de CapitalSocial:
Só para os leitores terem a dimensão do que vamos acrescentar à riqueza editorial de CapitalSocial, a edição de janeiro de 2004 de LivreMercado contou com uma Reportagem de Capa histórica: “Viúva revela segredo e quer ser testemunha”. Leiam o texto do índice: “A mulher que compartilhou os últimos seis anos de vida de Celso Daniel resolveu revelar um segredo de 18 anos: sua filha Liora é herdeira única do prefeito assassinado há dois anos”. Discriminada pela mídia, que a trata simplesmente como namorada do prefeito, a socióloga Ivone Santana resolveu sair da penumbra e ataca o Ministério Público Estadual que não a ouviu e nem aos amigos mais próximos de Celso Daniel nas apurações que determinaram a prisão preventiva de Sérgio Gomes da Silva. Ivone também critica os irmãos do ex-prefeito.
Agora me respondam, caros leitores: uma matéria dessas, com essa força de informação, poderia ficar de fora de CapitalSocial quando se sabe que o mesmo criador de LivreMercado é o responsável por CapitalSocial? Mais que isso: o mesmo criador de uma publicação e responsável por outra também é dono de todo o acervo editorial daquela publicação impressa.
Agora vejam as outras matérias de janeiro de 2004 que foram acrescentadas a esta publicação. Algumas outras já constavam:
Jacu-Pêssego para todos – Após alerta de CapitalSocial Online, Grande ABC, São Paulo e Guarulhos anunciam plano de ocupação industrial para as margens do complexo viário Jacu-Pêssego. A aliança pode evitara disputa por empresas, o que agravaria a evasão do Grande ABC.
Entrevista com Mário Reali, deputado estadual: “Estado sufoca quem faz leis”.
Valente, o rei da estrada de terra – Empresário da região se cansa de ganhar títulos em provas de rally para relaxar do dia-a-dia dos negócios.
Santo de casa faz milagre sim – Grupo de Sinergia, Neomater e Aciam mostram por que vale a pena contratar serviços na própria região.
Quando a rua é tudo na vida – Organização não-governamental de São Bernardo chega aos 20 anos como referência em resgatar menores de rua.
Solidariedade do berço à velhice – Instituição de Santo André auxilia comunidade carente com educação, assistência médica e preparo ao trabalho.
Aperte o cinto. Diadema vem ai. Call center vai cobrar devedores e cresce a base de tributados pelo ISS.
Quando a cozinha precisa esperar – Mulheres do Grande ABC organizam cooperativas para enfrentar o desemprego e garantir subsistência.
Nada de conservadorismo
O grande pulo do gato editorial da LivreMercado que criei e aperfeiçoei com meus colegas de redação é que demos um drible no conservadorismo de que publicação econômica deveria se preocupar exclusivamente com questões econômicas.
Era e continuo sendo leitor assíduo da revista Exame, que me inspirou, aliás, a criar LivreMercado. Mas expandi o conceito do produto porque o aproximei da sociedade como um todo. Transformei LivreMercado em plataforma de responsabilidade social muito além dos balanços privados.
Invadimos as áreas públicas, as entidades sociais, o nicho dos artistas, do futebol. Fomos adiante com um trabalho inesquecível. Tudo isso se consolidou em forma de congraçamento com o Prêmio Desempenho. Não seria justo deixar de esmiuçar edição por edição para resgatar textos que ainda não integravam CapitalSocial.
Exatamente por isso vamos intensificar as buscas. Exatamente por isso sempre respondo com a seguinte frase, uma frase de enorme satisfação por tudo o que foi feito, consumindo 20 anos de minha vida profissional, quando se pretende retomar aquela publicação:
Quem leu, leu. Quem não leu, não sabe o que perdeu.
Como a vida é generosa e a editora-chefe de LivreMercado, durante muitos anos, Malu Marcoccia, cuidou mês a mês do arquivo físico da publicação, de modo a permitir o resgate das matérias, além é claro do trabalho sério da equipe de retaguarda com o acervo digital, os leitores terão uma segunda oportunidade de saber mais sobre aqueles anos de glória jornalística. É por isso que estamos operando a migração do material para esta revista digital.
Total de 1884 matérias | Página 1
13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)