Sociedade

De office-boy a
megaempresário

CLAUDETE REINHART - 05/10/1998

Quem acompanhou o noticiário sobre a morte do cantor Leandro, da dupla Leandro & Leonardo, por certo deve ter visto um rapaz moreno, com traços orientais, marcando presença silenciosa e discreta de apoio ao irmão Leonardo. Trata-se do poderoso empresário artístico dos sertanejos, Augusto Canô -- andreense criado e que iniciou trajetória de sucessos no Parque das Nações. Augusto é respeitadíssimo no cenário artístico nacional por desenvolver eficiente trabalho não só como empresário da dupla mas também como produtor dos shows das loiríssimas Xuxa e Eliana.

Aos 39 anos, Augusto lembra que o começo foi muito simples e sem o glamour de hoje: "Comecei a trabalhar cedo, aos 13 anos. Aos 14, era office-boy na Fichet e lá fiquei durante seis anos. Fiz carreira, cheguei a encarregado do Departamento Pessoal. Como não tinha mais perspectivas de crescimento na empresa, comecei a organizar bailinhos no auge da fase da discoteca, num clube do Parque das Nações. Depois de dois anos, o Cine Roxy foi desativado e resolvi instalar ali uma discoteca pra valer. Foi quando surgiu a Sunshine, que está no local há 20 anos" -- explica.

Duas décadas! A coisa deu muito certo, pelo visto. Em 1986, com a inauguração do Mappin ABC, Augusto começou a ampliar atividades e teve início a fase de shows no piso térreo do tradicional magazine. Um ano depois, um amigo de Augusto contratou o Xou da Xuxa para São Bernardo e convidou-o para montar a produção. A Sunshine fez trabalho muito bom: além de organizar os pesados equipamentos de palco, luz e som no Estádio do Baetão, transformou o vestiário numa confortável sala-camarim, que chamou a atenção da empresária de Xuxa, a perfeccionista Marlene Mattos.

"Marlene quis saber quem tinha montado o camarim. Depois de elogiar o trabalho, me deu a oportunidade de fazer a produção de seis shows no Estado de São Paulo, inclusive o de Santo André, onde houve aquela canseira para liberar o Estádio Bruno José Daniel. No ano seguinte, consegui exclusividade na produção e essa parceria já dura 12 anos. Em 10 anos, fizemos 250 shows na América Latina" -- conta rapidamente, sem tropeçar nas lembranças, como se estivesse diante de vídeo sobre sua trajetória e lhe coubesse, apenas, o papel de narrador.

Esse foi o ponto de partida. A área de eventos é muito requisitada e a Sunshine cresceu velozmente: tem muitos equipamentos -- o som e a luz do Metropolitan, no Rio de Janeiro, são da empresa. A iluminação do Olímpia, em São Paulo, também. Os mega-shows de Verão na Praia Grande, o reveillon da Paulista, idem. E o show Amigos, o primeiro e o melhor dos três que a Sunshine realizou em conjunto com a Globo, em São Caetano. De seis anos para cá, Augusto Canô empresaria a dupla Leandro & Leonardo e, certamente, caso Leonardo resolva seguir carreira solo, essa responsabilidade ficará a cargo da Sunshine. O mais novo contratado da empresa é o grupo Katinguelê, também de Santo André. Além dos shows da Xuxa, a Sunshine produz os shows de campanhas publicitárias da apresentadora Eliana.

Augusto está apostando na área de entretenimentos -- segmento que se fortalece no Brasil -- e, em parceria com o Grupo Xuxa, vai construir em Itanhaém o Parque da Xuxa e em Campinas o Parque dos Amigos (também um parque temático e de propriedade das duplas sertanejas Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano e o agora solo Leonardo).

O noivado de Augusto com Mariana, irmã de Leonardo, foi divulgado na última edição de LIVRE MERCADO, na coluna Sociedade Ilimitada. O romance começou durante uma semana de férias do empresário, há três anos, na fazenda dos famosos irmãos de Mariana. O sentimento foi crescendo e se solidificando, ao ponto de o casal já estar decorando apartamento. Só não se comenta a data do casamento. Os amigos arriscam o palpite de que acontecerá nas férias de janeiro.

Ser empresário de um cantor festejado nacionalmente não é tarefa das mais fáceis. Mas Augusto se organizou de tal forma que sua equipe cuida (e muito bem) dos 10 ou 12 shows que produz por final de semana no Brasil todo. Assim, 80% dos finais de semana ele guarda para si. É quando joga futsal ou pôquer com amigos, vai ao cinema e a restaurantes com Mariana, passeia e brinca com o filho Vitor Augusto, de seis anos. Quando se refere ao filho, Augusto diz com orgulho indisfarçado de pai-coruja: "O Vitor fala, escreve e lê em inglês e português, já que estuda há três anos numa escola americana".

Sua educação foi severa: os pais lhe ensinaram princípios rígidos principalmente quanto à disciplina e arrumação. O resultado dessa educação é que Augusto tem tudo muito bem arrumado, tanto no escritório como no apartamento. Cada coisa tem lugar certo: "Meias pretas com meias pretas, meias brancas com meias brancas" -- comenta, sorrindo, para explicar que em seus locais de trabalho e de vida doméstica tudo obedece ordem impecável.

Mas uma vida tão agitada por shows em todo o País oferece tempo para viajar sem ser a serviço? Claro que Augusto Canô sempre dá um jeito de voar rumo a Nova York, não só para se divertir como para conferir novidades em equipamentos de luz e som. Para se desligar do corre-corre, de vez em quando arrisca a sorte nos cassinos de Las Vegas.

De temperamento introspectivo, quieto, de poucas palavras, Augusto Canô é o protótipo da pessoa difícil de ser presenteada. Tarefa quase impossível tentar descobrir o que gosta de ganhar. Ele mesmo confessa: "É muito difícil alguém acertar na escolha de um presente pra mim". No entanto, mostra com um sorriso o relógio Tag Heuer que carrega no pulso dia e noite e que foi presente da noiva Mariana.

Sempre assediado pela Imprensa e por fãs de Leonardo, Augusto responde a duas perguntas quase que diariamente. A primeira é mais que uma pergunta -- chega a ser uma preocupação -- e se refere ao futuro artístico de Leonardo. "Ele tem tudo para continuar" -- arrisca. "Por enquanto há muito show acertado e a agenda tem que ser cumprida. Na verdade, ele está ocupando todo o tempo com muito trabalho, que é a divulgação do CD da dupla e uma forma de enfrentar a perda de Leandro. Vamos esperar até dezembro, janeiro, tirar umas férias e pensar com calma no assunto. Leonardo é uma pessoa simples, pura, que não faz exigências para o camarim (só quer água de coco, como a Xuxa). Apesar da fatalidade da perda do irmão, ele é uma das pessoas mais de bem com a vida que conheço. Adora ir às suas fazendas, jogar futebol e cantar no palco".

A segunda pergunta, também inevitável, refere-se ao show Amigos, composto pelas três mais famosas duplas sertanejas do Brasil. A resposta vem prontinha e com muita segurança: "Não, não existe a possibilidade de o Daniel entrar para o Amigos. Esse negócio de colocar alguém no A não existe. O A é mero detalhe. Se antes eram seis, agora são cinco".

Sempre atualizado, Augusto Canô ouve todos os tipos de música, até mesmo por motivos profissionais. Mas gosta mesmo é de dance music (sua origem no mundo dos shows e que, na época de discoteca, lhe dava a possibilidade de trabalhar também como DJ na Sunshine). Aliás, a Sunshine deve sua identidade à música Please, dont go!, da KC and Sunshine Band. De hábitos alimentares simples, Augusto Canô não dispensa um bom prato de sopa -- detalhe conhecido por todos os seus amigos. Mas quando o assunto é carro, a simplicidade dá lugar à sofisticação: ele tem uma Mercedes 430 prata e um Jeep Cherokee. Duas lembranças emocionam o megaempresário. A primeira foi o Xou da Xuxa na Argentina para 70 mil pessoas -- algo indiscritível ao testemunhar o sucesso de uma brasileira em um país cujo público é considerado o mais exigente da América Latina. A outra aconteceu há sete anos, no corre-corre desvairado da demontagem de toneladas de equipamentos em Santos num dia, para serem novamente montados no dia seguinte em São Paulo. Depois de desmontar tudo, Augusto chegou ao Della Volpe Hotel por volta de uma hora da madrugada para tomar banho quando foi avisado pela secretária de Xuxa (toda a equipe estava no mesmo hotel) que Marlene Mattos queria falar-lhe urgentemente. "Ih! Deve ser algum pepino" -- pensou ele. Ao abrir a porta dos aposentos de Marlene, quase caiu para trás: Xuxa estava vestida de gueixa, com peruca preta, na lateral havia uma mesa aparadora com um buffet japonês e todos os integrantes da troupe cantando o imbatível Parabéns a Você. Com a correria de desmontagem e montagem dos equipamentos, Augusto esquecera do próprio aniversário -- 10 de agosto (leonino com ascendente em Leão -- poderoso!)



Leia mais matérias desta seção: Sociedade

Total de 1097 matérias | Página 1

21/01/2025 PAULINHO, PAULINHO, ESQUEÇA ESSE LIVRO!
20/01/2025 CELSO DANIEL NÃO ESTÁ MAIS AQUI
19/12/2024 CIDADANIA ANESTESIADA, CIDADANIA ESCRAVIZADA
12/12/2024 QUANTOS DECIDIRIAM DEIXAR SANTO ANDRÉ?
04/12/2024 DE CÃES DE ALUGUEL A BANDIDOS SOCIAIS
03/12/2024 MUITO CUIDADO COM OS VIGARISTAS SIMPÁTICOS
29/11/2024 TRÊS MULHERES CONTRA PAULINHO
19/11/2024 NOSSO SÉCULO XXI E A REALIDADE DE TURMAS
11/11/2024 GRANDE ABC DOS 17% DE FAVELADOS
08/11/2024 DUAS FACES DA REGIONALIDADE
05/11/2024 SUSTENTABILIDADE CONSTRANGEDORA
14/10/2024 Olivetto e Celso Daniel juntos após 22 anos
20/09/2024 O QUE VAI SER DE SANTO ANDRÉ?
18/09/2024 Eleições só confirmam sociedade em declínio
11/09/2024 Convidados especiais chegam de madrugada
19/08/2024 A DELICADEZA DE LIDAR COM A MORTE
16/08/2024 Klein x Klein: assinaturas agora são caso de Polícia
14/08/2024 Gataborralheirismo muito mais dramático
29/07/2024 DETROIT À BRASILEIRA PARA VOCÊ CONHECER