Escrevi na edição de maio de 1998 um texto que tem tudo a ver com o momento do Grande ABC. O momento, no caso, é hoje. Nem poderia ser diferente, convenhamos, porque a linha editorial da revista LivreMercado, que criei e dirigi por 19 anos, seguiu filosofia intocável: garantir no futuro por mais distante que seja a premissa de que a análise de hoje sempre terá de ser levada em conta.
Pois não deu outra. Acompanhem o texto que coloca como ponto estrutural a modernização dos então dois principais eixos viários então desgarrados de competitividade econômica e qualidade de vida – a Avenida dos Estados em Santo André (ou Avenida do Estado?) e a Via Anchieta.
Esta é a trigésima-quarta matéria da série 30ANOS do melhor jornalismo regional do País, a junção de LivreMercado e de CapitalSocial.
Os leitores bem informados sabem que nesse período de 22 anos que separa aquele texto de hoje, a Anchieta recebeu melhorias e obras, mas a Avenida dos Estados (ou Avenida do Estado?) deteriorou-se ainda mais. Apesar de promessas e lorotas de prefeitos que vieram depois de Celso Daniel.
Soluções à vista
para macroeixos
DANIEL LIMA - 05/05/1998
O que é mais importante para a economia do Grande ABC: o macroeixo da Via Anchieta, em São Bernardo, ou o macroeixo da Avenida dos Estados e sua vizinha estrada de ferro, em Santo André? Acertou quem optou pelas duas respostas. Por isso as administrações dos prefeitos Celso Daniel e Maurício Soares estão se empenhando a fundo por transformações. Principais (e saturados) corredores econômicos de uma infraestrutura que eleva o Custo ABC, a Via Anchieta e o macroeixo da Avenida dos Estados, que compreende também todo o acervo da estrada de ferro e ruas e avenidas próximas, como a Industrial, recebem atenção especial dos dois prefeitos.
São Bernardo começa a sair do estrangulamento da Via Anchieta. Em prazo de 18 meses serão executadas obras em quatro trevos, nos Kms 13,3, 19,5, 20,7 e 22. As obras estão orçadas em R$ 41 milhões, dos quais R$ 17,5 milhões serão de responsabilidade do governo do Estado.
Confiança nas doações
Fernando Longo, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, confia que as empresas situadas nas proximidades e também relativamente distantes da Anchieta ganharão impulso na aplicação do just-in-time, sistema pelo qual a redução de estoques e de custos financeiros é garantida por fornecimentos ajustados à produção. Algo difícil nestes tempos em que as incompletas alças dos trevos da Anchieta provocam demorados congestionamentos.
Há consenso sobre a adequação dos trevos da Anchieta. Tanto que a Prefeitura, depois de negociações diretas de Fernando Longo, do prefeito Maurício Soares e do secretário municipal de Obras, Luiz Roberto Beber, conseguiu junto a oito empresas a doação de áreas para complementação e construção dos trevos. Kalunga, Shellmar, Wal-Mart, Rolls Royce, De Nigris, Ford, Auto Mecânica Armando e Anchieta Veículos doaram cerca de 25 mil metros quadrados para as obras. No caso da Wal-Mart, a área liberada serviu para urbanizar a Rua Marechal Deodoro, com influência no trevo do Km 22 da Anchieta.
Fernando Longo explica que as doações não tiveram contrapartida de redução de impostos municipais: "Foram colaborações negociadas que muito vão contribuir para elevar a eficiência dessas empresas e também das demais que sofrem com a morosidade do trânsito nos trevos atuais" -- diz o secretário municipal. Dos quatro trevos, apenas o do Km 19,5 será inteiramente construído: fica na altura da fábrica da Rolls Royce, onde haverá ligações nos sentidos Litoral e Planalto.
O prefeito Maurício Soares contabiliza o acordo à política de aproximação com o setor industrial, iniciada antes mesmo de vencer as eleições em outubro de 1996. Já Fernando Longo lembra que a melhoria do tráfego na Anchieta ainda terá a complementariedade de piscinões em fase de construção em vários pontos do Município e cujo resultado prático será praticamente a eliminação de pontos de enchentes. Um desses piscinões -- exemplifica -- vai ser construído na Avenida Maria Servidei Demarchi, em área da Volkswagen do Brasil. "Vai ser diferente, porque será coberto e servirá de estacionamento para a empresa" -- explica Longo.
Reconversão econômica
Já o prefeito Celso Daniel espera transformar o macroeixo da Avenida dos Estados e da linha ferroviária em núcleo de reconversão econômica de Santo André. "No final do século passado, Santo André começou a se tornar força econômica exatamente por meio da Estrada de Ferro São Paulo-Railway. Vamos voltar à origem e retomar o desenvolvimento do Município por esse caminho" -- disse. Celso Daniel afirma que o macroeixo Avenida dos Estados-linha ferroviária deverá entrar na pauta da Câmara Regional. "Trata-se de complexo de infraestrutura com influência direta em cinco dos sete Municípios do Grande ABC" -- afirma.
Para justificar a perspectiva, Celso Daniel cita alguns empreendimentos naquela área geográfica: Shopping ABC Plaza, Wal-Mart e Sams Club, além da anunciada Cidade Pirelli (complexo comercial, de entretenimento e de serviços), do também projetado Planeta Azul (megaparque temático) e do sempre adiado Grand Shopping. Relaciona também a badalada choperia Chaplin, na Avenida dos Estados.
O prefeito de Santo André diz que não tem ilusões de que mesmo inteiramente reformada a Avenida dos Estados não atenderá à demanda de veículos. "Precisamos de um sistema de transporte ferroviário moderno, tipo metrô de superfície" -- justifica.
Celso Daniel entende que é até possível conseguir recursos internacionais para financiar a implantação do metrô de superfície. "Toda a região ganhará com a melhoria do sistema de transporte ferroviário. Teremos possibilidades de atrair muitos consumidores e investimentos" -- projeta.
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