O ABC Paulista e a nova frente de investimentos da Casa Anglo Brasileira, razão social das Lojas Mappin. O Mappin Shopping ABC, que será inaugurado em novembro em Santo André, marcará mais que a consolidação da primeira incursão da empresa como organizadora e administradora de shopping center. O empreendimento é a ponta de lança de um projeto ainda mais ambicioso, que os executivos do Mappin já estudam. O Mappin pretende ocupar 32 mil metros quadrados restantes da área de sua quinta loja de departamentos e de 47 lojas comerciais e de serviços com a construção de um centro empresarial dotado de lojas comerciais, escritórios e apart-hotéis.
O Mappin descobriu o ABC Paulista antes mesmo da decisão do governo estadual anunciar a implantação do sistema de trólebus de transportes, cujo trecho da linha Santo André – São Bernardo passará exatamente defronte ao Mappin Shopping ABC. A área de 60 mil metros quadrados onde se instalava desde o início do século a Casa Publicadora Brasileira despertou interesse da empresa por estar justamente no coração geográfico e econômico do ABC, uma região onde mais de 1,7 milhão de pessoas tem mais de 15 anos de idade, a população de dois milhões recebe em média oito salários mínimos de renda mensal familiar e onde 40% têm veículo próprio.
Somando-se tudo isso — e outros dados sócio-econômicos da pesquisa realizada pelo próprio Mappin — também a deslocação do perfil do ABC para o setor comercial e de serviços, em substituição gradativa à industrialização, contribuiu para o investimento da Casa Anglo Brasileira em associação com as caixas pensionistas dos funcionários do Banco do Brasil e do Banco Central. Os US$ 25 milhões que serão consumidos até novembro estão alocados independentemente das oscilações da economia. Nada menos que 1.200 homens asseguram ritmo célere às obras, para o atendimento do cronograma de construção.
A forte possibilidade de em seguida ao Mappin Shopping ABC ser implementado o centro empresarial foi admitida por Leonardo Kurcis, coordenador de projetos de expansão da Casa Anglo Brasileira. Pesa sobremaneira à articulação desse novo projeto a decidida confiança de que o setor comercial e de serviços de Santo André, que já se expande em direção à Avenida Portugal, artéria fora do eixo do Centro Comercial do município, assumirá definitivamente essa configuração com o Mappin Shopping ABC. Leonardo Kurcis descarta, entretanto, que essa espécie de nova zona comercial e de serviços provocará transtornos ao centro tradicional. “A tendência é de fortalecimento da atividade terciária não só em Santo André, mas em todo ABC, como ocorreu no Itaim, depois da chegada do Mappin” – afirma.
A preocupação da Casa Anglo Brasileira em acrescentar o Mappin Shopping ABC ao cenário econômico de Santo André invade também o terreno social. O Mappin terá conotação toda especial de aproximação com a comunidade, explícita no aparato paisagístico que cerca a obra, inclusive na preservação de uma figueira branca plantada há 35 anos, e na construção de quadras poliesportivas para promoções diversas. Ao tomar o lugar da Casa Publicadora Brasileira, que se transferiu para o interior do Estado, o Mappin acrescentou o verde que encontrou na área adquirida há quatro anos. Tudo custará CZ$ 10 milhões.
O Mappin Shopping ABC significa também boa alternativa para 900 dos nove mil funcionários das quatro lojas instaladas na capital (Praça Ramos, Itaim, Rua São Bento e Avenida São João). Respondendo o questionário, eles demonstraram desejo de transferência para a primeira unidade erguida fora dos limites de São Paulo. A tradicional qualidade de atendimento e serviços do corpo de colaboradores levou o Mappin a iniciar o recrutamento e o treinamento de chefias desde novembro de 86 e já alcança o segundo estágio, em forma de chamamento dos mais diferentes profissionais. Os funcionários residentes no ABC ou vizinhança terão prioridade nas cerca de 2.100 vagas abertas e, segundo Leonardo Kurcis, provocarão natural agilização de aprendizado daqueles que serão contratados fora dos quadros.
O fluxo de consumidores ao Mappin Shopping ABC não está completamente atrelado ao itinerário do trólebus. Nas previsões de Leonard Kurcis, somente no final de 1988 o sistema estará em funcionamento, o que implicará, até lá recurso extra de marketing que será acionado pelo Mappin e os concessionários das 47 lojas para o oferecimento de transporte coletivo grátis em pontos estratégicos da região. Os 40% da população que dispões de carro próprio contarão com estacionamentos para até mil veículos por dia. Isto significa em termos reais, dentro do conceito de dinâmica permanência, perto de 12 mil vagas/dia. Quase tanto quanto toda zona central de Santo André.
As instalações do Mappin em Santo André vão ocupar cinco mil metros quadrados e dão ênfase aos segmentos de alimentação (lanchonetes, restaurantes) e lazer (um play parque de 600 metros quadrados funcionará no térreo). No piso número quatro, além de área de estacionamento, três quadras poliesportivas atenderão a eventos internos (dos funcionários) e externos (da população). O piso dará enfoque à mulher e à criança (bijuterias, bolsa, bebês, moda, calçados infantis), o piso dois será para o homem e o lazer (papelaria, telefones, camping, malas, pneus, calçados, tênis) e o piso três reservará espaço para o lar (cama, mesa, banho, artigos de decoração, artigos elétricos, material de acabamento).
Total de 1894 matérias | Página 1
21/11/2024 QUARTO PIB DA METRÓPOLE?