O ditado que diz Os Últimos Serão os Primeiros não se aplica à trajetória do Multishop, centro de compras rotativas que neste mês completa cinco anos de atividades. Pioneiro no conceito de outlets no Grande ABC, é o único sobrevivente de uma série de congêneres que surgiram na região na metade desta década e que sucumbiram por razões diversas. Mas o comando do último dos moicanos sabe que não pode dormir sobre louros, sob risco de ser dizimado pela forte concorrência dos shoppings que aportaram na região.
Não é por outro motivo que a palavra de ordem do momento é globalizar, o que aqui, no caso, significa desmistificar a tese de que o Multishop é voltado para São Bernardo, onde está instalado, e Diadema, com a qual faz divisa. O primeiro passo nessa direção foi dado há dois meses, quando o empreendimento pertencente ao Grupo Arteb mudou o nome para Multishop ABC. O que não quer dizer que o objetivo é cativar apenas o consumidor da região. A meta é romper fronteiras e alcançar a marca de 50% de aumento na frequência, cuja média hoje é de três mil pessoas de terça a sexta-feira e cinco mil aos sábados e domingos.
Mas a mudança de nome é apenas parte do projeto, cujo investimento o administrador Luiz Bruno Presente só se permite dizer que é alto. Junto com a troca de nome, a administração reformulou a fachada do empreendimento, criou Departamento de Marketing e iniciou campanha na TV.
"O retorno tem sido muito bom. Já registramos aumento na frequência de 18%" -- comenta Luciana Alegrette, coordenadora do recém-criado Departamento de Marketing. Com experiência no Bauru Shopping Center, Luciana assumiu com a incumbência de injetar dinamismo e estreitar relações com lojistas e comunidade e tornar o Multishop sinônimo de shopping, mas com as características informais de um outlet. "Essa definição, hoje, dá a impressão de algo negativo em função dos que fecharam. Queremos manter a filosofia de outlet, mas com postura administrativa séria. Somos um outlet, porém com estrutura de shopping, inclusive com estacionamento coberto" -- diz Luiz Presente.
Parceria -- De nada adiantariam investimentos se o principal envolvido, o lojista, não assumir quota de responsabilidade. Para a administração do Multishop ABC, os lojistas não são meros inquilinos do empreendimento, mas parceiros. E eles responderam positivamente a uma inédita convocação de reunião geral. Segundo a coordenadora de Marketing, a quase totalidade marcou presença no encontro, cuja pauta era detalhar o projeto que almeja nova era de sucesso para o próximo milênio. "O que pretendemos é integrar todos os lojistas no trabalho que estamos apenas iniciando para fortalecer a imagem do shopping. Eles têm grande parcela de responsabilidade no processo e serão os maiores ganhadores na medida em que formos alcançando os objetivos" -- diz Luciana.
Paulo Yamamoto, dono de loja de produtos esotéricos instalada desde o início do Multishop, há cinco anos, sabe que a integração lojista-administração e bom atendimento sedimentam o caminho das pedras. Dono de loja que transmite paz espiritual, Paulo revela que tem clientes fixos fora do eixo São Bernardo-Diadema. São de Vila Mariana, Pinheiros, Jabaquara, Mooca e de outros bairros da Capital, além de Santo André.
Conhecedor dos mistérios do esoterismo, Paulo chega a fazer inconfidência: "Muitos desses clientes às vezes passam por aqui apenas para pedir conselhos, como em casos de problemas conjugais. Gentilmente, digo que sou comerciante e que nessas questões não posso me meter". Otimista, já começou a preparar o estoque para o final de ano, pois acredita no sucesso de vendas. Ali, na loja Ikebana, o cliente encontra produtos da Índia, Bali, Peru e Itália, entre outros países. A Ikebana está entre os 30% de lojas que integram desde o início o variado mix do agora Multishop ABC. Outros exemplos são a Toque Mágico (presentes e confecções), Krispian Confecções, Pimentinha (confecção infantil), Tops (produtos eletrônicos e acessórios para carros) e Due Frateli (roupa masculina).
A diversidade de produtos e serviços do Multishop ABC é bem mais ampla. O empreendimento abriga chaveiro, salão de beleza e loja de aluguel de roupas para noivas, entre outras, sem contar praça de alimentação e área de diversões. Também conta com fraldário e ambulatório médico. Essa grade é um dos segredos para que o empreendimento, além de ter sobrevivido nestes duros anos de competitividade, encontre motivação para investir e se constituir em pólo de atração de novos lojistas.
De junho para cá, mais 15 lojas aportaram no Multishop ABC. Agora são 125, apenas 15 a menos da capacidade total. Até meados de dezembro a previsão é de que todo o espaço esteja tomado, porque antigos lojistas do desativado Best Shopping têm procurado a administração. Animado, o gerente Luiz Bruno Presente diz que até mesmo lojistas de Guarulhos estão interessados em abrir negócio no Multishop. Ele também negocia com duas poderosas redes de fastfood.
O outro segredo que faz do Multishop o último dos moicanos é o próprio gerente quem revela: "A palavra-chave é saber administrar, mas isso tem de estar atrelado a um trabalho sério, o que temos feito ao longo dos anos. Só que não podemos parar, e uma mostra de que estamos pensando no futuro é o planejamento, desde agora, de atividades para o ano que vem".
Inovação que tem muito a ver com a chegada dos grandes shoppings, embora a coordenadora de Marketing Luciana Alegrette entenda que concorrência gera benefícios, ao invés de significar ameaça. Talvez porque o Multishop esteja voltado para outro público. "Vejo a concorrência como muito positiva, porque nos obriga a ser criativos e a buscar melhorias para manter nossos clientes e tentar cativar os deles (shoppings)" -- confessa.
Âncora -- Grandes shoppings raramente abrem portas sem as chamadas lojas-âncoras, unidades com alta capacidade de atração de público. A proposta do Multishop ABC não é, nem nunca foi ou será direcionada nesse sentido. Até porque não dispõe de espaço físico suficiente. No entanto, o empreendimento encontrou maneira singular e despojada de contar com o que num shopping seria a loja-âncora. Desde 18 de setembro abriu ao público o que foi batizado de Pavilhão de Eventos, anexo ao prédio do shopping. Na verdade, um galpão que era usado como depósito pela vizinha fábrica da Arteb e que foi totalmente remodelado. A estréia do espaço foi marcada com concurso de cães que atraiu aproximadamente 14 mil pessoas, muitas das quais circularam pelo Multishop.
"Esse número superou em 100% nossa expectativa, porque ainda é um espaço praticamente desconhecido, mas daqui a algum tempo será mais um point na região" -- prevê a coordenadora de Marketing. Instalado em área de 3,5 mil metros quadrados construídos e com capacidade para aproximadamente 15 mil pessoas, o Pavilhão de Eventos foi planejado para ser multifuncional. Além de ideal para sediar feiras, também será utilizado para shows, peças de teatro e outros eventos. Já se fala até em torneios de futebol de salão no local.
Como se observa, o projeto de fixação de imagem do Multishop ABC introduz propostas que se complementam, todas voltadas para chamar a atenção de novos consumidores e estreitar relações com os habituais. Só que o planejamento não se limita à visão mercadológica -- embute também preocupação social ao buscar maior integração com a comunidade por meio de atividades educacionais e de lazer voltadas para crianças.
A proposta do Multishop ABC é fazer parcerias com empresas e escolas da região onde está instalado na Avenida Robert Kennedy, em São Bernardo. Nos dois casos, cede espaço para o desenvolvimento de atividades como gincanas, oficinas de sucata, concursos de desenho, apresentações teatrais e de fantoches, entre outras. Às empresas cabe a responsabilidade de divulgar o trabalho junto aos funcionários e cuidar do transporte das crianças, o que vale também para as escolas. Um gesto do Multishop que estreita laços com o consumidor do futuro.
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21/01/2025 PAULINHO, PAULINHO, ESQUEÇA ESSE LIVRO!