Imprensa

Quer ser acionista de CapitalSocial?
Então se prepare para as cláusulas

DANIEL LIMA - 11/05/2011

Embora não acredite no sucesso da empreitada, porque há condicionantes que afastam a maioria de eventuais investidores, decidi tornar público o resultado de um assédio aqui, outro ali, sobre a possibilidade de transportar CapitalSocial à plataforma de revista impressa.


Descrente da possibilidade de reunir um grupo de investidores que tenham a cidadania e a regionalidade do Grande ABC como prioridades, vou em frente nessa proposta mais como descargo de consciência. Ninguém poderá dizer que não teve oportunidade para participar de um projeto já vitorioso.


Ninguém poderá dizer também que estou fechado à multiplicação física de uma linha editorial que se consagrou nos 18 anos de LivreMercado, a melhor revista regional que esse País já leu. A mesma LivreMercado à qual voltei quase a contragosto em janeiro. Fiz uma edição e questões jurídicas impedem a continuidade.


Deus escreve certo por linhas tortas, porque pude seguir dando atenção total ao projeto de CapitalSocial digital, que conta com 76.881 leitores cadastrados, os quais recebem diariamente chamadas dos textos postados. Apenas esticaria o conceito ao jornalismo convencional se valer a pena em qualidade de vida. Não trocarei a tranquilidade por materialismos dilacerantes.


Estou certo de que CapitalSocial impressa seria apropriada ao acasalamento com a versão digital, porque essa é uma tendência cada vez mais fluente no mercado editorial globalizado. O físico e o eletrônico se entrelaçam. No caso dos jornais, chegará o dia em que possivelmente a materialidade ganhará formas bem diferenciadas das atuais, transformando-se em sinalizadores de conteúdos mais nobres e acessíveis. No caso de revistas, a complementaridade já se dá de forma mais estreita.


A diferença em relação ao que proponho é que no caso de CapitalSocial haveria uma inversão, com o digital abrindo alas ao material, Mas no fundo, no fundo, nem inversão ocorreria. CapitalSocial é simplesmente uma extensão do histórico editorial da revista LivreMercado.


Quais seriam os condicionantes que determinariam a seletiva aproximação com investidores e parceiros na revista impressa CapitalSocial? Vou listar preliminarmente alguns pontos sobre os quais a própria sobrevivência da publicação estaria em jogo caso fossem rompidos, porque é a gênese do jornalismo que praticamos ao longo dos anos.


Aspectos sociais


1. Olhar permanente aos desvalidos, principalmente agentes sociais que atuam nas periferias do Grande ABC. As chamadas Madres Terezas e Freis Galvão.


2. Desprezo absoluto ao colunismo social de celebridades, uma fonte eterna de badulaques egocêntricos.


3. Construção de biografias de gente que faz o Grande ABC principalmente longe das manchetes sempre seletivas, protecionistas e compensatórias.


4. Tratamento responsável à infra-estrutura social do Grande ABC.


5. Produção de reportagens e análises que desvendem e ajudem a solucionar problemas crônicos da sociedade.


Aspectos econômicos


1. Desbaratamento completo de falsas mensagens que procuram vender a economia do Grande ABC pela ótica do triunfalismo.


2. Comedimento e equilíbrio nas questões que envolvem capital e trabalho.


3. Desenvolvimento de estudos e análises econômicas que deem suporte a políticas públicas e privadas.


4. Avaliação criteriosa de anúncios de investimentos de forma a não ser levado pela onda de interesses nem sempre claros.


5. Análise crítica de investimentos públicos e suas consequências no tecido social e econômico da região. Sem salvacionismos do tipo trecho sul do Rodoanel.


6. Reconstrução de um processo de coletismo que tenha nas entidades empresariais e sindicais agentes de modernização das relações com a sociedade como um todo.


Aspectos políticos


1. Menos protagonismo de siglas partidárias e prioridade total a uma agenda que valorize tanto as atividades econômicas quanto sociais e institucionais.


2. Análises eleitorais baseadas em ferramentais estatísticas confiáveis, entre outros elementos.


3. Fuga da rede de intrigas que trabalhe com subjetividades.


4. Enquadramento de informações estatísticas que deem sustentação a análises fora da órbita do governo de plantão.


5. Prioridade total a tudo que se referir à regionalidade do Grande ABC, sem deixar-se cair na rede de grandiloquências que já se provaram frágeis.


É claro que esses pontos são apenas uma vitrine para esquadrinhar a linha editorial de CapitalSocial. Nada que surpreenda, portanto, quem acompanha nosso trabalho.


Qualquer resultado diferente do que imagino, ou seja, de desconforto em promover ajuntamento que tenha critérios tão solidificados de uma linha editorial de respeito aos leitores, será surpreendente. Quem sabe uma meia dúzia de bem-aventurados regionalistas que disponham de algum recurso financeiro permitiria nova plataforma de embarque desse veículo de comunicação.


Garanto que não perco o sono por conta disso, ou seja, de uma nova-antiga forma de fazer jornalismo.


Leia mais matérias desta seção: Imprensa

Total de 1893 matérias | Página 1

06/12/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (40)
04/12/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (39)
02/12/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (38)
28/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (37)
26/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (36)
25/11/2024 ENCONTRO COM O PASSADO DE UM GRANDE ABC FORTE
21/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (35)
18/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (34)
14/11/2024 Moedas competitivas e personagens regionais
13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)
11/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (32)
08/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (31)
06/11/2024 Maioria silenciosa sufoca agressão de porcos sociais
06/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (30)
04/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (29)
31/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (28)
29/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (27)
28/10/2024 OMBUDSMAN DA SOLIDARIEDADE (2)
25/10/2024 OMBUDSMAN DA SOLIDARIEDADE (1)