Como se já não bastasse o acervo migrado de veículos nos quais exercitamos jornalismo, num processo que coloca este site como melhor endereço regional do País, resolvemos ir mais adiante ainda: corremos contra o relógio e o calendário e decidimos superar a barreira de 600 artigos antes que os festejos de final de ano chegassem. Até outro dia não passavam de 540. De uma vez incluímos nesta data outros 66 artigos. Pena que ainda não conseguimos descobrir dispositivo tecnológico para medir a produção física dos textos e, dessa forma, traduzir em páginas padrão em formato de revista.
Com a contribuição indispensável de nossa assessoria, que, de fato, colocou a mão na massa, entramos em férias com uma enxurrada de textos. Tanto que chegamos ao total de 648 trabalhos jornalísticos. Não demorará para que, ainda no primeiro semestre de 2010, seja selecionado o milésimo artigo.
Revolucionário como endereço eletrônico, porque alia aos principais temas do Grande ABC do momento um conteúdo histórico sempre sob o rigor da contextualização cada vez mais rara no jornalismo comoditizado destes tempos, CapitalSocial incorpora mais e mais insumos jornalísticos para despertar o interesse de leitores mais qualificados.
Todos os novos textos postados passaram por releitura. Retirá-los do armazenamento original e instalá-los organizadamente neste site foi extenuante. Além da experiência profissional para dar a cada texto o encaminhamento temático correto, exigiu-se de minha assessoria muita transpiração, disciplina e operacionalidade. Felizmente conseguimos.
As novas opções de conteúdo de CapitalSocial são mais que uma saborosa alternativa a quem não gosta de desperdiçar tempo. Lutamos contra o plasma da leitura apressada no mundo digital, sabemos disso. Se já no universo físico de jornais descambou a bobagem do consumo rápido de informações, o que esperar do campo digital, palco de evoluções saltitantes, fragmentadas, dispersivas?
Decidimos apostar no internauta que vai muito além do clique descompromissado ou direcionado a prospecções tão céleres quanto segregadas. Apostamos em leitura qualificada num contexto de informações resguardadas por múltiplas faces de regionalidade. Acreditamos na informação que vira conhecimento. Daí o mote deste site — leitura para ser impressa.
A experiência no jornalismo impresso comprometido com a sociedade do Grande ABC pesa nestes momentos. A divisão deste endereço no que chamamos de editorias permite aos leitores facilidades do jornalismo impresso. Nossas páginas virtuais estão definidas tematicamente para facilitar a leitura. Basta escolher o cardápio explicitado no alto da primeira página, ou página inicial.
Acreditamos que ainda não chegou a 10% o potencial de suprimento histórico deste site, levando-se em conta o passado deste jornalista e de integrantes da equipe que comandou na revista LivreMercado.
O recuperador de impostos Walter Sebastião dos Santos conseguiu em menos tempo do que se supunha tornar LivreMercado um rastro de saudade. Felizmente, todo o acervo da publicação que dirigi, principalmente os textos mais emblemáticos das mudanças sociais e econômicas, está a salvo. Mais que a salvo: está sendo transposto a este site.
A relação abaixo de matérias que acabamos de integrar a este site é o resultado do esforço para surpreender mesmo os leitores mais assíduos. São tantos os novos textos que não há como resistir à leitura nestes dias de festejos e pós-festejos.
É impossível conhecer o Grande ABC em suas entranhas locais e, igualmente, no contexto nacional e internacional de grandes mudanças que ocorreram nas duas ou três últimas décadas, sem o aparato analítico de CapitalSocial.
Sabemos que o que apresentamos tanto com novas postagens como com as anteriores ainda está muito distante do manancial de resgate, mas, acreditem, está muito acima de outros endereços convencionais e virtuais, pela simples razão de que jamais nos conformamos e nos submetemos a ser simples repositórios de declarações de terceiros.
Boas festas, boas leituras. E vejam o que incluímos no site:
Total de 1893 matérias | Página 1
06/12/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (40)