Imprensa

Década e meia de
responsabilidade

DANIEL LIMA - 10/03/2005

Dis-pa-ra-da-men-te a melhor publicação regional do País, LivreMercado completa 15 anos de circulação. Uma odisséia e tanto. Não faltaram detratores, opositores, sabotadores e pecadores de patentes diversas para tentar calar suas páginas. Sorte que também não faltaram apoiadores entusiásticos que resolveram abraçar a causa da publicação que impediu que o Grande ABC dessa década e meia fosse contado por letras traquinas, imprecisas, indolentes e malcheirosas. 


LivreMercado é a melhor publicação regional do País no sentido lato do termo porque tem o melhor acabamento textual. Quem entende de jornalismo, de comunicação, de interatividade, reconhece essa verdade ao simples bater de olhos. 


LivreMercado é um orgulho para todos os profissionais que passaram por suas páginas. Não deixou que os mentirosos de plantão vendessem impunemente joio de triunfalismo vadio. Enfrentou-os a todos. Provou por todos os meios o que imprimiu. Encarou batalhas terríveis para demonstrar que a desindustrialização não era uma farsa, que a invasão dos grandes conglomerados comerciais foi uma insanidade, que o Fórum da Cidadania virou engodo, que o Consórcio de Prefeitos fez mais barulho que resultados, que a Câmara Regional não passou de golpe publicitário, que Diadema reunia uma desconhecida indústria de beleza, que a mesma Diadema é nossa capital socialista, que os pequenos negócios de varejo foram massacrados pelos grandes, que Luiz Tortorello administrou São Caetano sem dar bola para o futuro, que executivos de montadoras alertaram lá atrás que sem competitividade no setor, o Grande ABC se daria mal. 


Responsabilidade social 


LivreMercado é extraordinário exemplo de responsabilidade social porque descobriu, embalou e colocou as Madres Terezas nos braços do povo e do Sebrae, porque revelou que somos a capital da indústria de tintas, que nosso futuro é de plástico, que o setor moveleiro vinha dormindo em berço esplêndido, que a CTBC estava com os dias contados, que Celso Daniel foi sacrificado mas seu legado jamais poderá ser esquecido, que temos um capitalismo de terceira classe tantos são os informais, que a montadora de sonhos chamada Vera Cruz não saiu da prancheta, que o caos do trânsito exige investimentos urgentes, que Diadema fez uma revolução pela cultura, que nosso voto é interesseiro, que estávamos lá atrás devagar quase parando para enfrentar a globalização, que as autopeças comiam e ainda comem o pão que o diabo amassou, que os radares doem no bolso mas fazem bem à saúde no trânsito. 


A caminhada de LivreMercado contra os malversadores de informações é histórica e intensamente gloriosa, como a anatomia do setor de autopeças, o inédito estudo sobre evasão industrial, a metropolização ensandecida, o ICMS mal repassado, a idealização do Estado da Grande São Paulo, o surgimento das incubadores tecnológicas, o Lulacá para tentar nos tirar do buraco deixado pelo insuperável Fernando Henrique Cardoso, as operações urbanas que deram vida à Avenida Industrial em Santo André, o depoimento da viúva de Celso Daniel contra as falsas verdades estabelecidas por uma mídia capenga, a pregação pela cidadania regional, a triste combinação de mais tecnologia e menos emprego, o mapeamento de nossa força automotiva em relação ao Brasil, a saúde na ponta dos pés em forma de corridas, a explosão das academias de ginástica, a posse e as encruzilhadas de José Auricchio Júnior como prefeito de São Caetano. 


Passeio reconfortante


Um passar de olhos sobre reprodução minúscula de capas de LivreMercado é um passeio extraordinariamente reconfortante porque pululam exercícios da mais digna propulsão por um jornalismo sério, combativo, criativo, prospectivo e reformista. Quem não se lembra da bomba sindical, exumação nua e crua dos custos trabalhistas que alguns tentaram alterar como se fosse fácil eliminar série de conquistas sindicais que tornaram o Grande ABC referência de mobilidade do operariado, mas um convite ao engajamento à guerra fiscal? 


LivreMercado é um peteleco em todos aqueles que se metem a comandar veículos de comunicação mas que não entendem nada de jornalismo. Um show de multifuncionalidade de todos os seus colaboradores. Da Redação à Administração, do Operacional ao Comercial. As dificuldades de sustentar um projeto revolucionário exatamente no período em que a Economia do Grande ABC mergulhou em crise e viu seu PIB se esvaziar, só elevam a magnitude dessa história. 


Se os homens valem pelo que constróem, as publicações ficam para a história conforme sua linha editorial. Sem maltratar a concorrência, porque esse não é nosso estilo, mas apenas a título de compreensão, verifiquem o que a maioria das publicações que circulou e circula pelo Grande ABC deixou de legado para a sociedade. 


Olhem. Comparem. Não dá para iniciar o jogo porque LivreMercado dispara na frente. Sem empáfia, sem desprezo. É uma competição desigual. Nós contamos a história do Grande ABC nesses anos todos. Enfrentamos todo-poderosos que tentaram nos emudecer. Gente que transforma o jornalismo em algo semelhante ao que se faz às pressas quando uma complicação estomacal nos leva a um banheiro público.


A coleção de exemplares de LivreMercado é uma sequência de troféus de compromisso com a sociedade do Grande ABC. Jamais ficamos em cima do muro. Muito pelo contrário: enfrentamos a correnteza de facilitarismos e entreguismos. Fomos à luta. Construímos capítulos de realidades que o tempo tratou de nos consagrar como equipe. 


LivreMercado é o maior orgulho profissional de uma vida de já 40 anos de jornalismo. Primeiro porque somos poucos jornalistas, mas todos atentos ao território regional com imensa paixão. Temos retaguarda operacional, administrativa e comercial muito acima das limitações orçamentárias. Todos se desdobram para assegurar o próximo número, a próxima lição de competência. Sem falsa modéstia. 


LivreMercado é um recado para quem precisa aprender que a velha máxima de cada macaco no seu galho é também uma lição de sabedoria. Uma revista textualmente feita por jornalistas que têm prazer imenso em retratar um Grande ABC que se revitaliza, mas que também não se entrega às conveniências da mistificação. Desmascaramos todos os fraudadores sociais, econômicos, governamentais e culturais nesse período. E colocamos todos os bons exemplos nos palcos, na forma do Prêmio Desempenho. 


Um pesquisador que um dia resolva estudar para valer o Grande ABC do final dos anos 1990 e deste começo de novo século frustrará a verdade se não tornar LivreMercado prioridade absoluta de inventários. E terá de tomar muito cuidado com as Enrons jornalísticas, que se omitiram ou industrializaram bobagens ao sabor de manipuladores de informações. 


LivreMercado é, em resumo, tudo aquilo que os melhores e mais sérios jornalistas deste País gostariam de ter produzido durante 15 anos seguidos. É por isso que estamos felizes, com toda a nossa equipe. 


Leia mais matérias desta seção: Imprensa

Total de 1884 matérias | Página 1

13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)
11/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (32)
08/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (31)
06/11/2024 Maioria silenciosa sufoca agressão de porcos sociais
06/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (30)
04/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (29)
31/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (28)
29/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (27)
28/10/2024 OMBUDSMAN DA SOLIDARIEDADE (2)
25/10/2024 OMBUDSMAN DA SOLIDARIEDADE (1)
24/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (26)
21/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (25)
18/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (24)
16/10/2024 PAULINHO SERRA É PÉSSIMO VENCEDOR
15/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (23)
11/10/2024 MEIAS-VERDADES E MENTIRAS NA MIRA
09/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (22)
03/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (21)
01/10/2024 CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS