O Conselho Editorial de LivreMercado espera convite do presidente do Clube dos Prefeitos do Grande ABC, Adler Kiko Teixeira. A expectativa de reunir-se com o dirigente que comanda o Consórcio Intermunicipal de Prefeitos é o desdobramento da enquete preparada por LivreMercado que culminou com a proposta de abertura da entidade a representantes da sociedade local — e que foi transformada em Reportagem de Capa da edição de julho.
Kiko Teixeira, que dirige o Clube dos Prefeitos em regime rotativo até fevereiro do ano que vem, preferiu compartilhar a resposta com os demais prefeitos. Em carta-resposta a LivreMercado, Adler Kiko Teixeira afirmou que endereçou o pedido ao colegiado de assessores dos demais prefeitos.
O Clube dos Prefeitos caminha para duas décadas de atuação mas se mantém fechado. Os resultados de políticas públicas adotadas ao longo desse período estão muito aquém das necessidades de uma região que sofreu duramente com a desindustrialização dos anos 1990.
LivreMercado propôs e a maioria dos conselheiros editoriais concordou com a abertura do organismo. Um Conselho Consultivo formado por representantes econômicos e sociais do Grande ABC engrossaria a representatividade institucional. Por sua vez, os prefeitos ocupariam espécie de Conselho de Administração, com amplos poderes de decisão. Um presidente-executivo especializado em questões metropolitanas daria operacionalidade às demandas, subordinado aos prefeitos. Essas são, basicamente, as mudanças mais importantes propostas ao organismo.
Na carta enviada ao presidente do Clube dos Prefeitos, com cópias para os demais chefes de Executivos do Grande ABC, LivreMercado reproduz o anseio dos conselheiros editoriais bem como organiza de forma hierarquizada o “Decálogo de Desenvolvimento Econômico” da região, no qual a reestruturação do Clube dos Prefeitos é o ponto principal.
Embora a origem da enquete com os quase 250 conselheiros editoriais fosse a abertura do Clube dos Prefeitos, LivreMercado decidiu ampliar a possibilidade de reorganização institucional do Grande ABC. Cópias do decálogo foram enviadas aos deputados estaduais e federais da região. Aos 12 parlamentares LivreMercado sugere a formação do Clube dos Deputados, réplica legislativa dos Executivos locais. Os nove deputados estaduais e os três deputados federais comporiam organismo que atuaria em sinergia com o Clube dos Prefeitos.
A possibilidade de Adler Kiko Teixeira e dos demais prefeitos do Grande ABC reunirem-se com representantes da sociedade civil que ocupam o Conselho Editorial de LivreMercado é considerada mais que provável por fontes do Clube dos Prefeitos. O desagrado que justificaria a ausência de Adler Kiko no Prêmio Desempenho Empresarial, mês passado no Primeiro de Maio Futebol Clube, não está entre as versões mais difundidas nos bastidores daquela instituição. A leitura beligerante de que a Reportagem de Capa de LivreMercado teria ferido susceptibilidades no Clube dos Prefeitos não teria sustentação. A maioria dos prefeitos concorda com a iniciativa da publicação.
João Avamileno, prefeito de Santo André, foi explicitamente favorável à iniciativa durante reunião do programa Santo André Cidade Futuro, quando disse que a reinstalação do projeto de Celso Daniel, com novos contextos, é exemplo de abertura para a sociedade de Santo André que o Clube dos Prefeitos e outros municípios poderiam seguir. Como Avamileno será o próximo presidente do Clube dos Prefeitos, ano que vem, o rompimento do lacre de isolamento seria questão de tempo. É possível que, diante disso, Kiko Teixeira antecipe-se na iniciativa.
Total de 476 matérias | Página 1
26/11/2024 Clube dos Prefeitos perde para Câmara Regional