Quando afirmo que é impossível ter mais paciência com a falta de resultados na região, sobretudo no setor econômico, exponho frustração enorme porque não é de hoje que agentes políticos, principalmente agentes políticos, deitam e rolam com promessas que jamais se cumprem. Acompanhem os primeiros trechos da matéria assinada pela jornalista Malu Marcoccia em marco de 1998 na revista LivreMercado (“Uma parceria de muita inteligência”) e entenda o que se passou na região durante os últimos 20 anos. O sonhado Parque Tecnológico, tema da reportagem, segue sendo um dos monumentais exemplos do quanto deixamos que tudo se adie indefinidamente. Aos primeiros parágrafos, portanto, e o link em seguida: “Não é preciso mudar de ramo nem de nome. O Grande ABC pode continuar a ser uma celebridade industrial nos setores automotivo, petroquímico e moveleiro, suas estrelas mais reluzentes, se mudar - isto sim - seu padrão de competitividade. A palavra mágica para transformar o perfil industrial da região chama-se Parque Tecnológico, se tudo correr como imagina o governo do Estado, mentor da idéia. Aliás, não só o Grande ABC, mas o próprio Estado de São Paulo ganhará diferencial sedutor para atrair e segurar empresas diante da guerra fiscal com outros locais do País, interpreta o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Emerson Kapaz. “"Vamos competir não com renúncia de impostos, mas com uma forte base tecnológica no Estado. É a terceira revolução industrial do mundo e vamos fazer nossa revolução tecnológica”" -- falou um entusiasmado Emerson Kapaz em meados do mês passado em São Bernardo, para seleta plateia de políticos, prefeitos, empresários e membros da Câmara Regional do Grande ABC, que conheceram em primeira mão a mais nova arma para anabolizar o pólo produtivo da região. Pelo projeto, urna grande aliança tecnológica entre empresas, Poder Público e universidades ergueria no Grande ABC um centro de pesquisas e desenvolvimento de produtos de vanguarda. Isso tiraria a região da sombra de outros polos tecnológicos do País e também do exterior, já que a maioria das multinacionais pratica políticas de P&D nas empresas-mãe”.
05/03/1998 - Uma parceria de muita inteligência
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