O leitor tem ideia, mesmo uma vaga ideia, do que significa uma redação de jornal diário? Duvido. É uma casa de loucos. Pelo menos era uma casa de loucos em meus tempos de redação do Diário do Grande ABC -- e de vez em quando na redação da revista LivreMercado.
Em datas erráticas, vou publicar aqui todas as edições do que batizei de Capital Digital Online. Entre 26 de julho de 2004 e 20 de abril de 2005, período praticamente coincidente com minha atuação como Diretor de Redação do Diário do Grande ABC, produzi 61 edições da newsletter dirigida a integrantes da corporação. De jornalistas a acionistas, de fotógrafos a secretárias, de recepcionistas a chefias de departamentos.
Nunca, jamais, em tempo algum, alguém que tenha assumido o comando da redação do Diário do Grande ABC ousou tanto. Os motivos que me levaram àquela empreitada são explicados quase que inteiramente na primeira edição de Capital Digital Online.
Memória e caráter
Não tenho memória de elefante para resumir aqui, nesse chamamento de nova série, o que escrevi ao longo daqueles nove meses. O que sei é que naquele período o Diário do Grande ABC viveu momentos especiais – inclusive porque houve eleições municipais, quando a temperatura se eleva às alturas.
O empresário Ronan Maria Pinto acabara de tornar-se acionista majoritário da publicação. Ele me chamara para conduzir o jornal. Houve resistência de antigos acionistas e diretores representados pela Família Polesi. Minha chegada acabou adiada por conta disso, mas, finalmente, consumou-se.
Os Polesis, Fausto e Alexandre, no caso, sempre mereceram meus respeitos. O período sob a direção de Alexandre Polesi – em meados dos anos 1990 -- foi o que chamaria de último canto do cisne de qualidade e vigor do jornalismo diário regional. Quando assumi o Diário do Grande ABC o barco havia muito tempo fazia água. Os divisionismos acionários afloravam.
Jamais me meti nas encrencas entre Polesis e Dottos. Não tenho por hábito comprar briga fora de meu terreiro. Entendam meu terreiro tudo que diz respeito às ações como jornalista. Além disso, tinha trabalho demais na revista LivreMercado. Fui rebocado dali para assumir o jornal. Não discuti salários. Trouxa que sou – e faz tempo – queria mesmo colaborar. Entretanto, os Polesis viram na escolha de Ronan Maria Pinto alguma participação de bastidores deste jornalista.
Estranho no ninho
Puro engano, repito. Paguei o pato sem merecer, mas nada daquilo me incomodou a ponto de não guardar boas lembranças de Fausto Polesi e de Alexandre Polesi. No fundo, agora mais experiente, entendo perfeitamente a reação. Representava este jornalista, apesar de 15 anos de trabalho naquela publicação entre os anos 1970 e 1980, espécie de intruso na direção familiar do Diário do Grande ABC.
Mas tudo isso não interessa aos leitores que pretendo contemplar nos próximos dias com o primeiro dos 61 textos que caracterizaram a novidade de Capital Digital Online. Juro por todos os santos que estou louco para saber o que andei escrevendo naquele período. Não tenho memória fotográfica. Minha imunidade temporal são a ética e a coerência. Só precisa de memória expandida quem tem caráter escasso ou flerta diuturnamente com trairagem. Aliás, é por isso que faço das tripas coração para escapar dos políticos de carreira.
Sem esnobismo, sugiro aos jornalistas em começo de carreira, em meio de carreira ou já prestes a pendurar as chuteiras que acompanhem a série sobre os nove meses à frente do Diário do Grande ABC. O cotidiano de uma redação de jornal regional não pode ser desprezado quando se tem a oportunidade de curtir um resgate desses.
Investimentos editoriais
Possivelmente – e isso não é uma decisão, mas uma possibilidade – não descarto a possibilidade de, ao final de cada edição, contextualizar informações. Talvez essa medida permita maior compreensão daqueles dias e dos dias subsequentes, que viraram anos. Nada menos que, até agora, 14 anos acumulados. É visível que o jornal se debilitou desde então. Como se debilitara então quando contraposto ao período de investimentos editoriais de Alexandre Polesi – mesmo com os pecados cometidos na Editoria de Economia, expostos na revista LivreMercado. O Diário do Grande ABC perfilava-se entre os triunfalistas de plantão. LivreMercado opunha-se com fundamentação de dados. O tempo provou quem tinha razão.
Sei lá se expliquei naquela primeira edição de Capital Digital Online os motivos que me levaram a assumir a direção de redação do Diário do Grande ABC. Para evitar um vácuo explicativo, e de forma breve, lembro que cheguei ao comando do jornal com um calhamaço de 95 mil caracteres em disquete. Estava ali o Planejamento Estratégico Editorial. Distribui no grupo de emeiados o material que balizaria as intervenções. Um material preparado num final de semana de isolamento em Salto, para onde fui especificamente para botar no computador o máximo de experiência e de imaginação que carregava na cabeça.
Ou seja: ao chegar ao Diário do Grande ABC em 21 de julho de 2004 (dois dias depois de sofrer um terrível golpe, desses que me marcam indelevelmente, no caso a morte de meu velho pai) socializei ou democratizei o que alinhavara como pressupostos para assumir um cargo que, naquela ocasião, tinha significado importante a qualquer profissional.
Compromisso regional
Mais que socializar ou democratizar o Planejamento Estratégico Editorial, estava ali um compromisso profissional inarredável. O projeto delineara-se crucial à recuperação da publicação. Mais que isso, de fato: a partir dali, e durante os então próximos cinco anos, o Diário do Grande ABC seria reposicionado como elemento cultural decisivo às transformações de que a região carecia.
Os historiadores que pretenderem entender o jornalismo regional não poderão deixar de acompanhar as 61 edições de Capital Digital Online. Ali estarão descritos com fidelidade os nove meses de um trabalho meticuloso e comprometido com a sociedade regional.
Jamais abri mão de princípios em nome de oportunismo e de carreirismo. Aqueles nove meses seriam provavelmente nove anos se flexibilizasse conceitos que balizam a prática de jornalismo irredutível ao dobrar os joelhos ou mostrar os fundilhos a quem quer que seja.
Aguardem, portanto, por Capital Digital Online. Não haveria maneira mais interessante de conhecer uma redação de jornal diário que tem tudo a ver com a realidade regional – para o bem e para o mal.
Total de 1884 matérias | Página 1
13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)