Estão disponíveis logo abaixo mais três matérias do acervo da revista LivreMercado, antecessora de CapitalSocial que durante duas décadas circulou na região e se tornou a melhor publicação do País fora das capitais mais importantes. Naquela edição de setembro de 1998 foram publicadas três reportagens-análises de peso: o surgimento do São Caetano como nova força do futebol brasileiro, uma nova filosofia em torno da valorização do voto regional na campanha do Fórum da Cidadania e a revelação de que a região sediava importantíssimas empresas do setor de tintas.
Primeira matéria
O São Caetano é a nova estrela do futebol profissional do Grande ABC. Dirigido de forma empresarial, em que prevalece o conceito de que cada jogador é ativo financeiro disponível para o mercado, o São Caetano dividirá com o Santo André no ano que vem as atenções no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, o último degrau que separa a região do principal campeonato estadual do País e no qual desfilam os grandes Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos. Ao conquistar o título da Terceira Divisão na final contra o Taubaté, o São Caetano provavelmente inicia nova etapa no profissionalismo do Grande ABC porque instaura o princípio da concorrência, ou rivalidade, no esporte. Com o São Caetano na disputa da Segunda Divisão, o Santo André, clube mais tradicional da região, certamente apressará o passo para voltar aos tempos de brilho e reconquistar uma torcida que anda arredia.
05/09/1998 - Sobe uma nova estrela na região
Segunda matéria
Imagine a cor do seu terno preferido, repare na textura do verniz que encobre o mobiliário de casa, preste atenção no esmalte que dá brilho ao seu veículo e na combinação de tintas que permite a alta definição de um trabalho impresso na gráfica ou no computador do escritório. Olhe um pouco ao redor. Tudo ou praticamente tudo é revestido: de paredes a cadeiras, do piso à geladeira, do carro na garagem à sinalização das estradas, da tela sobre óleo do pintor famoso ao desenho artístico em silkscreen das camisetas de campanha eleitoral. A indústria de tintas é imensa sob qualquer padrão, mas essa força econômica é pouco conhecida no território que sedia o maior contingente de fabricantes no Brasil: o Grande ABC.
05/09/1998 - Capital da cor com tecnologia
Terceira matéria
Uma palavrinha mágica que os brasileiros passaram a respeitar mais desde que globalização virou sinônimo de atualização foi incorporada ao mote do Fórum da Cidadania do Grande ABC na campanha pela distritalização do voto nas próximas eleições. Lançada exatamente há quatro anos, a campanha Vote no Grande ABC, que deu origem ao Fórum da Cidadania, volta à carga nesta temporada, depois de propagada também em 1996, nas eleições para prefeitos e vereadores. A diferença agora é o verbete Qualidade, estrategicamente diferenciado no slogan Vote com Qualidade no Grande ABC, que caracteriza faixas, cartazes, camisetas e materiais impressos. O lançamento da campanha, na noite de 11 de agosto na Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), em São Bernardo, não teve a euforia de quatro anos atrás. A impressão que ficou é de que o Grande ABC ganhou maturidade suficiente nesse período para entender que a correlação de forças políticas estaduais e federais, por mais concorrentes locais que venha a eleger, dificilmente lhe será suficientemente apropriada enquanto o País não passar por reformas políticas que, entre outras novidades, implante o voto distrital misto.
05/09/1998 - Qualidade para votar e ser votado
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13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)