Literalmente e metaforicamente, o Volume 2 de Nosso Século XXI, que será lançado nesta terça-feira à noite no Teatro Municipal de Santo André, é uma obra de peso.
Senti a força daquelas 350 páginas sábado de manhã em minha residência, também chamada de sede complementar de LivreMercado, quando recebi um pacote de exemplares ainda com cheiro de tinta da linha de produção da Gráfica Prol.
Querem saber o que senti de fato?
Uma sensação enormemente feliz de ter feito o melhor possível, juntamente com todos aqueles que se dedicaram ao trabalho, tanto os da casa, quanto os ensaístas.
E que resultado maravilhoso!
Esse treco da Internet jamais será capaz de repetir aquela sensação, porque falta a materialidade física da impressão, prova provada de que o envolvimento geral e irrestrito é palpável, sólido, resgatável a qualquer momento, consumido a qualquer instante.
Aquelas 350 páginas bem distribuídas e equilibradamente diagramadas são uma preciosidade. Duvideodó, ensaístas e convidados resistirão ao choque quando se defrontarem com os exemplares disponíveis nesta terça-feira à noite.
A sensação de dever cumprido é pouca diante do restante que me invadiu a alma na manhã de sábado. Nada é mais gratificante do que captar a magnitude de uma obra que deverá ser consumida anos a fio, espalhados que estarão milhares de exemplares por cantos que nem imaginamos.
Ainda nesta segunda-feira vou ter o capricho de pesar cada exemplar e, paparico dos paparicos, medir a espessura de cada volume. Trata-se de rebento e tanto. Um filhote de 36 pais entre os ensaístas e mais metade disso do pessoal que, na retaguarda de LivreMercado, se dedicou intensamente a concebê-lo editorialmente.
Tudo isso sem contar aqueles que estarão envolvidos nesta terça-feira durante a maior noite de autógrafos que o Grande ABC já viveu. E olhe que a disputa não é fácil porque, em dezembro de 2001, Volume 1 produzido por 29 autores, 2,5 mil convidados estiveram no Clube Atlético Aramaçan.
Se tivesse dúvida sobre minha vocação jornalística que não se apaga jamais, mesmo quando sou obrigado a exercitar outras funções por conta de trapaceiros que se fingiam de aliados, tivesse dúvida sobre minha vocação jornalística, repito, o impacto de receber aqueles exemplares em casa na manhã de sábado trataria de colocar os pingos nos is.
Espero que os convidados da festa desta terça-feira sintam algo parecido, como o desejo de ver o Grande ABC honrando a própria marca de suposta regionalidade.
Total de 1893 matérias | Página 1
06/12/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (40)